PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ETE ARIANO SUASSUNA DE GARANHUNS DESENVOLVE APLICATIVO PARA FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS 2019



Por Junior Almeida*

Inaugurada em julho do ano passado pelo governador Paulo Câmara, tendo começado a funcionar este ano, a  ETE – Escola Técnica Estadual – Ariano Vilar Suassuna já começa a dar frutos à Garanhuns e região. A escola que custou em torno de 10 milhões de reais foi um verdadeiro gol de placa do gestor, e prova disso é que uma boa notícia vem agora daquela instituição: foi criado por professores e alunos um aplicativo para celular com sistema Android que pretende auxiliar quem vier à cidade de Garanhuns curtir o Festival Viva Dominguinhos, que começa hoje.


Segundo o professor Gilson Moraes, o aplicativo do Viva Dominguinhos 2019 contempla diversas informações para o público que vai para a festa e é um facilitador para os turistas. Gilson ressalta que é possível encontrar no App, por exemplo, informações como a programação detalhada do evento, em cada um dos palcos, história do festival, dados de transportes públicos, gastronomia, hotéis, pontos turísticos, como chegar aos palcos, informações úteis, dados de contato, entre outros.


A HISTÓRIA DO APLICATIVO  

Gilson Moraes disse ainda que o aplicativo foi desenvolvido em apenas duas semanas, desde a ideia à finalização, e complementa:

A ideia partiu dos próprios alunos do 1º ano do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema da ETE Ariano Suassuna em desenvolver o aplicativo para o Festival Viva Dominguinhos 2019, de modo que distribuímos as tarefas entre os 85 alunos para que todos participassem do projeto. Houve um filtro de todas as informações em um só aplicativo, sob orientação do professor Lairson Alencar e eu (coordenador do curso Gilson Moraes), o trabalho em equipe, a motivação dos alunos e o apoio da gestão da escola foi fundamental para o sucesso do aplicativo.



Com a criação do aplicativo do  Viva, a ETE Garanhuns, através do curso de Desenvolvimento de Sistema, pretende estimular o desenvolvimento de tecnologias, ideias e soluções, bem como utilizar a tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento social. Pretende também estimular o desenvolvimento do espírito de inovação em estudantes do ensino médio, professores e demais envolvidos, além fomentar a troca de conhecimentos entre os estudantes do ensino médio.


NOVOS PROJETOS

O aplicativo foi desenvolvido por estudantes da ETE Ariano Vilar Suassuna para o Festival Viva Dominguinhos, com o apoio e colaboração da equipe gestora, coordenação, parceria com as secretarias de Comunicação, de Turismo e Cultura, de Desenvolvimento Econômico e, principalmente, dedicação dos próprios estudantes. Hoje, o aplicativo está disponível gratuitamente na conta da Play Store da ETE Ariano Vilar Suassuna, e você pode baixar AQUI.


Atualmente a ETE Ariano Suassuna está com outro projeto em processo de desenvolvimento para participar do “Desafio APPFENEARTE 2019”. É uma realização da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco e tem por objetivo o desenvolvimento de aplicativo para dispositivo móvel para visitação à Feira Nacional de Artesanato, a FENEARTE, que acontece anualmente, reunindo expositores e artesãos de todo o mundo.


De acordo com a direção da instituição, dez alunos foram selecionados para participar do “Desafio APPFENEARTE 2019”, distribuídos por áreas de conhecimento entre pesquisa de campo, regras de negócio, programação, design e apresentação do projeto.


A coordenação do Curso de Desenvolvimento de Sistema da ETE Garanhuns, possui vários projetos de desenvolvimento de Apps que serão implementados ainda este ano, voltados para a sociedade e mercado de trabalho, contribuindo para a transformação social do aluno técnico.


*Com informações do professor Gilson Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA