PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

12 DICAS DA NEFTLIX PARA O FIM DE SEMANA


Patríca Dejesus, Maria Casadevall, 
Mel Lisboa e Fernanda Vasconcelos

Naturalmente ninguém vai conseguir assistir todos os filmes e séries indicadas hoje e amanhã. Mas você pode começar neste sábado a ver alguma coisa, continuar no domingo e seguir pelos próximos oito dias, se tiver tempo para se deleitar com tanta coisa boa. Tem duas produções brasileiras, filmes e séries espanholas, além de boas surpresas de Israel, Coreia do Sul e Emirados Árabes.

- FILMES:

1. A LivrariaCoprodução espanhola e inglesa, com direção de Isabel Coixet. Uma obra sensível que celebra os livros e as relações humanas, numa cidade do interior da Inglaterra. Foi lançado nos cinemas brasileiros em 2018 e entrou no catálogo da Netflix este ano. Destaque para o roteiro, com base em livro homônimo,  os cenários do simpático lugarejo e a performance da principal atriz do filme, Emily Mortimer.

2. Refém da Paixão (2013) - Adele, uma mãe solitária que vive apenas com o filho, ainda um garoto, é sequestrada e fica refém em sua própria casa de Frank, um fugitivo da polícia. Mãe e filho acabam se apegando ao homem, que também,  aos poucos,  começa a gostar dos dois. História poderia ser apenas um drama bobo e inverossímil, mas graças à boa condução do filme por Jason Reitman e aos atores Josh Brolin e Kate Winslet o longa é um bom programa, principalmente para casais que gostam de histórias de amor bem construídas.

3. Nise (2016) - Filme nacional dirigido por Roberto Berliner, com Glória Pires no papel principal. Ela interpreta a Dra. Nise que propõe uma nova forma de tratamento psiquiátrico aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, sem recorrer ao eletrochoque e a lobotomia, o que era comum na época. Baseado na história real de uma médica que estava à frente do seu tempo.


4. De Amor e Trevas (2015) - Natalie Portman, que se consagrou no filme “Cisne Negro”, recebendo o Oscar de Melhor Atriz,  é bela e talentosa. Neste filme, que se passa em Israel,  em 1945, ela mergulha nas suas origens judaicas e brinda os cinéfilos com um filme de ótimo nível, merecendo elogios como atriz e diretora.


5. O LeitorDrama que se passa no período da II Guerra Mundial envolvendo uma mulher comum, já madura e um jovem adolescente. Depois do término do conflito a personagem vai a julgamento por envolvimento com os nazistas, mas um segredo guardado por ela por muitos anos é capaz de deixar quem assiste o longa até o fim de “coração na mão”. O elenco traz nomes consagrados como Ralph Fiennes e Kate Winslet. 

6. O FugitivoDe tirar o fôlego do início ao fim. O bom Harrison Ford (Indiana Jones) dá um show neste suspense em que um médico é condenado a morte pelo assassinato da esposa. No caminho para a prisão acontece um acidente e ele consegue fugir. Perseguido implacavelmente por um policial (Tommy Lee Jones) ele fará de tudo para provar sua inocência. Longa é de 1993, mas para quem nunca viu é divertimento de primeira.

Adriana Ugarte

- SÉRIES:

1. O Tempo Entre Costuras – Série espanhola baseada em fatos reais. A história se passa em 1936, durante a guerra civil. Além do bom roteiro, de momentos de suspense, tem a bela atriz Adriana Ugarte, mulher que parece um sonho, além de exibir também talento artístico inegável.

2. Tempos de Guerra – Também uma produção espanhola, mostra a guerra civil no Marrocos, na década de 20 do século passado, quando a Espanha tentava manter suas colônias na África. Enfermeiras são as personagens principais do drama, que mescla bem paixão e heroísmo numa história prazerosa de acompanhar.

3. Justiça – Netflix permite conhecer um pouco o que é os Emirados Árabes, como funciona a Justiça no país, que tem um alto índice de desenvolvimento e o dinheiro parece correr fácil, pelo que se vê da cidade, dos prédios suntuosos, da vida sem malabarismos pela sobrevivência, como acontece no Brasil.

4. Shtisel – Boa surpresa vinda de Israel. Série mostra o cotidiano da vida dos judeus ortodoxos, com costumes diferentes dos brasileiros e latino americanos. Programa tem um ritmo lento, tranquilo, com bons atores e direção tão caprichada que em alguns momentos nos proporciona o prazer de um filme de arte.

5. Life – Produção da Coreia do Sul de bom nível. Tudo se passa em torno de um hospital, com uma crítica aos interesses mercantis da medicina. Interessante saber que num país tão diferente e longe do Brasil, existem também semelhanças nos problemas. Dá para perceber que por lá os hospitais são melhores e a população tem mais qualidade de vida. Lugar desenvolvido é outra coisa.

5. Coisa Mais Linda – Série brasileira produzida pela Netflix pensando também no mercado exterior. Atrizes bonitas e talentosas, como Maria Casadevall, Fernanda Vasconcelos e Mel Lisboa se destacam em “Coisa Mais Linda”, que resgata a Bossa Nova e mostra um Rio de Janeiro no fim da década de 50 muito diferente do atual. Havia mais preconceito, muito machismo as mulheres ficando em segundo plano, ao ponto de serem impedidas de trabalhar e quando apanhavam dos maridos o jeito era aguentar. Naquela época, Lei Maria da Penha e Delegacia da Mulher não existiam nem em sonhos.

O bom elenco e algumas músicas representativas da Bossa Nova fazem valer a pena assistir. O final fica meio em aberto, porque a série deve continuar depois, numa segunda temporada.

*As séries são de anos recentes. A mais antiga é de 2013 e "Coisa Mais Linda" foi produzida este ano.

Kate Winslet (Titanic) num grande drama 
que se passa à época da II Guerra Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA