PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A PRESENÇA DA FAMÍLIA VAN DER LINDEN EM GARANHUNS



Por Hélder Carvalho

Em um domingo de céu limpo e cheio de boas lembranças , em um carro 1927, a bordo várias gerações da família van der Linden: a filha do Dr. Ruber van der Linden, Isolda, seu esposo, a filha Maria e o genro. 

Vieram passear em Garanhuns depois de anos, e, em nossa jardineira, tivemos a grata companhia da minha esposa, Ana van der Linden, sua mãe e nossas proles. 

Passeamos pelas avenidas onde o Dr. Ruber desenhou o bairro de Heliópolis, suas ruas e avenidas. O que me deixou mais surpreso foi, em 1925, ele imaginar fazer uma avenida (a atual Rui Barbosa) com duas vias, que, até os dias de hoje, é uma das mais importantes da nossa cidade. 

Foram projetos do Dr. Ruber os parques Euclides Dourado e Pau Pombo, as praças João Pessoa e Dom Moura, o Hotel Tavares Correia. 

Em menos de 49 anos de vida (1898-1947), esse filho ilustre de Garanhuns transformou definitivamente a cidade, dando a ela o aspecto moderno que tanto nos encanta. Uma memória que merece e precisa ser preservada. 

Sugiro um dia o poder público criar um prêmio de inovação e gestão com o nome “Prêmio Ruber van der Linden", pois esse garanhuense foi quem idealizou esta cidade para ser uma das mais belas do Estado. 

Aos 20 anos, ele já estava instalando os serviços de água e luz de Garanhuns, isso em 1919. 

A triste parte dessa linda história foi escrita com a lamentável demolição de sua casa, o “Castelinho”. Segundo sua filha, o gestor municipal da época teria dito que seria feita uma clínica, que a casa não mudaria na arquitetura original do ano de 1946. 

Triste o fim de um lugar que poderia preservar toda a história desse gênio, filho desta amada terra. Ainda segundo a senhora Isolda, seu pai, além de falar cinco línguas, escrevia para revistas do sul do país e até do exterior, pois os experimentos que fazia eram de se admirar. 

Digo sempre esta frase: se queremos preservar o presente, temos que dar uma olhada no passado para reconhecer quem fez e faz por nosso município.

Um comentário:

  1. Muito oportuno este texto do prefeiturável Hélder Carvalho demonstrando todo o seu amor por essa terra que ele mora há cerca de 30 anos.

    P.S.: - Na minha concepção, Ruber Van Der Linden foi a figura mais capacitada que habitou Garanhuns em todos os tempos. Era um homem à frente de sua época!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA