PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MESTRE LIVINO, DO REISADO DA MANIÇOBA, FAZ 85 ANOS


Por Junior Almeida

Ontem (27) o Mestre Livino, do Reisado da Maniçoba, vila entre Capoeiras e São Bento do Una, recebeu dezenas de parentes e amigos para comemorar os seus 85 anos de vida. Além das pessoas convidadas de Capoeiras, tinha gente se São Bento do Una, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Venturosa e até de mais longe, como São Paulo e Goiás.




Foi o dia inteiro de festa, e o aniversariante, que nasceu Manoel José de Araújo, em 24 de janeiro de 1934, não escondia a emoção de receber tantos amigos e tantas homenagens, em forma de discursos, músicas, toadas e declamação de poesias. Em alguns momentos da festa, os olhos do velho mestre marejaram, tamanha sua emoção.


O grupo de reisado, o qual seu Manoel Livino está à frente existe há mais de 70 anos. Tudo começou com o Mestre Osvaldo Mendes e continuou com o Mestre Livino, um dos moradores mais antigos e mais respeitados da Vila Maniçoba. O Reisado da Maniçoba se apresentou em Recife, Garanhuns, São Bento do Una, Caetés, Venturosa, Arcoverde, Paranatama, e claro, sua terra Capoeiras. Seu Manoel, que está à frente do grupo há mais de quatro décadas, conta ser prazeroso se apresentar para as pessoas que dão valor à cultura popular.


“Seu” Manoel Livino, portanto, além de estar de parabéns pelo seu aniversário, merece também as honrarias de estar a tanto tempo na peleja de levar a cultura popular aos mais variados recantos da região. É difícil. A luta é desigual, principalmente com a concorrência da TV e rádios comerciais, mas pessoas, como Mestre Livino, que promovem o reisado, cantoria de viola, samba de coco, xaxado, caboclinho, ciranda, maracatu dentre outras manifestações populares, merecem e muito a nossa admiração, parabéns e respeito. Parabéns Manoel Llivino, por mais um ano de vida, e todos os mestres de cultura popular pelas suas lutas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA