GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

LAJEDO É DESTAQUE EM LIVRO PUBLICADO PELA CELPE

Nossa cidade está mais uma vez no principal periódico da Educação Ambiental do Nordeste. O Anuário da Celpe vem destacando Lajedo há 3 anos consecutivos. Em 2018, o trabalho que sobressaiu foi dos alunos do 6º, 7º e 8º anos da Escola Municipal Dom Expedito Lopes. A cerimônia com os 500 municípios de três estados nordestinos que participaram aconteceu nesta segunda-feira, 17 de dezembro em Recife.

A Prefeitura de Lajedo colhe os frutos da Educação Ambiental vivenciada na rede pública de ensino. A Secretaria Municipal de Educação incentiva o ensino-aprendizagem questionando o cotidiano para apresentar na prática como a energia é gerada e como usá-la com sustentabilidade. Por meio do trabalho realizado pela Escola Ambiental em parceria com as escolas da cidade são estudadas maneiras de usar racionalmente a energia, menor dispêndio, o reuso e a redução do consumo com reciclagem. A secretária Neide Félix foi a Recife para receber o livro da “Educação com Energia 2018”, acompanhada pela equipe pedagógica e educadores envolvidos.

O lançamento do livro é a culminância dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano com projetos educacionais da CELPE envolvendo 251 professores e 15.060 estudantes impactados. Em Lajedo houve ações em parceria com a Companha de Energia de Pernambuco como a Campanha do Lacre Solidário, a Unidade Móvel Educativa e o 6º Concurso Artístico da Escola Ambiental com abordagem sobre energia elétrica. Muitas escolas lajedenses participaram, mas a CELPE selecionou apenas a Escola D. Expedito pelo trabalho de tema: Jogos Educativos sobre Energia e Sustentabilidade. Foi orientado pela professora de Ciências Naturais, Danúbia Siqueira que ajudou a confeccionar tudo com baixo custo e com material reciclado ensinando sobre eficiência energética e segurança.

Os jogos mostram com criatividade como o desenvolvimento sustentável é possível. Os estudantes confeccionaram também jogos para deficientes visuais, atingindo o propósito humano e social. É uma conquista que sede ao ensino em Educação, resultando nesse conquista. A escolha dos trabalhos de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte foi feita pelos representantes da UNICEF.

Lajedo é uma das 10 cidades de Pernambuco que têm trabalhos no Livro da CELPE, este ano. Nos anos anteriores, nossa cidade foi destaque com as Escolas Padre Antônio Barbosa, Colégio Normal, Mamede Bento do Amaral e a veterana D. Expedito Lopes desenvolvendo o potencial transformador dos alunos. A Secretaria de Educação de Lajedo acredita que através do aprendizado contínuo se modifica realidades e o Programa de EqT regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fornece conteúdo e metodologia para os educadores multiplicarem os temas. (Da Assessoria de Imprensa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA