PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO INAUGURA UNIDADE DE ONCOLOGIA EM CARUARU



Reforçando o compromisso com a saúde pública no Estado de Pernambuco, o governador Paulo Câmara inaugurou, neste sábado (15.12), a Unidade de Oncologia do Hospital Mestre Vitalino, situado em Caruaru, no Agreste Central. Com R$ 1,4 milhão investidos na construção do prédio e na compra de equipamentos, a nova unidade contemplará a II Macrorregional de Saúde, que abrange 53 municípios. O chefe do executivo visitou ainda o Hospital São Sebastião, reinaugurado em agosto deste ano, após 14 anos fechado. 

"A gente tem buscado, nesses tempos difíceis, ampliar os serviços e esse equipamento é muito importante para o avanço da saúde no interior de Pernambuco. São trinta leitos que vão permitir um atendimento humanizado às pessoas que precisam de tratamento e atenção especial", garantiu Paulo.

A estrutura da Unidade de Oncologia conta com 4 consultórios, 30 leitos, 2 salas para procedimentos emergenciais, 2 salas de fluxo para manipulação de insumos para quimioterapia, 20 ambulatórios médicos e enfermaria. O novo centro atenderá uma média de 1.200 pacientes por mês, realizando cirurgias oncológicas e ampliando o tratamento de quimioterapia, implantado no Hospital Mestre Vitalino no meio deste ano. 

O secretário de Saúde, Iran Costa, reiterou a importância da inauguração para a população e para o Estado. "Essa unidade é um marco para a região e para Pernambuco. Marca tanto a interiorização da oncologia como prepara nosso Estado para lidar com essa doença. É um serviço que desafoga os grandes centros do Recife e faz com que o paciente precise de menos deslocamento".

Quando atingir sua capacidade integral o atendimento será realizado por uma equipe multiprofissional, contando com médico cirurgião oncológico, mastologista, cirurgião de cabeça e pescoço, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo e farmacêutico. Além disso, a previsão é de que futuramente o serviço seja cadastrado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Ucacon) e esteja apto para realizar cirurgias de câncer.

"Eu acredito que a chegada desse centro aqui em Caruaru é de essencial importância, porque agora quem precisava se deslocar para o centro do Recife não vai mais precisar. Agora é possível a gente ter essa assistência aqui", disse Júlio Henrique, paciente em tratamento oncológico no Mestre Vitalino.

HOSPITAL SÃO SEBASTIÃO – Ainda no município de Caruaru, o governador visitou o Hospital São Sebastião, reaberto no final de agosto deste ano, após ser fechado devido a fortes chuvas que interditaram a unidade em 2004. Ao todo foram investidos mais de R$ 10 milhões para a requalificação do serviço.

Atualmente o equipamento está em pleno funcionamento, com um total de 60 leitos, e é destinado a atuar como retaguarda, recebendo pacientes encaminhados pelos hospitais de alta complexidade da região. Desde sua reinauguração até o último dia 30 de novembro, o São Sebastião atendeu cerca de 300 pacientes e realizou mais de 9 mil exames laboratoriais. 

Estiveram presentes no evento os deputados federais Wolney Queiroz e Luciana Santos; os secretários estaduais Marcos Baptista (Planejamento e Gestão), Cloves Benevides (Criança e Juventude), Antônio Figueira (Assessoria Especial) e o secretário executivo Marcelo Canuto (Casa Civil); os deputados estaduais Tony Gel, Laura Gomes, João Eudes, Nilton Mota, Aluísio Lessa, Enrique Lessa; o presidente da Alepe Eriberto Medeiros; a prefeita de Caruaru Raquel Lyra; o ex-prefeito de Caruaru José Queiroz; e demais autoridades políticas da região. 

Secretaria de Imprensa do Estado. Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Um comentário:

  1. SINCERAMENTE ,ESSE GOVERNADOR ,NÃO INVESTE MESMO EM GARANHUNS,POR IISSO GARANHUNS TEM QUE PENSAR GRANDE ,DESTRAVAR O DESENVOLVIMENTE POPULACIONAL DE GARANHUNS O MAIS RAPIDO POSSIVEL ,PORQUE INVESTIMENTOS SÓ VAI PARA LUGARAES QUE CONTENHAM MUITOS ELEITORES ,GARANHUNS JÁ FOI RIVAL DE CARUARU ,MA´S PERDEU ESSA DISPUTA POR CAUSA DE EMPRESARIOS QUE QUERENDO EXPLORAR AS PAISAGENS DE GARANHUNNO TURISMO ,ATRASARAM O CRESCIMENTO POPULACIONAL DA CIDADE ,E HOJE ATÉ O MINISTERIO PUBLICO QUER TRAVAR DE NOVO O CRESCIMENTO DA CIDADE , IMPEDINDO ATÉ DE SE CONSTRUIR CASAS E EDIFICIOS NA CIDADE ,OS GARANHUENSES TEM QUE ACORDAR E BRIGAR POR DESENVOLVIMENTO ,PORQUE TEM EMPRESARIOS EM GARANHUNS QUE SÓ EXPLORAM O TURISMO EM CAUSA PROPRIA ,TRAVANDO A CIDADE ,NAO DEIXANDO INDUSTRIAS SE INSTALAREM NA CIDADE ,O POVO DE GARANHUNS TEM QUE SER ALERTADO SOBRE ISSO ,GARANHUNS TEM DNA DE CAPITAL E NÃO PODE ACEITAR ISSO DE NOVO,SE ESSES EMPRESARIOS QUE EXPLORAM O FRIO DE GARANHUNS NÃO TIVESSEM TRAVADO A CIDADE ,HOJE GARANHUNS PROVALVELMENTE SERIA MAIOR QUE CARUARU, E TEM OUTTRA COISA O CLIMA MUNDIAL MUDA DIA A DIA ,E GARANHUNS NAÕ VAI SER PARA SEMPRE UMA CIDADE FRIA ,E AI ACABA O TURISMO E A CIDADE SE TORNARÁ UMA CIDADE NANICA POR CAUS A DELES OS EMPRESARIOS QUE EXPLORAM O TURISMO,VEJAM ! GARANHUNS COMEÇOU A INVESTIR NO NATAL ,AÍ VEIO GRAVATÁ E JA IMITA ,E AI OUTRAS CIDADES PEQUENAS QUE NUNCA COLOCARAM SE QUER UMA LÂMPADA EM UM POSTE ,HOJE TAMBEM SE ENFEITAM ,ENTÃO GARANHUNS TEM QUE ACORDAR ,PORQUE TUDO QUE GARANHUNS INVENTA PARA O TURISMO ,AS OUTRAS CIDADES DAÍ MESMO DE PERNAMBUCO INVEJAM E FAZEM CONCORRENCIA ,E GARANHUNS TEM QUE AGREGAR ,TURISMO ,INDUSTRIA ,COMERCIO ,E MUITA POPULÃÃO ,VEJAM O EXEMPLO DE SÃO PAULO QUE É A MAIOR CIDADE DA AMERICA DO SUL É GRANDE ,E INDUSTRIAL E É A CIDADE DO PAIS QUE TEM MAIS TURISMO ,TANTO EM EXPOLORAR AS BELEZAS COMO TURISMO FINANCEIRO,OBRIGADO.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA