PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

TRISTE VIDA E MORTE DE JOHN LENNON


John Lennon, um dos maiores nomes do pop/rock,  na história da música mundial, nasceu em Liverpool, cidade do Reino Unido, de pouco mais de 500 mil habitantes.

Teve infância e adolescência sofridas por não conhecer o pai e a mãe. Foi criado por uma tia, Mimi Smith, que era muito rígida, não sabia demonstrar o amor que sentia pelo marido ou pelo sobrinho.

Se a vida de John já não era fácil, ficou mais complicada quando perdeu o tio, este sim carinhoso, um verdadeiro pai.

Pouco tempo depois um amigo faz com que Lennon conheça a mãe, Júlia, uma mulher alegre, cheia de amor pela vida e pelos homens.

O futuro cantor e compositor descobriu que tinha irmãs, inclusive uma que nem era possível saber o paradeiro, pois nasceu de um terceiro relacionamento da mãe.

Segundo lhe foi revelado um dia pela tia Mimi, Júlia não quis ficar com Alfred, seu pai (que era marinheiro), apesar da insistência deste.

Júlia morreu atropelada por um policial dirigindo embriagado. John, que ainda estava conhecendo a mãe, ficou arrasado. Ela não criou o filho, conviveu pouco com o rapaz e não viveu o suficiente para vê-lo rico e famoso.



OS BEATLES - John Lennon conheceu Paulo McCartney quando o futuro parceiro tinha apenas 15 anos.

Ao se interessar por música, John formou uma banda e não demorou muito para Paul entrar no grupo musical.

Depois viriam George Harrison e Ringo Starr. 

O quarteto – incluindo Paul McCartney e John Lennon – formado no início dos anos 60 se tornaria a banda de rock mais famosa de todos os tempos.

Os quatro artistas influenciaram a música e os costumes nos quatro quantos do mundo. Se tornaram ídolos na Inglaterra, nos Estados Unidos, em toda Europa, América do Sul e todos os continentes.

Os Beatles venderam tantos discos, adquiriram tal fama que John Lennon, compositor das principais canções do grupo musical disse numa entrevista que eles quatro eram mais famosos do que Jesus Cristo.

Como não poderia deixar de ser, a declaração gerou protestos no mundo todo por parte dos cristãos.

Lennon primeiro foi casado com Cynthia Poweell, uma colega de escola.

Depois conheceu a artista plástica Yoko Ono, por quem se apaixonou. Então, o Beatle se divorciou da primeira esposa.

A beatlemania estava cada ano mais forte, os rapazes de Liverpool levavam multidões aos shows em qualquer país, eram assunto obrigatório nas emissoras de rádio, TV e jornais. Vendiam cada vez mais discos e fizeram filmes que lotaram os cinemas.

Nos bastidores, porém, nem tudo estava bem. Paul e John começaram a ter problemas de relacionamento.  Tudo indica que a paixão de Lennon por Yoko Ono foi um dos motivos dos atritos entre os componentes da banda.

Em 1970 foi anunciada a dissolução dos Beatles. Cada um seguiu carreira solo e todos conseguiram êxito, principalmente McCartney e Lennon.

No dia 8 de dezembro de 1980, John Lennon voltava para casa do estúdio, acompanhado da esposa Yoko Ono, quando um fã maluco, de nome Mark David Chapman, à época com 25 anos, foi ao encontro do ídolo e disparou cinco tiros, causando uma comoção mundial por ter assassinado o mais famoso dos Beatles. 

John tinha apenas 40 anos de idade.

Chapman foi condenado à prisão perpétua. Lennon, como os outros Beatles, jamais foi esquecido e ainda hoje muitos jovens que nasceram muito tempo depois dos rapazes de Liverpool, escutam canções como Imagine, Help ou Oh My Love.

George Harrison morreu em 2001. Dos Beatles, portanto, estão vivos Paul McCartney, com 76 anos e Ringo Starr,  que completou 78 anos. Lennon teria esta idade se seu destino não tivesse sido tão trágico.

Dois filmes contam a história dos Beatles, banda que chegou a ter cinco integrantes. Por isso o longa “Os Cinco Rapazes de Liverpool”, de 1994.

De 2009 é o filme “O Garoto de Liverpool”, centrado mais na vida de John Lennon, sua tia Mimi e a mãe Júlia. Este último, de muita qualidade,  pode ser conferido na Netflix.


*Fotos: 1) John Lennon (site tenho mais discos que amigos); 2) Liverpool (UOL); 3) Cena do filme "O Garoto de Liverpool" (cinema 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA