PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

REITORIA DA UPE REPUDIA AGRESSÕES À UNIVERSIDADE


A Reitoria da Universidade de Pernambuco, frente às últimas ações de violência com características da manifestação do ódio, repudia veementemente a agressão a qualquer membro de sua comunidade acadêmica. Qualquer ato dessa natureza constitui agressão à sociedade e fere profundamente o Estado Democrático de Direito.

Reafirmamos o previsto no Art. 206 da Constituição Federal que garante a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber” e o “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”. A liberdade de cátedra é reafirmada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).

Convictos desses direitos, estamos apurando detalhadamente os últimos fatos ocorridos para responsabilização dos autores da agressão. Nesta direção, estão sendo tomadas providências institucionais para proteger toda sua comunidade acadêmica, a saber:

•       Instauração de Processo Administrativo de Sindicância;
•       Denúncia das agressões às instituições Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Polícia Científica e Ministério Público de Pernambuco para que sejam tomadas as devidas providências;
•       Garantia do direito à livre manifestação e à difusão do conhecimento produzidos, e
•       Constituição de equipe integrada de suporte jurídico composta pela Procuradoria Jurídica da Universidade de Pernambuco, e assessorias jurídicas do Instituto de Apoio da Universidade de Pernambuco, da Associação dos Docentes da Universidade de Pernambuco, do Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco e do Diretório Central dos Estudantes.

A Universidade de Pernambuco, instituição pública que goza do princípio constitucional da autonomia, não tolera qualquer ameaça à liberdade, ao pensamento crítico, à democracia e intimidações aos seus membros.  

Defendemos o amplo debate para a manifestação de ideias e liberdade de expressão e uma sociedade pautada no respeito humano.

Um comentário:

  1. Os nazifascistas que pretendem tomar conta do País, no próximo ano, não sabem o que seja: “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”... Nem mesmo eles sabem o que sejam ideias; tampouco sabem o que seriam práticas pedagógicas... E não querem saber... São pessoas que têm a mente do tamanho de um grão de areia... Só sabem e querem implantar o mal... Porquanto são pessoas de má índole... Para tais tipos, não há por que haver liberdade de expressão, nem livre manifestação de pensamento! – Repudio, ferrenhamente, esse futuro governo nefasto, formado por mentecaptos semialfabetizados!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA