PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GARANHUENSE É DESTAQUE EM OLIMPÍADA DE INFORMÁTICA


O estudante Kyllder Almeida da Rocha, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática do IFPE Garanhuns, alcançou a 47ª posição na colocação geral da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), recebendo menção honrosa em uma das mais importantes competições na área da Informática. O estudante reuniu, ao final da etapa nacional, 300 de um total de 500 pontos o que ainda lhe conferiu a 7ª colocação entre os 1100 inscritos oriundos de Institutos Federais do Brasil.

De acordo com o professor Elmano Ramalho, responsável pela preparação de Kyllder, Pernambuco não tem tradição na OBI, voltada principalmente para a área de programação. “Acho bem importante esta conquista por demonstrar a qualidade de nosso ensino, sem contar que essa olimpíada trata da questão mais importante, mais fundamental de nosso curso que é a área de programação. Outro ponto importante desta conquista é que a participação dos Institutos Federais ainda não é muito expressiva na competição, sendo a maior parte das escolas que participam particulares. Destaco ainda que as únicas vezes que o IFPE foi destaque na OBI foram com alunos do Campus Garanhuns. Tudo isso é motivo de muito orgulho para nós.”, ressalta.

Para Kyllder, que participou de todas as etapas da edição de 2017 da OBI alcançando a 108º colocação, a grande diferença deste ano foi a preparação. “Estive focado praticamente o ano inteiro para fazer as provas da OBI. No primeiro semestre eu fui bolsista do projeto de extensão do professor Elmano, Detect Coders: despertando talentos para computação e construindo desenvolvedores, que focava muito nos conteúdos das olimpíadas, além disso fiz o curso de iniciação à programação e passei o segundo semestre todo dedicado aos estudos, leituras, pesquisa e respondendo questões de provas passadas. É muito motivador ver que tudo isso teve um resultado fantástico.”, avalia.

Essa é a segunda vez na história que um estudante do IFPE é premiado na OBI. Em 2015, Lucas Dantas Gueiros, egresso do Campus Garanhuns, foi medalhista de bronze e colocou o IFPE na lista das escolas já premiadas na Olimpíada Brasileira de Informática.

OBI - A Olimpíada Brasileira de Informática possui duas modalidades e sete níveis de competição, os quais são voltados a alunos dos ensinos fundamental, médio e superior. De acordo com seus organizadores, o objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por ciência da computação, importante na formação básica hoje em dia, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está a cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

Texto e foto: Érika Targino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA