SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

BOLSONARO GARANTE RESPEITAR A CONSTITUIÇÃO


Os institutos Ibope e Datafolha acertaram em cheio nas pesquisas às vésperas da eleição e de boca de urna. Jair Bolsonaro, do PSL, venceu a eleição por pouco mais de 10% de diferença, quando o Vox Populi do sábado à noite errou feio ao apontar um empate técnico. Das cinco regiões do Brasil o candidato do PT só venceu bem no Nordeste, tendo sido derrotado no Sul, Sudeste, Norte e Centro Oeste.

Fernando Haddad foi lançado candidato faltando 20 dias para o primeiro turno da eleição. Mesmo assim conseguiu superar Ciro Gomes (PDT) e passar para a segunda etapa da eleição.

No primeiro turno, Bolsonaro ficou à frente de Haddad 16 pontos. O petista, mesmo isolado, pois não teve apoio incisivo de Ciro nem de outras lideranças de centro ou esquerda, conseguiu reverter seis pontos. Chegou a ficar atrás mais de 20 pontos no segundo turno, cresceu na reta final, mas não o bastante para vencer a eleição.

A direita se fortaleceu muito em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e no Distrito Federal.

A “onda Bolsonaro” foi forte em todo o Brasil e garantiu a vitória do PSL, partido nanico que virou gigante nessas eleições, enquanto PSDB e MDB encolheram.

O PT, apesar da derrota, teve um candidato lançado tarde demais com 47 milhões de voto, elegeu o maior número de deputados federais e continua uma força no cenário nacional.

Bolsonaro, que foi cumprimentado até pelo presidente Donald Trump (EUA) pela sua vitória, no primeiro momento prometeu respeitar a constituição e a democracia. Esperamos que isso realmente aconteça, porque precisamos preservar a liberdade, a segurança e a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário