PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS GANHA UMA CAFETERIA SOFISTICADA E LINDA


Garanhuns ganhou há pouco mais de 30 dias a cafeteria e bistrô “aosCafuis”, um lugar mágico, requintado, lindo, que além de oferecer opções bem legais na área de gastronomia, como que nos possibilita fazer uma viagem no tempo.

A casa foi projetada com referências ao passado, às artes e a nomes que fizeram história na literatura e na música.

As mesas, as cadeiras, os ambientes e até os banheiros receberam um toque especial, de modo que você pode ir à cafeteria para tomar uma bebida quente, comer alguns dos pratos especiais oferecidos ou simplesmente se encantar com a beleza do estabelecimento, que parece mais próximo de um projeto na área da cultura do que do comércio.

A viagem começa pelo nome: “aosCafuis” é um termo usado pelo escritor e pesquisador brasileiro Câmara Cascudo, numa referência às  19h, quando as pessoas se guiavam pela luz solar.

Enquanto o frequentador da casa saboreia um chocolate quente, ou um café descafeinado,  acompanhado de pão de queijo ou bolo de banana, pode ouvir ao fundo as vozes dos cantores Mercedes Sosa (argentina) e Milton Nascimento no dueto inesquecível de “Volver a Los 17”.

Boa música popular brasileira e/ou o som da americana Joan Baez, são um prazer a mais na cafeteria de Garanhuns, localizada na Rua Gonçalves Maia (Heliópolis), nas proximidades da Avenida Rui Barbosa.

O estabelecimento foi inspirado ainda nas ideias dos escritores europeus Virginia Woolf e Oscar Wilde, que nasceram no século XIX e morreram nos primeiros anos do século seguinte.

Há, inclusive, retratos pintados desses autores, assim como da cantora Maria Betânia e de outros ícones da música nacional.

Quer mais? A cafeteria ainda oferece jogos, como dominó e xadrez, com uma oferta de tabuleiros de deixar o freguês embasbacado.

Os peões, as torres, os bispos, reis e rainhas foram em alguns casos como que criados por algum artesão talentoso, se constituindo em uma obra de arte.

Todo este projeto chique e glamoroso chegou a Garanhuns graças ao sonho de duas mulheres: Quitéria Póvoas, designer, e Zara Lins, com formação em história.

Embora não tenha sido revelado ao blog o valor do investimento, é evidente que foi alto.

E pelo que conferimos lá merece muito ter retorno, ser prestigiado pelo garanhuense ou visitante de bom gosto.

A ideia das sócias do “aosCafuis” é trazer de volta valores familiares, promover valores como lealdade, fidelidade e respeito, proporcionar o “ajuntamento” das pessoas.

Vale a pena conhecer o casarão mágico da Gonçalves Maia. Tomar um café, um vinho, experimentar o pão italiano e conversar com uma das proprietárias do lugar. É como se você saísse um tempo de Garanhuns sem precisar, no entanto,  deixar a cidade.

É como entrar numa máquina do tempo daquelas dos filmes de ficção.

É como se você adentrasse no romance “Retrato de Dorian Gray” (o mais famoso de Oscar Wilde) ou passasse a viver por minuotos dentro do filme “As Horas”, sobre Virginia Woolf, estrelado nada mais nada menos que por Nicole Kidman e Meryl Streep, duas deusas do cinema mundial.

O blog recomenda sem medo uma visita ao “aosCafuis”. Quem tem bom gosto não vai deixar de amar a casa administrada por Quitéria e Zara.

Um comentário:

  1. Obrigada pelo olhar carinhoso, a
    sensibilidade e a percepção cultural.
    Gratidão.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA