PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PESQUISADORES DA UFPE RECIFE ESTÃO EM CAPOEIRAS INVESTIGANDO SUPOSTA DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA


Por Junior Almeida

As torres de energia eólica estão para chegar ao município de Capoeiras, e empresas, depois do trabalho topográfico, já vêm preparando os locais para colocação das torres de comunicação do futuro parque. No final do mês de junho enquanto funcionários trabalhavam no Sítio Mimoso, na divisa com o Zabelê, a cinco quilômetros de distância da cidade, depois de cavar para colocação da base da torre, notaram que havia no local pedaços de louça e azulejos aparentemente antigos.

Imediatamente a escavação foi interrompida e a área de aproximadamente um hectare foi isolada, pois o engenheiro que estava no local no momento em que foi achado o fragmento de louça, suspeitou que o local poderia conter mais material a ser explorado. A empresa Ambientare, responsável pela obra entrou em contato com a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE-, que acionou seu departamento de arqueologia para investigar a suposta descoberta.

O trabalho começou ontem (31 de julho). Três arqueólogos da UFPE, auxiliados por moradores locais, estão em Capoeiras trabalhando na área, sinalizando os locais onde estão alguns fragmentos de objetos antigos e já catalogando outros. Um dos arqueólogos da capital, Mattheus Belo, diz que ainda é muito cedo para qualquer parecer, que vão levar o material coletado para testes de laboratório em Recife, para depois se pronunciar quanto à suposta descoberta.

Moradores antigos da localidade dizem não saber se no local onde foram achados os fragmentos cerâmicos e pedaços de azulejos decorados já morou alguém, que desde que vivem ali, o local é apenas de pasto. O antigo proprietário das terras, Nelson Oliveira, revelou que quando vivia trabalhando no local, ao cavar para colocação de uma cerca, encontrou pedaços de louças, mas que não deu atenção ao achado e voltou a enterrar os objetos. Segundo Mattheus Belo, da UFPE, os trabalhos em Capoeiras estão previstos para durar inicialmente quinze dias, que depois de todo material analisado na capital é que a equipe vai decidir se continuam as escavações ou se encerram-se os trabalhos em Capoeiras. Vamos aguardar.

*Fotos: 1-placa do IPHAN com o nome Capoeiras grafado incorretamente; 2- marcações dos locais onde foram encontrados fragmentos de louças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA