PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CENTENÁRIA DIOCESE DE GARANHUNS


Católicos de Garanhuns e toda região celebram hoje os 100 anos de criação da sua Diocese. Desde o início da semana que as sua paróquias dedicam uma programação especial em comemoração ao centenário. Em Capoeiras, por exemplo, a população foi despertada logo às 6 horas da manhã com uma queima de fogos e em seguida foi celebrada uma missa pelo Monsenhor José Augusto. A Paróquia de São José vai lembrar a data festiva de 9, 12, 15 e 18 horas, com mais algumas girândolas que serão queimadas em homenagem à Diocese.


A HISTÓRIA DA DIOCESE
A idéia da criação da Diocese de Garanhuns foi do Monsenhor Afonso Pequeno. A idéia teve o acolhimento do então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra. Ele trabalhou com todo ardor, interesse e carinho, ativando e orientando todo o processo de criação da nova Diocese. Inúmeras vezes esteve em Garanhuns quando da preparação, da instalação e do início da Diocese.

Cônego Benigno Pereira de Lira, pároco de Garanhuns, com assiduidade e interesse dispensou o melhor dos seus esforços, a maior das suas energias, colaborando incessantemente na formação da futura Diocese.

Por encargo do Senhor Arcebispo, o Cônego Lira organizou e ficou à frente da Comissão encarregada do Patrimônio, por exigência da Santa Sé. Foi exausto o trabalho: aquisição da residência episcopal, restauração da velha Matriz, a qual seria elevada às honras de Igreja Catedral e, sobretudo preparação espiritual do povo para receber a grande dádiva de Deus através da Santa Fé.

Em começos de 1918, Dom Leme enviou ao Senhor Núncio Apostólico Dom Jacinto Ângelo Scapardini, o processo a ser enviado à Roma.

A Diocese de Garanhuns foi criada pelo papa Bento XV, através da Bula "Archidioecesís Olindensis et Recifensis", sendo desmembrada da Arquidiocese de Olinda e Recife, aos 02 de agosto de 1918. Por meio desta mesma Bula, foram criadas as Dioceses de Nazaré da Mata e Pesqueira.

Quando da Criação da Diocese, eram em número de 15 as Paróquias. Vejamos: Garanhuns (sede), Águas Belas, Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Canhotinho, Catende, Correntes, Lagoa dos Gatos, Palmares, Palmeira, Panelas, Quipapá e São Bento do Una.

Uma das motivações para ser criada a Diocese de Garanhuns, era o vasto território da Arquidiocese de Olinda e Recife, que abrangia toda a região Nordeste, a partir do Rio São Francisco. Veio em momento oportuno, considerando-se a expansão de toda a região.

Atualmente, a Diocese, localizada no Centro-Sul Oriental do Estado de Pernambuco, no Agreste Meridional, compreende 26 Municípios, assim distribuidos: dois na Zona da Mata (Quipapá e São Benedito do Sul), dois no Sertão (Águas Belas e Itaíba) e vinte e dois no Agreste (Garanhuns, Caetés, Capoeiras, Paranatama, Saloá, Bom Conselho, Lagoa do Ouro, Correntes, Brejão, Teresinha, Iati, São Bento do Una, Jurema, Calçado, Jupi, Jucati, Lajedo, Panelas, São João, Palmerina, Canhotinho e Angelim).

Limita-se ao norte com as Dioceses de Pesqueira e Caruaru; ao sul com a Diocese de Palmeira dos Índios e a Arquidiocese de Maceió; a leste, com a Diocese de Palmares; a oeste, com as Dioceses de Floresta e Palmeira dos Índios.

Atualmente a Diocese tem à frente o paraibano Dom Paulo Jackson, que chegou à Garanhuns em maio de 2015. Sobre seu Pastor, escreveu o site da Diocese:

O BISPO
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa é natural de São José de Espinharas, Paraíba. Nasceu no dia 17 de abril de 1969. É filho do casal José Nóbrega de Sousa (in memoriam) e Maria Ida da Nóbrega. Estudou teologia no Instituto de Teologia do Recife (1987-1989) e no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa (1990-1992). Foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 1993. Na diocese de Patos, assumiu as funções de administrador paroquial em várias paróquias: Paróquia São Sebastião, Catingueira (1994-1995); Paróquia São Pedro, Patos, e Paróquia Nossa Senhora das Dores, Mãe D´Água (1995-1996); Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Patos (1996-1997); Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Guia (2001-2002); Reitor do Seminário São José (2001 a 2006); Coordenador Diocesano de Pastoral (2002-2003); Pároco da Paróquia Santo Antônio, Patos (2002-2007); e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, São Mamede (2010-2011).

Dom Paulo Jackson é Mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma (1997-2000) e Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010); foi Secretário Nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (2004-2007); Vigário Paroquial da Paróquia São Geraldo, Belo Horizonte (2011-2012) e Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto, Belo Horizonte (2012-2015). Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte (2012-2015). Ademais, foi formador dos seminaristas estudantes de Teologia da Diocese de Patos, em Belo Horizonte.

Nomeado 11º. bispo da Diocese de Garanhuns no dia 20 de maio de 2015 pelo Santo Padre, o Papa Francisco. Foi ordenado bispo no dia 18 de julho de 2015, no Largo Dom Gerardo Andrade Ponte, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos, PB. Sua posse canônica aconteceu na Catedral de Santo Antônio, Garanhuns, no dia 23 de agosto de 2015, seguida de uma solene concelebração eucarística realizada na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos.

*Textos do site da Diocese.


Um comentário:

  1. Parabéns minha Diocese de Garanhuns.
    Parabéns Povo de Deus pela Igreja Viva que pulsa, vibra para Honrar e Glorificar o Reino de Deus.
    Agradecemos ao Nosso Bom Deus, por nossos Padres de cada dia, em cada paróquia.
    Na minha Paróquia São Luiz Gonzaga Paranatama, atualmente são 2 Padres(nossos): Antonio e Ednaldo.
    Somos felizes por vivenciamos o Centenário da nossa Diocese de Garanhuns.
    Que Benção!
    Que Gratificante!
    Tantas belas Histórias de Luta, Determinação e Comprometimento de cada Paróquia com seu Povo.
    Imaginemos cada um Paroquiano, escrever alguma história vivida com a Igreja.
    Seria um Livro belíssimo com conteúdo edificante.

    Roberto Almeida, está é mais uma daquelas postagens ESPETACULARES.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA