PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

BATATA DISCUTE QUESTÕES DE INTERESSE DO POVO DE IATI

O candidato a deputado federal, Carlos Batata (DEM), participou esta semana de uma reunião com lideranças de diversos segmentos, no município de Iati.
O encontro  foi organizado pelo ex-prefeito Alexandre Tenório, com a participação de agricultores, pecuaristas, estudantes, conselheiros tutelares, presidentes de associações rurais e de transportes alternativos, agentes de saúde, comerciantes, vereadores e pré-candidatos a vereador, suplentes de vereador, dentre outros.

Durante a reunião,  Batata conversou sobre assuntos importantes para o município e consequentemente para toda região.

O candidato antecipou o que vai defender na Câmara Federal,  em relação à saúde, educação, segurança pública, qualificação profissional e outras áreas.

Ele chamou a atenção para o fato que Iati possui um dos piores índices de renda per capta do estado e que para melhorar a qualidade de vida de sua população é preciso pensar o município inserindo-o na realidade de todo o agreste meridional.

Carlos Batata iniciou sua fala dizendo que Iati precisa voltar a crescer, aproveitando as suas potencialidades agrícolas, qualificando e treinando o homem do campo e facilitando as linhas de crédito através do PRONAF. 

Destacou que atualmente o agricultor consegue apenas de 5 a 6 mil reais de empréstimo, sendo que o valor real que pode ser disponibilizado a ele ultrapassa os 200 mil por pessoa.

Batata deu ênfase ao que ele define como seu “principal dever de casa: a disponibilização de recursos para a duplicação da BR 423 (que liga Garanhuns a São Caetano) e para tirar do papel o projeto da Universidade Federal do Agreste para efetivamente implantá-la.


Isso a seu ver promoverá oportunidades de emprego e geração de renda com a fixação de indústrias e fábricas no agreste meridional, além de, no caso na universidade, dar oportunidade às pessoas de estudarem um curso superior sem precisar se ausentar de localidade em que vivem.

A concretização dessas ações, porém,  só será possível se houver deputados da região que lutem por esses projetos lá em Brasília, defendeu o candidato.

O democrata abordou a necessidade da melhororia da qualidade da merenda escolar,  com maiores investimentos nas séries iniciais, pois o governo federal tem um gasto anual de R$ 20 mil para manutenção de um presidiário ao passo que o investimento para manter uma criança na escola é de apenas R$ 67,00 por ano.

Carlos Batata defendeu também a criação de uma lei que além de regulamentar as regras de remuneração dos conselheiros tutelares,  com base na dimensão do município, garanta à categoria boas condições de trabalho e a autonomia devida, livrando-os de qualquer interferência ou perseguição política por parte do governo municipal.

Em relação aos agentes de saúde, reconheceu a importância da categoria na prevenção de doenças e disse  que por isso precisam ter uma carreira estruturada com melhores salários, equipamentos adequados e todas as condições de trabalho.

Outro assunto em pauta foram as motos, meio de transporte tão comum não só no agreste, mas em todo o estado. O governo estadual cobra um imposto considerado abusivo o qual, segundo Batata, deveria ser de apenas 2% do valor do veículo.

“Dessa forma, todos teriam mais facilidade de pagar o tributo, gerando receita para o estado, pois é um meio de transporte muito usado na região o que colaboraria para movimentar a economia de cada município”, defendeu.

Sobre a segurança, Batata defendeu o fechamento das fronteiras, dificultando a entrada de armas e drogas, assim como a criação de uma guarda municipal armada, melhores salários para as forças de segurança, equipamentos adequados e uma verba destinada exclusivamente a essa área, a exemplo do FUNDEB que é destinado a educação. 

Com relação às associações rurais, lembrou que quando foi deputado federal ajudou mais de 200 instituições e defendeu que os recursos vindos do Banco Mundial sejam destinados em 100% à própria entidade para que os associados invistam em suas propriedades.

Ao final, Batata ouviu todos, respondeu às perguntas e tirou dúvidas.

*Com informações e fotos de Gilmar Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA