PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

POVO PROTESTA NO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO



Informações publicadas pelo jornal El País, sobre as manifestações de protesto pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, crime ocorrido no Rio de Janeiro:

Costuma-se dizer que os brasileiros não sabem qual é a função de um vereador e muito menos em quem votou nas últimas eleições. Nesta quinta-feira, entretanto, as multidões que se reuniram no centro do Rio de Janeiro e de outras capitais sabiam que Marielle Franco — negra, nascida e criada no Complexo da Maré, mãe desde os 18 anos e ativista pelos direitos humanos — era representante do povo carioca. Foi eleita com mais de 46.000 votos em 2016 e foi a quinta parlamentar mais votada naquele ano, sua estreia nas urnas. O assassinato no dia anterior da vereadora do PSOL e de seu motorista, Anderson Pedro Gomes, 39 anos, provocou uma onda de luto e indignação coletivas nas ruas. No centro do Rio, eram milhares marchando pela avenida Rio Branco e se apertando na Cinelândia com o objetivo de não apenas homenagear Marielle como também dizer que queriam dar continuidade às suas bandeiras. Entre elas, exigir o fim da intervenção federal no Estado do Rio, o fim de uma guerra contra as drogas travada nas favelas e periferias e que vitimiza milhares de jovens e negros todos os anos, o fim do racismo e do machismo institucional.

MAIS INFORMAÇÕES

A força das ruas tornou-se um inesperado desafio para o Governo de Michel Temer (MDB) e sua aposta em uma inédita intervenção federal como bandeira eleitoral e resposta para o caos na segurança pública do Rio. O presidente colocou suas fichas em nomear como interventor federal o general Walter Souza Braga Netto, chefe do Comando Militar do Leste e, desde o último dia 16 de fevereiro, também chefe máximo da segurança pública fluminense, ainda que nem sequer haja um plano oficial para a ação. Agora, essa cadeia de comando — da Polícia Civil ao presidente — tem que responder por um dos mais emblemáticos crimes políticos da história recente brasileira. Não que o tipo de delito não aconteça no Estado do Rio ou em outras partes — a campanha municipal na Baixada Fluminense deixou um rastro de sangue —, mas a ousadia de executar uma promissora líder em pleno centro do Rio sinaliza que seus autores decidiram cruzar uma linha vermelha para enviar uma mensagem.

Marielle Franco era, desde 28 de fevereiro, a relatora de uma comissão da Câmara dos Vereadores criada para fiscalizar a intervenção, com o poder de aprovar relatórios e providências contra militares e policiais. A vereadora também denunciou quatro dias antes a truculência da Polícia Militar no bairro de Acari, na periférica Zona Norte do Rio. Foi com esse contexto em mente que muitos apoiadores de Marielle acreditam que policiais são os principais suspeitos do assassinato. As circunstâncias indicam que foi uma execução planejada, uma hipótese com a qual a Polícia Civil já trabalha. Foram nove tiros no carro, sendo que quatro atingiram a cabeça da vereadora. Nada foi levado após o crime. O vidro do carro era escuro, mas os atiradores sabiam que ela estava sentada no banco de trás do lado direito, o que levantou a suspeita da polícia de que ela fora seguida. O interventor Braga Netto, responsável pela segurança pública do Rio, não veio a público falar sobre o caso. Limitou-se a emitir uma nota repudiando "ações criminosas como a que culminou na morte da vereadora Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes" e dizendo que "se solidariza com as famílias e amigos". O Governo federal tentou reagir. Temer gravou um vídeo e o ministro da Segurança, Raul Jungmann, no Rio, prometeu em coletiva de imprensa uma rápida investigação sobre o que aconteceu e assegurou que os culpados irão pagar.

Sem Polícia Militar nos protestos

A comoção que inundou as redes sociais na noite de quarta-feira se transformou numa multidão que começou a se formar ainda na parte da manhã diante da Câmara de Vereadores, na Cinelândia, centro do Rio. Pessoas se abraçavam e choravam. Recordações, dor, luto e silêncio — uma atmosfera que se repetiria mais tarde na multidão que ocuparia a avenida Paulista, em São Paulo, outras das cidades que se mobilizaram. "Eu não estou muito bem para dar entrevista, desculpe", disse uma jovem. Pouco antes das 15h, os caixões com os corpos de Marielle e Anderson chegaram na Assembleia para um velório reservado apenas para familiares e amigos. Do lado de fora, a vigília continuava. Uma hora depois, os caixões foram levados para fora do recinto sob fortes aplausos e seguiram para o cemitério do Caju (ela) e Inhaúma (ele). "Justiça! Justiça! Justiça!", gritavam.

A multidão começou então a se mover e a crescer. Um cortejo liderado por mulheres negras deixou a Cinelândia e caminhou pela avenida Rio Branco cantando: "Por Marielle, eu digo não, eu digo não à intervenção!". O ato entrou pela rua da Assembleia e finalmente alcançou a rua Primeiro de Março, onde fica a ALERJ. Era lá que estava marcado, às 17h, a concentração para um ato contra o genocídio negro. "Marielle, presente! Marielle, presente! Anderson, presente! Anderson, presente! Hoje e sempre!", repetiam os manifestantes. A Polícia Militar, que sempre se faz presente nas manifestações, fez-se notar pela sua completa ausência no ato do Rio. Ao longo de todo o dia, nenhum policial foi visto no centro da cidade. "Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar", cantavam constantemente os manifestantes.

Uma vez na Assembleia Legislativa, líderes partidários, políticos e sindicalistas foram se revezando no microfone. "Mataram mais uma de nós, mataram mais uma de nós, mataram mais uma de nós. Assim como matam nossos filhos", disse, muito emocionada, a vereadora de Niterói Talíria Petrone, também do  PSOL. "Somos muitas Marielles vivas", concluiu. Já Jandira Feghali, deputada federal do PCdoB, resumiu: "Marielle morreu porque sintetizava as três opressões que tem no país: a opressão de gênero, a opressão de classe e a opressão racial. (...) Este crime foi político. E crime político não se responde individualmente, se responde coletivamente".

Um abatido Marcelo Freixo, deputado estadual pelo PSOL, voltou do cemitério e recebeu um forte e demorado abraço de Chico Buarque. Freixo dava aula de história em um cursinho pré-vestibular quando conheceu Marielle. Ao ser eleito deputado estadual pela primeira vez, em 2006, levou a ativista para trabalhar com ele. Foram 10 anos lado a lado naquele mesmo edifício da ALERJ, trabalhando na Comissão de Direitos Humanos da Casa. "Está muito difícil pra mim. Mas vou seguir. E vamos descobrir quem fez isso, nem que seja a última coisa que eu faça na minha vida", disse Freixo. Chico também fez um breve discurso: "Eu só quero prestar minha homenagem à minha vereadora Marielle. Vamos iniciar a caminhada até a Cinelândia".

SUSPEITOS - Até o momento não foi divulgada nenhuma informação sobre os assassinos - não se sabe quantos  participaram da ação. O modus operandi do crime, no  entanto,  lembrou o da  emboscada que  matou a  juíza

Patrícia Acioli em 2011, assassinada com 21 tiros por sua atuação contra grupos de milicianos. Posteriormente descobriu-se que o crime foi encomendado e executado por integrantes de uma milícia carioca. Como 

Marielle era critica ferrenha de abusos cometidos por policiais, em especial do 41º Batalhão de Acari, as autoridades não descartam que sua morte tenha sido encomendada por milicianos ou policiais militares corruptos. Além disso, Marielle havia assumido há duas semanas a relatoria de uma comissão na Câmara municipal criada para acompanhar os desdobramentos da intervenção federal no Rio.

9 comentários:

  1. NO RIO, OS DELINQUENTES DE ESQUERDA NÃO ESTÃO NEM AÍ COM OS POLICIAIS MORTOS, MAS ADORAM SAPATEAR NO CAIXÃO DA DEFUNTA, DESDE QUE SEJA NEGRA E FAVELADA...

    P.S.: - Desde que as ZISQUERDAS assumiram o poder, para desespero e insegurança nossa, todo ano há protesto realizado no Rio contra o assassinato de PMs. De lá pra cá, a coisa só piorou. A esquerda nunca protestou. Ao contrário: pede a extinção da Polícia e silencia sobre o narcotráfico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAIS UM IDIOTA IMBECILIZADO! - Ontem foi um sacana que se diz "pastor", Cláudio Duarte, destilar veneno nas "redes sociais"! - Hoje vêm outros quadrúpedes tentando enlamear uma MULHER assassinada estupidamente! - O Mister Fora Temer disse: "Extrema covardia". Mais um sacana, que desonra o cargo que ocupa... Que botou as Forças Armadas na insegurança do Rio de Janeiro, pra desviar a atenção do povo... Embusteiros sem-vergonha! – INFELIZMENTE é mais uma execução que ficará impune! – Marielle Franco foi executada... E o motorista morreu de graça, só porque trabalhava pra ELA !!!


      Excluir
  2. A esquerda asquerosa fez do caixão um palanque tinha até um fora temer no meio do protesto, a ex presidente impixada Dilma Rousseff soltou mais uma das duas asneiras (A morte de marielle e parte do golpe) só mesmo um ZE para acreditar nessa turma de aproveitador mais não basta ser um ZE tem que ser um Mané.

    ResponderExcluir
  3. Manifestação financiada pelo tráfico de drogas e por dinheiro oriundo de corrupção petista!

    ResponderExcluir
  4. TRÊS IDIOTAS SOMADOS formam a cultura dos ANALFABETOS IDIOTIZADOS !!! /.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao defender essa corja você torna-se cúmplice destes bandidos, de todos os tipos, logo merece todo desprezo possível!

      Excluir
    2. Você é o defensora da ex esposa do traficante Marcinho VP defensora do Comando Vermelho. Já está dizendo o tipo de merda que você é! Ou um bandido em defesa de seus iguais, ou um asno defensor cego de quem você não conhece a procedência. Os dois tipos de lixo igualmente daninhos!

      Excluir
  5. PELA PARTE QUE ME TOCA SÓ TENHO A DIZER O SEGUINTE: TEM TROGLODITA QUE QUANDO ESCREVE PARECE QUE RELINCHA AO INVÉS DE MUGIR...

    P.S.: - Já estou cansado de avisá-lo, mas vou recomendar pela “ÔNZIMA” vez, olhe, picareta JOSE FERNANDES COSTA: por favor, POUPE OS GARIS!!! Se for pular do prédio, aí, onde você mora, em Recife, procure não sujar muito a rua...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA