PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CADÊ O IPÊ AMARELO DA BOA VISTA?

Por Altamir Pinheiro

A árvore IPÊ conhecida como a flor nacional é considerada a planta símbolo do Brasil. Diga-se de passagem, apesar de ser uma planta nativa brasileira e dispersa por quase todo o país,  não se sabe lá porque cargas d’água, pouco se cultiva, arboriza ou  se faz uso nas praças e parques de Garanhuns de uma   exuberante espécie que produz flores amarelas, roxas, rosas e brancas e  que tem como particularidade PERDER SUAS FOLHAS que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. Na  verdade, as  folhas caem justamente para não haver concorrência com as lindas flores ou a superabundante  florada que se aproxima.

Pois bem!!! Recentemente tivemos uma episódio nefasto patrocinado pelos ditos jardineiros da prefeitura, pois  estes “profissionais”,  munidos de machados e  facões levaram abaixo uma das poucas espécies de IPÊ AMARELO que  vaticinava, em pouco tempo, a expor toda  sua exuberância quando atingisse a idade adulta quando iria  se exibir com toda sua floração, para cobrir a árvore e posteriormente o chão, formando um tapete de cor extensa sobre o asfalto da Praça Pedro II, no Bairro da Boa Vista.

Os carrascos da ecologia(leia-se: a turma da jardinagem), nada sabia ou pouco interessava a eles  que o tutor oficial do IPÊ da Praça Pedro II, Arnaldo Muniz, foi quem trouxe uma muda e plantou naquela praça há mais de 3 anos, com anuência do Secretário de Obras, Pedro Maia(Inclusive, muito solícito, o secretário Maia colocou uma grade de proteção na árvore ora plantada). Pois, como se vê, a planta vinha recebendo todos  os tratos culturais e sendo regada diariamente e tratada com todo o carinho que se fazia   necessário. Cuidado este, que se dá   aos animais de estimação que tratamos com tanto afago.

Pois não é que, de repente, não mais que de repente, aparecem esses jardineiros destrambelhados feitos nas coxas, com as ferramentas  em punho e põem o IPÊ abaixo sem a mínima consternação ou satisfação a quem quer que seja!!!  Sequer houve um aviso prévio... Não sabe esses porras loucas idiotizados, travestidos de jardineiros que, por ser uma planta CADUCA, no período de floração o IPÊ  tem uma característica interessante, pois fica desprovida de folhas dando a impressão que vai morrer. Passa longe desses paspalhões da jardinagem, que  os IPÊS São  plantas hermafroditas que têm o androceu e o gineceu. Ou seja,  seus órgãos reprodutores advém da  mesma planta, quer sejam na mesma flor.

Aliás, não estamos descrevendo aqui nenhuma novidade. Pois não é à toa que, esses assassinos florestais que nutrem verdadeira psicopatologia exacerbada ou que se dê o nome de  fobia, aversão ou repugnância pelas nossas árvores, pois chegaram até a dizimar - meteram o machado pra cima -, pasmem,  nas EMBAÚBAS do Parque Pau Pombo que é o alimento predominante e necessário dos bichos preguiças que existiam naquele santuário florestal ao lado do SESC, fazendo com que afugentassem três famílias ou prole daquele recanto  verde que teima em resistir as intempéries desses infelizes predadores humanos que, aliás, diga-se de passagem são malditos “jardineiros” de um órgão público municipal.

Qualquer botânico ou jardineirinho de quinta categoria(que não sofra de fobia ao verde), sabe muito bem que esses animais, conhecidos como os mamíferos mais vagarosos do mundo que têm como base, uma dieta  bastante restrita ao  se  alimentar exclusivamente  de folhas. Pois, apesar de serem  herbívoros,  não se alimentam de todas as  folhas de árvores, apenas de algumas, e, em especial,  a EMBAÚBA. E mais:  Estes animais conseguem manter suas garras presas à simpática árvore, mesmo depois de terem morridos. É de se lamentar que ditos pés de paus  foram dizimados por completo do citado parque por esses frustrados psicopatológicos ou doentes mentais que ainda perambulam  nos parques e jardins da cidade, e pasmem, pertencem ao quadro de funcionários municipais...

Voltando ao IPÊ AMARELO da praça Pedro II plantado à frente da antiga Secretaria de Obras e a pouco mais de 20 metros do Bar Serra da Galega de propriedade do senhor Arnaldo Muniz(que era o legítimo tutor da adorada árvore por todos os frequentadores daquele ambiente social), há um clima de insatisfação generalizada por toda uma comunidade que mora nos arredores da citada praça por ver uma árvore tão querida e apreciada por todos, de repente,  ser brutalmente erradicada por pessoas sem o mínimo conhecimento de arboricultura das árvores urbanas.

Seria de bom alvitre que, de vez em quando ou de quando em vez, a secretaria municipal responsável pela conservação das praças, plantas e jardins viesse a balançar ou sacudir bastante as árvores para caírem os PODRES engenheiros florestais, paisagistas, ambientalistas, engenheiros agrícolas ou o pessoal da jardinagem que compõem o quadro da prefeitura de Garanhuns, por esta atitude desastrosa da derrubada do IPÊ amarelo da Boa Vista. Afinal de contas, pessoas possuidoras desses perfis destruidores da natureza, não temos outra alternativa a não ser lastimar e   tratá-los como CRIMINOSOS AMBIENTALISTAS possuidores de carteira profissional assinada por um órgão público como a prefeitura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA