PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

"JUDICIALIZAÇÃO" MARCA JULGAMENTO DE LULA


Do jornalista paulista Kennedy Alencar:

Com seu périplo ontem por Brasília, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores, contribuiu para o acirramento dos ânimos em relação ao julgamento do recurso da defesa do ex-presidente Lula no processo a respeito de um apartamento no Guarujá. Esse julgamento está marcado para a próxima semana, dia 24, em Porto Alegre.

Ao procurar autoridades federais, batendo à porta do Supremo Tribunal Federal, Thompson Flores dá um ar de gravidade ainda maior às ameaças que ele diz que os desembargadores vêm sofrendo. Como presidente do TRF-4, ele tem poder para pedir reforço da segurança individual dos desembargadores e também do prédio do tribunal.

O governo federal já recusou um pedido indevido e irresponsável do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., para envio de tropas federais à capital do Rio Grande do Sul. Auxiliares do presidente Michel Temer dizem que o general Sérgio Etchegoyen, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, almoçou ontem com Thompson Flores e não viu justificativa para nenhuma ação de segurança de iniciativa do governo federal.

Ou seja, todas as medidas de segurança podem ser solicitadas às autoridades do Rio Grande do Sul, como as polícias Civil e Militar. Também podem ser solicitadas medidas de apoio à Polícia Federal, que tem uma superintendência no Estado. Não há necessidade de intermediação do Palácio do Planalto.

Até comunicados ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), presidido por Cármen Lúcia, com quem Thompson Flores se reuniu ontem, poderiam ser feitos diretamente ao departamento do órgão que trata da segurança de juízes. O périplo de Thompson Flores só ajuda a criar alarde. Só produz mais barulho numa hora em que o presidente do tribunal deveria ser o primeiro a agir no sentido contrário. Deveria ajudar a serenar os ânimos, mas foi em busca de palco federal.

Na internet, há relatos de militantes que defendem atos de violência no dia do julgamento. Esses relatos merecem condenação. Ameaças não devem ser minimizadas. Tampouco superestimadas.

Nas redes sociais, bravatas são o que mais existem hoje em dia em torno do julgamento do recurso da defesa do ex-presidente Lula. Cabe às autoridades pesar corretamente a seriedade, a gravidade e a consistência dessas ameaças, bem como as que teriam sido feitas de outras formas, como telefonemas anônimos ou cartas enviadas ao tribunal. Cabe aos dirigentes do PT e de movimentos que pretendem ir a Porto Alegre dar orientações que evitem violência e que estimulem manifestações pacíficas.

Os aliados de Lula têm todo o direito de se manifestar, mas cometerão um erro grave se um protesto legítimo do ponto de vista democrático enveredar pela violência física.

Convém lembrar que, desde o começo da Operação Lava Jato, procuradores e o juiz Sérgio Moro recorreram à opinião pública para reforçar a investigação. Recorreram à arena política diversas vezes, seja se manifestando por entrevistas, notas ou posts nas redes sociais.

A politização do julgamento de Lula não começou por iniciativa do ex-presidente. Teve início no dia em que o procurador da República Deltan Dallagnol deu uma entrevista, apresentado seu famoso PowerPoint, enfiando uma acusação de crime de organização criminosa que não constava da denúncia. Moro já escreveu artigo sobre a importância do apoio da opinião pública no combate à corrupção.

Quem usa o debate público e político para realizar a sua ação judicial deve ter consciência de que receberá respostas na mesma moeda. Ou seja, receberá uma resposta política, que, aliás, é mais legítima vinda de um político, de partidos políticos e de movimentos sociais do que de integrantes do Poder Judiciário. Integrantes estes que não deveriam agir politicamente.

A absolvição ou condenação do ex-presidente Lula no dia 24, se o julgamento se encerrar nesse dia, como previu nota do próprio TRF-4, será o auge do processo de judicialização da política no Brasil.

Qualquer que seja o resultado, absolvição ou condenação, estaremos diante da decisão de maior impacto histórico da Justiça brasileira.

Nos processos de impeachment de Collor e Dilma, a Justiça teve papel lateral. Essas decisões, tomadas pelo Congresso Nacional, foram muito mais políticas do que jurídicas. O processo de impeachment possui natureza política inegável.

Uma decisão da Justiça que pode viabilizar ou impedir a candidatura ao Palácio do Planalto de um ex-presidente que é líder nas pesquisas terá imenso impacto histórico. Qualquer que seja a decisão, ela significará a maior intervenção judicial já feita no processo político-eleitoral do país.

Olhando o passado, em 1955, quando o Supremo impediu a volta de Café Filho ao Palácio do Catete, houve um enorme impacto, porque os espíritos golpistas que teriam sucesso em 1964 estavam animados naquela época _tentando impedir que Juscelino Kubistchek assumisse a Presidência. Getúlio Vargas se matara no ano anterior.

O general Henrique Lott deu o chamado golpe de Estado preventivo para garantir a posse de JK. Na ditadura, o Supremo teve seu poder diminuído. Foi um apetrecho do regime. É positivo que os militares, que tiveram ações decisivas na história do país, adotem atitude profissional hoje em dia.

Se Lula for absolvido no dia 24 ou se for condenado e isso der início a uma série de recursos da defesa do ex-presidente perante as cortes superiores em Brasília, estaremos diante da mais importante decisão da história do Judiciário brasileiro. O momento é grave na vida nacional.


Portanto, dirigentes petistas e líderes sociais devem agir com responsabilidade. Autoridades públicas como o presidente do TRF-4 também têm obrigação de agir com responsabilidade e de atuar com isenção, algo que tem faltado a Thompson Flores levando em conta as suas declarações e atitudes no que se refere ao processo do ex-presidente Lula.

*Foto: Jornal espanhol El País.

15 comentários:

  1. Como se sabe, a ACUSAÇÃO CONTRA o Seboso de Caetés(que é falsário de recibos de aluguel, comprovadamente), não é de que a propriedade formal seja dele. Ao contrário, ele seria o proprietário de FATO, e essa situação é encoberta através de artifícios justamente para esconder o produto de um crime. Por isso está sendo condenado também por ser dono de uma lavandaria que lavava notas oncinhas e azuizinhas ou azulzinhas... E verdinhas também!!!

    Alguém aí já leu o conteúdo do art. 317 do Código Penal?!?!?! Deixa eu copiar aqui para quem quiser e a quem interessar possa:

    CORRUPÇÃO PASSIVA

    Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, MAS EM RAZÃO DELA, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem". Ou seja, para a tipificação do crime de corrupção passiva, não é necessário que tenha ocorrido efetivamente A ENTREGA DA VANTAGEM (no caso de imóvel, o registro em cartório que faz a transferência da propriedade), basta que tenha ocorrido a "ACEITAÇÃO DA PROMESSA" dessa vantagem indevida.

    Os documentos (e demais meios de prova) que comprovam a "ACEITAÇÃO DA PROMESSA" estão nos autos do processo. São e-mails, planilhas, mensagens eletrônicas, fotografias, testemunhos e etc, etc, etc.

    Engana-me que eu gosto. O pilantra do Lula é metido a sabido. Estava esperando baixar a poeira para fazer sua devida transferência. Quebrou a cara!!! A lava jato foi mais esperta e saiu na frente. Quer dizer, diz o dito popular que, “Sabedoria quando é demais vira bicho e engole o dono”...

    P.S.: - NA VERDADE, ESSE TAL DE TRÍPLEX É MEU, NÃO É DO LULA E NEM DA OAS, EU COMPREI COM O DINHEIRO DAS LATINHAS QUE JUNTEI NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS...

    ResponderExcluir
  2. 100% dos políticos trambiqueiros e picaretas do Brasil usam o mesmo modus operandi do Lula: LARANJA!!! Assim como os Renans e Cunhas da vida, Lula acreditava que, para burlar a Justiça, bastava que as suas propriedades adquiridas com dinheiro ROUBADO fossem registradas no nome de laranjas. Ele acreditava porque funcionava — e ainda funciona a pleno vapor. Quando Lula for condenado por 16 ou 19 anos no TRF-4, no próximo dia 24, por ser “PROPRIETÁRIO DE FATO” do tríplex comprado e reformado com PROPINA da OAS, o grande juiz Sérgio Moro e os desembargadores gaúchos têm dado um passo decisivo para limpar a política brasileira da praga dos laranjas, pois até uma defunta, o Lula tentou emplacar como laranja...

    P.S.: - COM O PT NO PODER O PAÍS VOLTOU A SOFRER DE UMA PRAGA QUE PARECIA QUE JÁ ESTAVA ERRADICADA NOS LARANJAIS: “CANCRO CÍTRICO”...

    ResponderExcluir
  3. Com essa patota ladrona do PT, pragas são o que menos nos faltam. Nem RAMSÉS II, FARAÓ DO EGITO ANTIGO à época suportaria. A praga não está só nos laranjais do Lula, mas também em todo o seu cafezal. Pois os Filhos, os netos, a mulher o cachorro e o papagaio, todos foram beneficiados com a grande colheita nos cafezais e laranjais nas terras do Ratão. Diga-se de passagem, que toda essas propriedades não tinham documentos em nome do Lula. Só depois do apurado da colheita era que o VAGABA iria providenciar as respectivas escrituras ...

    P.S.: - No governo, Lula era viciado em suco de laranja, pois cada um com seu vício. Eu, particularmente, adoro um cafezinho...

    ResponderExcluir
  4. Quando um jornalista escreve bem mostrando algo interessante somente me restar aplaudir pela análise correta.

    ResponderExcluir
  5. Judicialização de um Julgamento KKKKK


    Esses jornalistas brasileiros são umas piadas mesmo! Todos com medo de perder as esmolas dos politiqueiros!

    ResponderExcluir
  6. Se eu fosse advogado e jurista daria uma opinião balizada da lei com suas várias interpretações e suas dúvidas com suas brechas.

    Quantos prefeitos e deputados já foram cassados e quando chegam nas últimas instâncias foram absolvidos por falta de provas.

    Eu fui denunciar a compra de votos por parte dos apostadores da política em Lagoa do Ouro.Cheguei diante de um servidor da justiça e disse.Caso um eleitor venha aqui e diga eu recebeu 50 reais para votar no candidato fulano de tal? Fica a palavra dele contra a sua.Cadê a prova?

    Cheguei diante do Juiz e lhe disse.Dr.juiz estar havendo apostas e por trás das apostas existem as compras de votos.Ele me disse você tem provas? Somente agimos em cima de provas.

    Para a lei dúbia brasileira tem que ter provas.0 Triplex é ou não é do Lula? É mas eu tenho convicção ? E é assim que funciona o direito penal brasileiro?

    Tudo fizeram para cassar a Prefeita de Capoeiras,de Correntes,de Lagoa do Ouro e de São João e de tantos outras cidades do Brasil e no final não deu em nada.Esta é a imagem que eu tenho do direito eleitoral.

    0 único vereador que eu vi ser cassado porque mudou de partido foi Edson Lopes Cavalcante em Lagoa do Ouro.0s outros de vereadores e deputados e prefeitos puseram uma pedra em cima e ficou por isso mesmo.Um exemplo foi o Deputado Federal Cadoca do Recife.

    Existem tantas as brechas na lei que o Dr. Gilmar Mendes chegou a dizer que "quem fizeram e aprovaram a lei da ficha limpa estavam todos bêbados.

    Dr. Gilmar Mendes é o juiz do bem e do mal e tem tomado decisões contra as decisões do Dr. Sérgio Moro com sua operação lava jato parcial e seletiva que tem deixado a imprensa totalmente desnorteadas com suas prisões arbitrárias tal e qual quando prendeu o Lula de forma coercitiva e quando vazou as conversas entre Lula e Dilma ilegalmente contrariando as leis brasileira.Qualquer vazamento de diálogo entre o Presidente e alguém ilegal.

    ResponderExcluir
  7. "Tão certo quanto, no Brasil, dois e dois são cinco, é batata que você não verá a juíza Luciana Corrêa Tôrres de Oliveira, da 2ª Vara de Execução de Títulos Extrajudiciais do Distrito Federal, no Jornal Nacional", diz o jornalista Kiko Nogueira, no Diario do Centro do Mundo; "Primeiro, porque Luciana fez algo que joga por terra a narrativa da criminalização antecipada de Lula no caso do famoso triplex", diz; "Ela cumpriu a lei com provas e não convicções".

    A rede globo com seus ataques desde 2015 levou muito tempo para suas corrupções empresariais aparecerem nas telas das outras televisões e revistas.Cadê a capa da veja " REDE GLOBO ENVOLVIDA NOS ESCÂNDALOS DO FUTEBOL NACIONAL E INTERNACIONAL"

    ResponderExcluir
  8. SE JÁ NÃO BASTASSE O BRASILEIRO TER ATURADO POR 5 ANOS E TANTO A ANTA TONTA, ALÉM DO HEPTARRÉU E VIGARISTA DO LULA, AGORA APARECE ESSA TAL DE GLEISI “NARIZINHO, “COXA” AMANTE” QUE ESTUPROU OS ARTIGOS 17 E 18 DA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL AO AFIRMAR QUE, “para prender Lula, vai ter que matar muita gente”.

    FICA ÓBVIO E ULULANTE QUE ELA DEVERIA SER CHAMADA NA GRANDE E LEVAR UMA TREMENDA COMIDA DE RABO EM RAZÃO DOS ARTIGOS ACIMA CITADOS SÃO CLARÍSSIMOS. SENÃO VEJAMOS:

    —Tentar mudar, com emprego de violência ou grave ameaça, a ordem, o regime vigente ou o Estado de Direito.
    —Tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados.
    —O parágrafo único da mesma LSN diz que, “se do fato resulta lesão corporal grave, a pena aumenta-se até a metade; SE RESULTA MORTE, aumenta-se até o dobro”.

    P.S1.: – Não é possível que nossa justiça continue tolerando os abusos verbais e irresponsáveis dessa sujeita do PT, que é uma sem vergonha barraqueira e arruaceira, baixa, e totalmente desequilibrada, sem a menor condição moral e intelectual de ser senadora!!! A ré da lava jato que bota ponta no marido e insinua matar os desembargadores do TRF-4 tem que ser chamada às falas, já passou da hora!!!

    P.S2.: - A bandidagem petralha pode até ameaçar “MATAR GENTE”, como anunciou a presidente do partido, senadora GLEISI “NARIZINHO, “COXA” AMANTE”, mas o destino de Lula já está traçado e muito bem traçado...

    P.S3.: - O mi-mi-mi OU o blá-blá-blá do PT é a agonia de um tempo que vai ficando para trás. E 24 de janeiro de 2018 será lembrado como o dia em que a justiça condenou o enganador/falador/enrolador/mentiroso/sem vergonha e sem virtude que se achava acima da lei.

    P.S4.: - Tem gente já se preparando para votar nulo em outubro, já que não vai ter seu BANDIDO DE ESTIMAÇÃO entre os elegíveis...




    ResponderExcluir
  9. CADEIA SEM LULA É GOLPE!!!


    P.S.: - O tempo não para... Tic tac... Tic tac... Tic tac... só faltam apenas 7 dias para o LULA ir preso e o Brasil ressurgir das cinzas. Só assim nascerá um outro país!!! Contagem regressiva pelo horário de verão: Tic tac... Tic tac... Tic tac... Minha metralhadora cheia de mágoas / Eu sou um cara / o TEMPO NÃO PARA... A tua piscina tá cheia de ratos / Tuas ideias não correspondem aos fatos / O TEMPO NÃO PARA... TIC TAC, TIC TAC, TIC TAC...

    ResponderExcluir
  10. Creio eu que quase ninguém lê certos comentários repetitivos... Exemplos - (Hoje: 8h40; 6h26. Ontem: 19h39; 17h03; 16h38 e 15h08.) - ABJETOS e DESPREZÍVEIS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr.José Fernandes Costa,joguei muita bola pelo IAC e a seleção de Garanhuns DE 1977 a 1979 e eu gostava de passar a bola para 2 homens que admirei demais jogando,Bertinho e Heleno da Aga para fazerem gols.Temos que passar a bola para quem sabe fazer gol e o Heleno driblava e sabia também fazer gols.E esse homem se chama LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

      Excluir
    2. Prezado Professor ZECA BARBOSA-LAGOA DO OURO-PE (8h27): Tenho muito respeito pelas palavras que você aqui escreve... Em 98% delas, eu assino em baixo, em público e raso! - Por isso, no meu comentário acima, onde citei datas e horários, NÃO constam as horas e datas dos seus comentários! - Por fim, por tudo isso que você diz; e mais outros dizeres que eu não li, SÓ TENHO A SAUDÁ-LO E CUMPRIMENTÁ-LO... Forte abraço, do amigo: José Fernandes Costa = Zé Fernandes. /.

      Excluir
  11. LUCIANO HUCK – LULA - DILMA – TEMER - FAUSTÃO – BOLSONARO – XUXA – RODRIGO MAIA – ADVOGADO DO LULA(ZANIN) - GILMAR MENDES – GLEISI HOFFMANN – “CANTORA” ANITTA – O “XÁ DE XUXÚ” GERALDO ALCKMIN - CARLINHOS BROWN e o PICARETA do José Fernandes Costa... O MUNDO SERIA BEM MELHOR SEM ELES!!!

    P.S1.: - Como diria Shakespeare, há algo de podre nos comentários chifrins, xoxos e insossos do picareta JOSÉ FERNANDES COSTA...

    P.S2.: - Olha, picareta José Fernandes Costa, sábado de manhã me encontrei com um casal sessentão no recinto do Banco do Brasil e eles me falaram: Altamir!!! Quando chego em casa à noite que visito o Blog de Roberto Almeida, só leio seus bons artigos políticos se lá embaixo já tiver comentários. Observo se são seus, aí volto ao texto leio-o por completo e depois me saboreio com seus comentários e em seguida chamo minha mulher para fazer o mesmo...

    ResponderExcluir
  12. com relação ao comentário 19 de janeiro de 2018 13:38,

    Isto é pra gente se mijar-se de tanto se rir-se com tanta precisão das datas e horários. Parece que tem gente que caiu da cama e acordou mijado...


    ResponderExcluir
  13. Neste final de semana ao lado da minha mãe,Iracema Carvalho da Luz,com 87 anos me conectei para assistir um video em que REINALDO AZEVEDO,jornalista e advogado fez uma breve explanação sobre a condenação do Dr.Sérgio Moro em cima do triplex do Guarujá.

    Mostrou com muita clareza e conhecimento de causa e efeito de que realmente o juiz condenou sem provas.Reinaldo Azevedo quando esteve a serviço da rede globo e veja foi quem criou o termo petralhas para atacar os petistas e os não petistas,mas que votam no Lula.

    Quando não temos o conhecimento total da matéria e o tema,torna-se necessário ouvir as palavras de quem foi contra ao Lula,mas que estar a favor do direito.Condenar sem provas? Cadê as provas?

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA