PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GIVALDO INSISTE NA VOCAÇÃO TURÍSTICA DE GARANHUNS

Ao reunir parte expressiva da imprensa de Garanhuns para uma entrevista coletiva, o empresário Givaldo Calado terminou por promover um debate inteligente e saudável sobre a cidade. Tanto respondeu as perguntas que lhe foram formuladas, quanto deixou os presentes à vontade para expressar suas opiniões, cada um colaborando como quis com a discussão, que foi de alto nível, sem resvalar em nenhum momento para a politicagem muito menos para a baixaria.

Givaldo começou falando sobre Garanhuns, lembrando de administrações passadas e das tentativas de se implantar indústrias no município. Os distritos criados não prosperaram, fábricas que se instalaram décadas atrás depois preferiram migrar para outros centros, ficando a cidade à mercê do comércio e dos atrativos turísticos.

Na visão do empresário Garanhuns está mais vocacionada mesmo é para o turismo, por conta de ter “o melhor clima do Brasil”, dos seus diversos atrativos, que a tornam uma das cidades mais belas do interior, da geografia privilegiada e do seu patrimônio arquitetônico e cultural.

Ele lamentou, porém, que alguns pontos turísticos da cidade estejam sem receber os devidos cuidados do poder público, caso do Parque Ruber van der Linden (Pau Pombo) e do Cristo do Magano, que além do mais se tornou um lugar inseguro de ser frequentado.

A opinião de Givaldo terminou sendo endossada por vários dos presentes, como a blogueira Selma Mello, que criticou o fato do município não ter mais uma Secretaria de Cultura. Segundo ela, esse setor passou a viver engavetado na área do Turismo, que a seu ver também não funciona muito bem. “A Secretária trabalha engessada”, frisou.

Adriano Tenório, que embora não integre os quadros da imprensa é um quadro pensante de Garanhuns e escreve bastante pelas redes sociais, lamentou que o município em alguns pontos vive os mesmos problemas de décadas passadas, criticando também órgãos como a Associação Comercial e a Câmara dos Dirigentes Lojistas, que no seu entender hoje colaboram pouco com conquistas para a cidade.

Saulo Paes, jornalista e produtor de eventos, disse que Garanhuns não pode viver do passado e atualmente, mesmo em meio a situação de dificuldade do país, está crescendo e conquistando novos empreendimentos importantes a cada ano ou mesmo a cada mês.

O jornalista citou algumas empresas que vão abrir as portas na cidade nos próximos dias, e posteriormente divulgaremos o nome de todas elas.

Outro ponto levantado na coletiva, que fez parte do debate, foi o Festival de Jazz de Garanhuns, que deixou de ser promovido quando era um evento que atraía turistas no período de carnaval e estava crescendo a cada ano.

Há três anos que o Festival de Jazz é realizado na cidade de Gravatá.

Segundo Givaldo, no último ano desse evento a taxa de ocupação dos hotéis locais chegou perto dos 90% e depois que o festival foi cancelado a mesma taxa ficou pouco acima dos 40%.

“E não eram só os hotéis que ganhavam, pois cada turista quando vem para cá gasta em média R$ 400 ou mesmo R$ 500, favorecendo os restaurantes, as lanchonetes e os setores informais da economia”, comentou Givaldo.

Outro ponto que o empresário voltou a defender - uma luta sua de muitos anos - é que os grandes shows do Festival de Inverno, com os medalhões da música nacional, seja realizados nos finais de semana, de maneira que o evento possa ter 30 dias de duração.

Ele lembrou que a Magia do Natal, realizada com sucesso pela Prefeitura, este ano passou dos 50 dias, atraindo turistas à cidade durante oito finais de semana.

Tanto o proprietário do Hotel Palace, onde se deu o encontro, quanto os participantes defenderam que Garanhuns necessita de mais investimentos e poderia estar crescendo num ritmo maior se houvesse um esforço comum dos governos estadual e municipal, dos empresários e outros setores.

Estiveram presentes na coletiva de Givaldo Calado os seguintes profissionais ou veículos de comunicação:

Rádio Sete Colinas (Erivaldo Gomes e Iolanda Oliver)
Rádio Marano (Gabriela Sady, repórter do programa Falando com o Agreste
Jornal Cidade
Jornal O Columinho
Saulo Paes
Selma Melo
Gidi Santos
Josália Pimentel
Augusto César.


A jornalista Ezandra Ribeiro, Assessora de Imprensa de Givaldo Calado, coordenou os trabalhos.

*Foto: Gidi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA