PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

FESTA DE SÃO JOSÉ DE CAPOEIRAS TERÁ MÚSICA RELIGIOSA, QUERMESSES, PASTORIL E REISADO

Por Junior Almeida

A programação do mês de março da Festa de São José de Capoeiras 2018, que acontecerá de 10 a 19 de março, está em fase de conclusão, e como vem acontecendo a alguns anos, separada a parte religiosa da profana. As homenagens ao santo padroeiro do município já vêm acontecendo desde maio do ano passado, depois que foram escolhidos pelos paroquianos dez casais como presidentes da festa deste ano. A cada dia 19 de cada mês vem sendo celebrada uma missa em homenagem a São José, onde a benção final da celebração é dada na casa de um casal presidente, que recebe a bandeira do pai adotivo de Jesus, guardando-a em casa até o mês seguinte.

Um vez por mês também o pároco local, monsenhor José Augusto, se reúne com a equipe de presidentes para discutir os detalhes da maior festa religiosa de Capoeiras. Tudo é decidido entre o padre e as pessoas envolvidas nas festividades. Por exemplo, ficou acordado em um dos últimos encontros, que no encerramento da festa no dia 19 de março, a Banda Santa Cecília de São Bento do Una irá acompanhar a procissão de encerramento e que o cantor religioso Antônio Cardoso, “o amigo de fé”, virá se apresentar na cidade logo após a missa final. Nos dois finais de semana da festa também terão quermesses e atrações culturais, que farão parte da programação. A Banda do Colégio Diocesano de Garanhuns vai se apresentar na noite do dia 11 de março e um pastoril da região já foi contactado para vir à Capoeiras, bem como o tradicional reisado da Vila Maniçoba, que se apresenta na noite do dia 18, também depois da missa.


SOBRE O REISADO

Conta a tradição que Folia de Reis, Festa de Santos Reis ou simplesmente Reisado é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore, praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias, o Menino Jesus Cristo, para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

Na Vila da Maniçoba, município de Capoeiras, já na divisa com São Bento do Una, existe um desses grupos folclóricos há mais de 70 anos. Tudo começou com o Mestre Osvaldo Mendes e continuou com Manoel José de Araújo, o Manoel Livino, um dos moradores mais antigos e mais respeitados daquela povoação, que já está passando seu posto para o Mestre Diniz.

Mestre Livino com o seu REISADO DA MANIÇOBA já se apresentou em Recife, Garanhuns, São Bento do Una, Caetés, Venturosa, Arcoverde, Paranatama, e claro, sua terra Capoeiras. Seu Manoel, que está à frente do grupo há mais de quatro décadas, conta ser prazeroso se apresentar para as pessoas que dão valor à cultura popular, mas lamenta que alguns contratantes da brincadeira não tenham compromisso com o que foi acordado no momento em que convidam o grupo para se apresentar.
Já teve lugar que a gente se apresentou, que só pagaram o que prometeram depois de seis meses. Disse Mestre Livino.

O brincante se lamenta também que já houve um caso que determinado político (de nome e local não revelado) mandou que ele comprasse tecidos para fazer as roupas de todos os componentes do grupo, que passam de vinte, que a despesa seria por sua conta, mas que na hora de pagar, não honrou o que prometeu, sendo necessário fazer um empréstimo consignado de sua parca aposentadoria, para pagar o vestuário do reisado.

A Festa de São José 2018 com atrações culturais tem tudo para ser um evento grandioso, como deseja a Igreja e os fiéis. Os últimos detalhes da programação religiosa ainda estão sendo fechados e assim que isso aconteça, estaremos divulgando no blog em primeira mão, bem como a parte profana da festa, essa de responsabilidade dos poderes públicos. Com a atual crise financeira por que passam os vários municípios brasileiros, até o momento em Capoeiras não se fala de atrações profanas para a Festa de São José deste ano, mas também assim que for confirmada os nomes que irão animar a festança, também noticiaremos em nosso blog.

*Fotos: 1- Antônio Cardoso; 2- Mestre Livino; 3- Reisado da Maniçoba em 1972; 4- mesmo grupo em foto recente.
**Fotos de 2 a 4 e colaboração no texto do professor Agostinho Jessé.
***Show do cantor Antônio Cardoso (aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA