GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

DEPUTADO PROPÕE PLANTIO DE SISAL EM CAPOEIRAS

Aliado em Capoeiras do vereador Ailton Lino (Piu), o deputado José Humberto (PTB) fez uma sugestão interessante, esta semana, ao Governo do Estado.
Ele opinou pela realização de um estudo para a implantação do plantio de sisal no município, em consórcio com a caprinocultura e a ovinocultura. Na sua visão se isso for feito poderá reforçar a receita dos pequenos e médios produtores de Capoeiras.
“Com uma excelente adaptação às condições climáticas do semiárido nordestino o plantio do sisal tem contribuído para impulsionar a economia de municípios da Bahia e da Paraíba, locais onde ocorre não apenas a plantação, mas também o beneficiamento da fibra das folhas que são destinadas majoritariamente à indústria de cordoaria”, disse o deputado.

De acordo com José Humberto,  o incentivo à plantação de sisal em Capoeiras pode ser uma alternativa viável para os agricultores locais, oferecendo-lhes mais uma alternativa de renda.

Para justificar, o parlamentar utilizou o exemplo e um lugar com condições climáticas semelhantes e que após a produção do sisal vem conseguindo ganhos socioeconômicos imensuráveis. “No Estado da Bahia, em específico, uma política de incentivo ao plantio desta cultura por parte de pequenos e médios produtores rurais tem produzido resultados estruturadores, sendo uma alternativa de renda significativa para aqueles que enfrentam longas estiagens”, exemplificou.

Originária da América do Norte, o sisal hoje é largamente cultivado na Bahia e na Paraíba. A partir do beneficiamento das folhas dessa planta são fabricados cordas, cordéis, tapetes, fios e outros produtos.

A indicação realizada pelo deputado foi encaminhada para a Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA