GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

CAPOEIRAS REALIZA ROMARIA DE FREI DAMIÃO

Por Junior Almeida

Começa amanhã (27) e vai até o domingo (28) em Capoeiras a Romaria de Frei Damião, que esse ano celebra os 20 anos da morte do religioso. O frade capuchinho tinha uma ligação estreita com o município de Capoeiras, pois além do carinho que recebia das pessoas do lugar, tinha no pároco local um grande amigo e seu confessor. Frei Damião realizou na cidade 22 das chamadas Santas Missões, todas elas tendo padre Geraldo, Geraldo que faleceu em janeiro desse ano, à frente da organização.

Ainda em vida, Frei Damião foi homenageado pelo povo de Capoeiras, através do prefeito da época, Zezinho Borrego, com a construção de um monumento composto de capela, estátua e cruzeiro, na Serra do Quati, próxima ao centro da cidade. Ainda na serra, está sendo construída uma igreja maior, que quando estiver terminada, terá Frei Damião como seu padroeiro, logo que saia a sua beatificação.

Uma curiosidade sobre o processo de beatificação de Frei Damião, que já está no Vaticano, é que nele consta o depoimento de duas pessoas de Capoeiras, que alegam terem sido curadas de doenças por intermédio do frade.
   


Esse ano a festa será coordenada pelo pároco local, monsenhor José Augusto, que esse ano vai coordenar pela primeira vez a tradicional festa sem a presença do colega de paróquia e amigo monsenhor Geraldo. O religioso em nome da paróquia convidou os fiéis. Disse monsenhor José Augusto:

CONVITE DA PARÓQUIA:

A paróquia de São José, em Capoeiras – PE, na Diocese de Garanhuns tem a grande alegria, de convidar vossa senhoria e família, para mais uma Romaria ao Monumento Frei Damião, a realizar-se nos dias 27 e 28/05/2017, Ano Mariano, por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba, aqui no Brasil; do ano do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, em Portugal e da Comemoração dos 20 anos da última Missão de Frei Damião em Capoeiras – PE.

Este ano nossa Romaria será ao mesmo tempo uma homenagem, aquele, que por 45 anos foi “O Grande Pároco de Capoeiras”, Mons. Geraldo Batista de Lima, de saudosa memória, que recentemente foi chamado à Casa do Pai. Ele grande companheiro de Frei Damião, nas Santas Missões e grande incentivador e organizador da romaria para o monumento a Frei Damião em Capoeiras – PE. Vamos celebrar com fé, esperança, amor, alegria e gratidão!

Capoeiras – PE, maio de 2017

Mons. José Augusto – 2º Pároco
E Equipe Organizadora da Romaria ao monumento Frei Damião.


PROGRAMAÇÃO:

Sábado, 27/05:

19h – Recitação do Terço de Nossa Senhora
19H – Santa Missa. Procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida até a Matriz, para cantar a ladainha.

Domingo, 28/05:

08h – Confissões e Recitação do Rosário
10h – Santa Missa
11h – Adoração do Santíssimo Sacramento, seguida da Benção.
15h – Recitação do Rosário

16:30h – Santa Missa seguida de arrastão jovem com um Trio Elétrico até a matriz com louvor com Ministério Jovem da RCC de Capoeiras e Equipe RCC Diocesana até as 20h.

*Fotos: 1- panfleto da romaria; 2- aniversário de Frei Damião na década de 1970 comemorado em Capoeiras; 3- Frei Damião com padre Geraldo e pessoas da cidade; 4- igreja em construção na Serra do Quati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA