Pesquisa do Instituto Fecomércio-PE apresenta
grande número de adeptos ao e-commerce e insegurança como ponto negativo
O Instituto Fecomércio-PE realizou pesquisa durante
a Feira do Empreendedor, em Caruaru, para captar a experiência dos
participantes do evento em compras pela internet. Segundo o estudo, 74% dos
entrevistados compram ou já compraram pela internet, enquanto apenas 24%
revelaram que nunca compraram via comércio eletrônico.
Dos que já experimentaram esta forma de comércio, a
justificativa pela opção está no preço mais baixo dos produtos, representando
63% das respostas. Este é um movimento já observado em grande parte das lojas
on-line, já que estas realmente oferecem preços mais acessíveis.Esse formato
acontece porque há um baixo custo exercido pelo estoque físico e também há o
encurtamento das relações de negociação, fazendo com que tudo possa ser resolvido
pela internet, sem ser necessário o cliente se deslocar até a loja.
A pesquisa também apontou artigos mais procurados
no comércio eletrônico. Entre eles estão os itens de moda e acessórios (47%),
celular e telefonia (46%) e livros e revistas (38%). Em seguida, a escolha está
na compra de atividade turística, como passagem aérea e hospedagem (32%),
eletrodomésticos (28%), Informática (28%), cosméticos e perfumaria (27%) e
eletrônicos de áudio e vídeo (25%).
Dentre as opções de equipamentos para realizar a
aquisição de produtos, notebooks e computadores convencionais foram citados
pela maioria. Entretanto, a compra através dos smartphones também é
expressiva. Segundo o estudo, 40% dos e-consumers no evento disseram
comprar através deste dispositivo e é este movimento que faz com quealgumas
lojas virtuais criem aplicativos as vendas online.
Apesar do sucesso do e-commerce entre os
consumidores, a falta de conhecimento sobre segurança nas transações é fator
que impede a expansão do comércio eletrônico. A insegurança nas formas de
pagamento e nos sites de venda (53%) foi o principal ponto que não os fazem
comprar pela internet. Além disso, a falta de contato com o produto (48%)
também foi fator citado entre os que não utilizam o serviço.
(Oficina
Comunicação)
AVISO AOS USUÁRIOS de cartões de crédito: - Na última sexta-feira, recebi ligação em casa, de u'a mulher que se disse ser do Depto. de Segurança do ItaúCartões!!! - Perguntou-me a "simpática jovem" se eu havia feito uma compra de R$3.150,00 na loja X. Respondei que NÃO !!! - Ela, então, disse que meu cartão havia sido clonado. E que precisava ser bloqueado urgentemente. Porque a compra estava "em análise". - Eu disse: bloqueie agora!!! - Foi quando ela disse que eu digitasse todo o número do cartão e mais a SENHA no meu teclado. - E eu: "Você tem na sua tela todos os meus dados." Diga quais foram as últimas compras que constam aí no seu sistema. E me passe o número do meu cartão para eu confirmar ou negar. - E ela: "Mas eu não tenho acesso... " - E fez outras exigências... Pedi que ela ligasse para mim duas horas depois, porque eu iria falar com ItaúCartões pra tirar a história a limpo... Ela esperneou e disse que demoraria muito e que a compra estava em análise etc. - Desliguei e liguei para o Itaú. - Trata-se de ESTELIONATÁRIOS que agem mais e mais nos finais de ano. - FICA O ALERTA !!! /.
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