PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O RACISMO EM MONTEIRO LOBATO

ESPECIAL - Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, fez o Curso de Direito na capital paulista e ainda atuou como promotor. Foi também fazendeiro e editor de livros, além de militante de causas nacionalistas, como a denominada “o petróleo é nosso”.

Ficou conhecido, mesmo, foi como escritor pioneiro de histórias infantis, principalmente com a obra “O Sítio do Pica Pau Amarelo”.

O livro mais famoso de Lobato foi adaptado para a televisão várias vezes, a primeira ainda na época da TV Tupi. Na Globo, foi um sucesso durante décadas.

Mas se os livros infantis de Lobato lhe renderam prestígio e reconhecimento, geraram também polêmica.

Alguns críticos viram atitudes racistas do escritor na apresentação de personagens como Tia Anastácia, que é comparada a uma macaca em um dos seus romances.

Para botar “mais lenha na fogueira” a Revista Bravo publicou, tempos atrás, cartas inéditas do autor paulista em que ele defende a Ku Klux Klan americana, uma organização racista, integrada por brutamontes reacionários que queimavam as casas dos negros, espancavam e matavam as pessoas de cor.

Em outra carta ele se posiciona também a favor da eugenia, a purificação das raças, que foi praticada em larga escala pelos nazistas comandados por Adolf Hitler.

A discussão sobre o racismo de Monteiro Lobato vem de muitos anos e num dos últimos vestibulares da Unicamp, de São Paulo, foi incluído na relação de leituras para as provas o conto “Negrinha”, uma das histórias para adultos do escritor nascido em Taubaté. Possivelmente os professores que adotaram o texto queriam alimentar a discussão.

“Negrinha”, porém, é mais a uma crítica ao espírito de escravidão que continuava no Brasil mais de duas décadas após a abolição. O livro, que inclui outras histórias com a mesma temática foi publicado em 1920.

O conto título é muito bom e nele Lobato faz uma crítica mordaz a uma senhora branca que trata uma pobre menina de cor, órfã, como a um animal.

Era "caridosa, bondosa, amiga dos padres", mas tinha esse comportamento terrível em relação à negrinha, que nem mesmo teve direito a um nome em sua curta existência.

Quanto à negra Anastácia, do Sítio do Pica Pau Amarelo, tudo indica que foi criado para homenagear uma empregada dos pais de Monteiro Lobato, com quem ele conviveu na infância.

Assim, o escritor seria simpático ao personagem e alguns termos usados com relação à tia no livro “Reinações de Narizinho”, considerados racistas, poderiam representar o contexto da época ou mesmo uma crítica velada a quem comparava os negros aos macacos.

O que pesa mais contra o respeitado romancista são as tais cartas. Mas quem sabe Lobato abraçou algumas ideias reacionárias e preconceituosas num período equivocado, podendo depois ter revisto seus conceitos? Afinal de contas personagens importantes da História do Brasil, como Dom Hélder Câmara, que chegou a ser chamado de “o bispo vermelho”, na juventude foi integralista, um movimento de extrema direita criado no país que flertou com o fascismo da Itália e o nazismo alemão.

É triste admitir as posições racistas de Monteiro Lobato, o escritor que encantou as crianças do Brasil com seus livros, o homem que defendeu o país contra trustes estrangeiros e que chegou a ser preso por suas posições políticas avançadas,  na ditadura de Getúlio Vargas.


De todo modo, se ele foi infeliz em alguns momentos de sua vida e escreveu cartas que comprometeram sua imagem de pessoa correta e justa, em sua obra ele permanece grande e mesmo o conto “Negrinha”, é uma pequena obra prima que mais parece um libelo contra os racistas do que o contrário.

8 comentários:

  1. É muito preconceito para com os pobres macacos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse odio que você nutre contra os negros,um dia vai escapar da sua boca,por enquanto é só uma leve ironia o que você escreveu acima,mas como diz o dito popular;a boca fala do que o coração está cheio.A justiça do homem consegue ser driblada,mas com a justiça de Deus não se brinca,cuida de retirar essa nojeira do teu coração Ewerton Souto,estai
      s correndo o risco de perder teu bem mais precioso.

      Carlos Vitor Boa vista Garanhuns

      Excluir
    2. Qual foi o ódio contra negros seu idiota? Vai aprender a ler analfabeto!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. O odio esta nas entrelinhas,você sabe disso,não é a primeira vez que percebo isto em seus textos.No minimo seu comentario foi desnecessario e com certeza não edificante por tanto da proxima vez cale se,pra não escrever m...

      Carlos Vitor

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Monteiro Lobato (1882 / 1948) e Gustavo Corção (1896 / 1978) são contemporâneos. - Não sei se Lobato era "católico fervoroso", tal como era Corção. - O certo é que ambos foram polêmicos e, como escritores, suas obras nunca me fascinaram. - Corção era fanático, radicalmente, católico. - Lobato, irônico escravocrata. /.


    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA