PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

PRAÇA DA PALAVRA TEM EXPOSIÇÃO DE BONECAS

Por Junior Almeida

Betânia Pedrosa é uma ativa defensora da história e da cultura do município Correntes, que tem um hobby não muito convencional de colecionar bonecas. Professora aposentada, filha do ex-prefeito Antenor Pedrosa, Betânia já foi secretária de cultura, educação e também vereadora. Quando tinha 5 anos de idade, ganhou do seu pai sua primeira boneca, a qual colocou o nome de Kátia. Depois veio a Tereza e a partir da terceira, a menina Betânia resolveu homenagear uma pessoa conhecida com o nome da boneca. A escolhida foi a filha de uma empregada antiga da família, e a boneca recebeu o nome de Dionéia. Daí não parou mais. Hoje em dia são 93 bonecas, todas vestidas pela ex-professora de maneira impecável. É a alta costura em miniatura, que faz simples brinquedos virarem obras de arte.


Celebridades como Carmen Miranda, Hebe Camargo e Gisele Bündchen emprestaram seus nomes as bonecas de Betânia, além de familiares e amigas as quais a ex-professora diz amar. Tem bonecas com nome de amigas, filhas, netas, avós e até da sogra de Betânia. Segundo ela, as pessoas que foram homenageadas com seus nomes nas bonecas, se sentem extremamente felizes. Ela nos relatou um caso em que ganhou uma boneca careca, e depois de confeccionar uma roupa nova para a peça, deu o nome de uma amiga que estava com um grave problema de saúde, e tinha perdido os cabelos. Betânia diz que a amiga chorou de emoção com a homenagem.



Essa coleção estará exposta hoje na Praça da Palavra a partir das 17 horas, dentro da programação do 26° Festival de Inverno de Garanhuns, onde no auditório do local Betânia Pedrosa fará uma palestra contando a história de cada peça da sua coleção. O evento deverá ser bem concorrido, pois se os muitos amigos de Betânia, ou parte dos mais de trezentos afilhados da célebre correntina forem à Praça da Palavra, o lugar ficará pequeno pra tanta gente.
*Fotos: 1; colunista Kitty Lopes com Betânia Pedrosa. 2 e 3; parte da coleção da ex-professora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA