PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GLÓRIA PIRES DÁ UM CHUTE NA LOUCURA

CULTURA E HISTÓRIA - Fernanda Montenegro há décadas é considerada a melhor atriz do Brasil. Uma espécie de rainha, com trabalhos relevantes no teatro, cinema e televisão.
Mas a nossa diva nos palcos está com mais de 80 anos e embora continue atuante e soberana, há de se pensar em quem vai suceder sua majestade quando ela se aposentar.
Um bom palpite é Glória Pires, natural do Rio de Janeiro e que como a outra há décadas vem encantando os brasileiros e alguns estrangeiros (já que alguns trabalhos seus extrapolaram fronteiras) com interpretações marcantes em filmes, novelas e peças teatrais.
Glória já provou seu talento em novelas como Vale Tudo, O Rei do Gado, Guerra dos Sexos e Anjo Mau.
Brilhou mais ainda no cinema com suas participações de destaque em A Partilha, O Quatrilho, Flores Raras, Lula – O Filho do Brasil e Se Eu Fosse Você, este último uma comédia em que contracena com Tony Ramos e devido ao sucesso que fez teve uma sequência.
O filme, contudo, que a meu ver consagra de vez a competência da artista é “Nise – No Coração da Loucura”, lançado no país em 2015, com direção de Roberto Berliner.
É uma das melhores produções nacionais das últimas décadas, contando a história incrível de Nise da Silveira, uma médica psiquiatra que já nos anos 40 lutava para humanizar o tratamento dado aos doentes mentais.
Mulher determinada, se posicionou de forma radical contra os tratamentos psiquiátricos adotados na época (e ainda hoje em alguns locais), não aceitando os eletrochoques, a lobotomia (intervenção cirúrgica no cérebro) e a insinuloterapia.
No filme encontramos uma Glória Pires envelhecida de propósito, fazendo com perfeição o papel da médica.
A psiquiatra fez uma revolução no Hospital Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, substituindo os métodos violentos de tratar com os loucos pela atenção, o amor e a ocupação dos pacientes com trabalhos artísticos, especialmente a pintura e a escultura.
O retorno foi além do esperado, muitos dos internos se revelaram verdadeiros artistas e seus trabalhos foram expostos em galerias importantes e ainda hoje fazem parte do acervo de museus do Rio de Janeiro.
O trabalho de Nise da Silveira, criticado pelos colegas médicos que defendiam a violência no tratamento da loucura, foi reconhecido por Carl Jung, talvez o psiquiatra mais renomado do mundo depois de Freud.
“Nise – O Coração da Loucura” é um filme ótimo, bem acima da média do que se tem feito no Brasil nos últimos tempos.
Embora seja bem dirigido, tenha um bom roteiro e o elenco como um todo seja merecedor de aplausos, não podemos deixar de reconhecer que o brilho maior do longa está na atuação impecável de Glória Pires, talvez hoje a melhor atriz do país depois de Fernanda Montenegro.

Um comentário:

  1. "...MUITO TOCANTE, TRISTE NÉ? MUITO TRISTE, MAS ASSIM, IMPORTANTE NÉ TAMBÉM?..."

    ESPERO QUE ELA TRABALHE TÃO BEM QUANTO NA APRESENTAÇÃO DO OSCAR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PARA MATAR DE RIR....

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA