PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

UMA AULA DE HISTÓRIA

Esta semana publicamos aqui um texto da garanhuense Sthefanny Lins que viralizou nas redes sociais. Para nossa grata satisfação, ficamos sabendo que a partir deste blog, o texto chegou longe, inclusive em grupos de WhatsApp de que fazem parte grandes nomes da política nacional. A internet é mesmo uma ferramenta fantástica para diminuir as distâncias. Do Sul do país nos chegou outro texto bem interessante que mostra de forma resumida e simples um pouco da História do Brasil, desde o seu descobrimento. Abaixo o texto de Rita Roldão (foto 2), historiadora gaúcha:

Mas, Rita, nem parece que você estudou tanto para defender o indefensável?"
Então, estudei muito, o bastante para saber que quando as caravelas por aqui chegaram, trouxeram todo o tipo de bandido para colonizar o Brasil. Depois, fatiaram o país e criaram as capitanias hereditárias, algumas vivas até hoje na mão da família Sarney. Em seguida, um REI, fugindo de Napoleão Bonaparte, abandona Portugal à própria sorte e vem ser imperador por essas bandas, fundando o Banco do Brasil com dinheiro roubado dos cofres de lá. 

Estudei o suficiente para saber que no século XVIII enforcaram e esquartejaram um cara que lutava por liberdade e que foi condenado através do que chamaríamos hoje de delação premiada. Sei também de um outro cara, que em Canudos quis recomeçar com sua comunidade, implantou um sistema auto suficiente onde todos podiam plantar, colher, trabalhar e que as tropas da recém criada república dizimaram, não sobrou uma única pessoa viva em canudos. Estudei o bastante também para saber que a abolição da escravatura não foi nada além de uma jogada de mercado, influenciada e financiada pelos cofres ingleses e que a proclamação da república não foi um ato de reconhecimento do clamor do povo, mas uma jogada de gabinete que levou os militares ao poder pela primeira vez. 

Não esqueçamos que nosso primeiro presidente da república foi um marechal. Depois disso, sei também que até 1930, paulistas e mineiros se alternavam no poder, numa clara afronta à democracia até que Getúlio Vargas toma o poder, não nos levando a uma democracia, mas a uma ditadura até 1945 quando finalmente as pessoas puderam votar e o elegeram presidente, e ele acabou morrendo sendo chamado de o "maior corrupto da história" e até hoje a História se divide entre os que acreditam e os que não acreditam nisso. Em seguida João Goulart, que lutava pela reforma agrária, reforma política, melhores condições de trabalho, defesa do 13º salário, foi deposto pelos militares como o "maior corrupto da História do Brasil. 

Então mergulhamos em 21 anos de ditadura, de mortos, desaparecidos políticos, famílias dizimadas pela fome, falta de comida no super prá comprar, inflação de 83% ao mês, fim das liberdades políticas para o cidadão, corrupção na construção da Transamazônica, do Riocentro, desvios já na Petrobrás, concessões de rádio e TV para algumas poucas famílias, entre elas os Marinho, enriquecimento ilícito de empresários, financiamento de golpes no Chile e no Uruguai através de bancos estadunidenses... dinheiro na mala... e por aí vai... Com o fim da ditadura, vieram os gatilhos do Sarney e então enfrentávamos inflação entre 70 e 73% ao mês. 

Até que chegou o "caçador de marajás" que renunciou sob denuncias de caixa 2 na campanha, tráfico de influência e cassação da poupança. Chega a vez de o intelectual governar por 8 anos o país e vieram as privatizações, 100 bilhões desviados da Petrobrás e que segundo o seu herói juiz Moro, "não vem ao caso". A venda da Vale do Rio Doce para a Samarco sob fortes indícios de irregularidades que nunca foram investigadas, que foram arquivadas. Sei também, através de meus estudos, que só em 1995, governo FHC, 5.000.000 de nordestinos morreram de fome, mas tudo bem é no nordeste né? Por isso Betinho saiu pelo Brasil na campanha Brasil sem fome. 

Internacionalmente, tinha governante que achava que o Brasil ficava na África por sermos semelhantes aos países mais pobres daquele continente. E ninguém bateu panela por isso. Ninguém bate panela pelos 55.000 jovens negros mortos pela polícia todos os anos, ninguém bate panelas pelo fim do estupro das mulheres (1 a cada 1,3h no Brasil), ninguém bate panela pelos índios mortos no Pará e no Mato Grosso pelos latifundiários do gado, ninguém bate panela pedindo e prisão de Aécio Neves, já citado na lava jato 6 vezes em diferentes delações. Ninguém bate panela pedindo a aceleração do processo de afastamento de Eduardo Cunha da câmara de deputados. Ninguém bate panela pela prisão de Paulo Maluf. 

Ninguém vai pra rua pedir justiça pelo pedreiro ou pela doméstica negros mortos covardemente pela polícia. Batem panela e vão para a rua contra as cotas que colocaram os negros em ambiente branco, nas universidades. Batem panela contra os 36.000.000 de brasileiros que saíram da extrema pobreza, tirando o Brasil do mapa da fome mundial. Batem panela contra o Prouni, batem panela para o luz para todos que levou energia elétrica para o sertão, batem panela contra a transposição do São Francisco, que começou este ano a levar água para os confins do nordeste. Batem panela para o Minha Casa Minha Vida, que deu um pouco de moradia digna para quem vivia em condições sub-humanas. 

Batem panela para o crédito rural que baixou o juro para o pequeno agricultor. Batem panela para os 4 anos de IPI 0% na compra de automóveis. Batem panela para o Ciência Sem Fronteira que está levando nossos universitários para complementarem seus estudos nas melhores universidades do mundo. Batem panela para a Polícia Federal livre para investigar, e só por isso Lula está sendo investigado. Enfim, não defendo a pessoa do Lula, até porque NADA foi provado, TUDO ainda está sendo investigado e se for comprovado ele será sim julgado, independente da instância. 

Defendo, tudo o que a massa de manobra da Globo e da elite raivosa está querendo comprometer. Defendo um projeto de país livre do FMI, um projeto que tem muito a avançar, porque ainda há muito o que fazer, na segurança, educação, saúde que estão sim, muito precárias, mas que se a gente não tivesse perdendo tempo na frente do Jornal Nacional, poderíamos estar lutando para arrumar. Porque um executivo que tenta trabalhar com um legislativo podre como o nosso é como uma mãe que trabalha o dia inteiro pros filhos jogarem a comida da panela fora só para bater no fundo. Não confundam as coisas. Não defendo bandido, mas também não lambo bota de uma elite que não odeia, ela terceiriza o ódio e é isso que vemos agora. Tem gente que sai de camiseta vermelha na rua e apanha dos que vestem a camiseta da corrupta CBF, enquanto os que não agüentam mais ficar longe do poder estão sentadinhos na frente do Bonner tomando seu scotch 12 anos. 

Sim, a casa grande surta quando a senzala aprende a ler, e a gente aprendeu, e se tivermos que cair, vamos cair lutando, porque sabemos a diferença entre sermos os coitadinhos e os protagonistas da História. Não aceitamos mais as migalhas dos caridosos, queremos justiça social e é isso que os poderosos não estão agüentando, pobre protagonizando sua história. Pobre em aeroporto, pobre comprando carro, pobre comprando casa, filho de pedreiro virando médico, pobre indo a restaurante... etc... como disse a socialite Danuza coxinha Leão "Não tem mais graça ir a Paris porque agora você encontra o porteiro do prédio lá"... e isso incomoda, e muito. Sim, eu estudei, e gostaria de ter dois cérebros, para estudar ainda mais!!!

22 comentários:

  1. Só para começar a discussão...Fessora, a senhora nem deveria reclamar de os Portugueses terem trazido tantos bandidos, em suas caravelas para o Brasil, pois se não fosse isso a senhora nem existiria... Provavelmente você tem em seu sangue, correndo muita genética de BANDIDOS! Talvez por isso a senhora fale o que fala.

    ResponderExcluir
  2. João Goulart, que lutava pela reforma agrária, reforma política, melhores condições de trabalho, defesa do 13º salário, foi deposto pelos militares como o "maior corrupto da História do Brasil.

    - Lutar pelo 13º salário é um piada isso né???

    Uma aula de mentiras e deturpações da história isso sim!!!

    ResponderExcluir
  3. José Fernandes Costa24 de março de 2016 às 12:56

    ESSAS AULAS nós NÃO veremos NUNCA no jornalões dos grandes aproveitadores de todos os poderes!! - E TODOS SABEM quem são os oportunistas, ladrões e aproveitadores de todos os poderes!! - 2. Por isso que DIARIAMENTE LEIO ESTE BLOGUE!! - A internet tem muitas coisas ruins! – MAS TEM ESSAS COISAS ESSENCIAIS AO CONHECIMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA!! - E MUITAS PESSOAS NÃO têm acesso ao jornal impresso. - Essas pessoas que não têm acesso a jornais e revista impressos (as,) NÃO estão perdendo quase NADA!! - É ISSO. /.

    ResponderExcluir
  4. Quem se debruça em ler a história política,social e econômica do Brasil se depara com essas e outras realidades.

    São comparativos excelentes e necessários para reativar a nossa memória.Antes nada disso era possível.Graças ao advento da Internet hoje PODEMOS sim tomar conhecimento dessas e outras realidades de nossa Pátria chamada de Brasil.

    Quando sento no computador para executar minhas tarefas diárias e levo horas e mais hora lendo e trabalhando e, de vem em quando, tenho que parar para manusear o as páginas dos jornais,das revistas,dos blogs em geral,e assim, vem -me aquelas recordações.

    Por que é preciso ler os dois lados notícias.O que a rede globo não vinha fazendo.Mas depois dos movimentos sociais de 18 de março quando a Avenida Paulista em São Paulo se tornou palco das grandes passeatas tudo se transformou para melhor.

    As notícias foram dissipadas,os dois lados das notícias tiveram que serem mostradas para que eu e você pudéssemos ver os lados,cara e coroa.

    ResponderExcluir
  5. José Fernandes Costa24 de março de 2016 às 13:31

    No meu WhatsApp chegou esta MENSAGEM: - "Tem tanta gente na lista, que fica até mais fácil contar quem NÃO está: a DILMA NÃO está na lista da Odebrecht; O LULA NÃO está na lista da Odebrecht; eu NÃO estou na lista na Odebrecht. – Se você também NÃO está na lista da Odebrecht, COMPARTILHE." – 2. Ainda outra: - "Aécio passou; Serra também passou; Paulinho da Força, idem. Todos aprovados no BOLSÃO da Odebrecht." – (EU NÃO passei. Viva!!)

    ResponderExcluir
  6. que baita texto... que inspiração... capacidade de sintese... comecei a ler descompromissamente...e so parei na ultima linha... valeu...parabens

    ResponderExcluir
  7. Onde você mora Ewerto Souto? Qual a história do seu país?

    ResponderExcluir
  8. O texto é interessante, entretanto, um tanto tendencioso quando na maior parte do discurso utiliza de adjetivação. Num momento de polarização no país, cabe a cada um analisar e refletir os discursos que surgem a todo instante. Posso não estar satisfeito com uma coisa e mesmo assim estabelecer um diálogo aberto e equilibrado. Esse texto mais parece um desabafo de alguém que tem ódio da história ou "estória que ouviu" do que um discurso que demonstra a maturidade de quem "estudou bastante" como alega a pessoa a quem é atribuído o texto. Não podemos negar que embora a corrupção nos acompanhe desde o Brasil colônia, não se pode fechar os olhos aos legados que os governos anteriores deixaram. E se a ferida está sendo cutucada agora de forma mais incidente, certamente haverá quem grite achando que vai piorar e quem aguente a dor na esperança de dias melhores.

    ResponderExcluir
  9. O texto é interessante, entretanto, um tanto tendencioso quando na maior parte do discurso utiliza de adjetivação. Num momento de polarização no país, cabe a cada um analisar e refletir os discursos que surgem a todo instante. Posso não estar satisfeito com uma coisa e mesmo assim estabelecer um diálogo aberto e equilibrado. Esse texto mais parece um desabafo de alguém que tem ódio da história ou "estória que ouviu" do que um discurso que demonstra a maturidade de quem "estudou bastante" como alega a pessoa a quem é atribuído o texto. Não podemos negar que embora a corrupção nos acompanhe desde o Brasil colônia, não se pode fechar os olhos aos legados que os governos anteriores deixaram. E se a ferida está sendo cutucada agora de forma mais incidente, certamente haverá quem grite achando que vai piorar e quem aguente a dor na esperança de dias melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto ,Alberto. Mas você esqueceu quantos brasileiros sabem 'analisar e refletir'. Os casos de corrupção aparecem como cartas na manga e a imprensa coloca como quem rouba mais é pior. Nesse contexto de errado, não deveria existir 'mais errado' e 'menos errado'. Mas tenta-se justificar um erro apresentando outro pior. É impossível acreditar no que se divulga sem usar um filtro de bom senso. O que estamos vendo é o surgimento de especialistas/críticos de política a cada nova notícia dada. Sem conhecer a política, as pessoas envolvidas, A HISTÓRIA DO BRASIL, é dificil saber o que está acontecendo baseado em textos do facebook e do whats. Precisamos ter mais amor pelo país conhecendo sua história. Tem tanta gente falando besteira que dá vergonha de tentar conversar.
      André Oliveira

      Excluir
    2. Correto ,Alberto. Mas você esqueceu quantos brasileiros sabem 'analisar e refletir'. Os casos de corrupção aparecem como cartas na manga e a imprensa coloca como quem rouba mais é pior. Nesse contexto de errado, não deveria existir 'mais errado' e 'menos errado'. Mas tenta-se justificar um erro apresentando outro pior. É impossível acreditar no que se divulga sem usar um filtro de bom senso. O que estamos vendo é o surgimento de especialistas/críticos de política a cada nova notícia dada. Sem conhecer a política, as pessoas envolvidas, A HISTÓRIA DO BRASIL, é dificil saber o que está acontecendo baseado em textos do facebook e do whats. Precisamos ter mais amor pelo país conhecendo sua história. Tem tanta gente falando besteira que dá vergonha de tentar conversar.
      André Oliveira

      Excluir
  10. Texto com alguns erros de narrativas da verdadeira história do período do governo novo de Getulio até março de 1964, quando os militares tomaram o pode de Joao Goulart.
    Talvez existam muitos apontamentos estatísticos furados e tendenciosos nos períodos após Joao Figueiredo ,iniciando no governo Sarney . No texto não traz a luz o real motivo de tantos problemas economicos que com certeza definiram rumos na nossa história moderna na politica ,por ex: por que surgiu FHC com suas idéias privatizadoras ,por que Lula e o seu antigo trabalhismo hoje deixado de lado e atual socialismo com entranhas muito populista até mais que Getulio ,subiram ao poder , e recentemente o projeto de poder SulAmerico Bolivariano emprestado ao Lula por Fidel Castro e seus admiradores Jose Dirceu, Dolma Roussef,Coronel Hugo Chaves , ,Evo Morales etc..
    Faltam muitos dados para embasar este texto que por mais que caminhe pelas redes sociais ainda faltam testemunhas para comprovar ai estes dados estatisticos produzidos por instituições de crédito duvidoso perante a verdadeira historia do Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Mais uma vez, Professora, o que vale é a "verdade verdadeira" contida na história única contada e recontada pela elite FEUDAL que domina o nosso país há pelo menos três séculos.
    Há muito o que escavar nas rochas da história para recuperar as outras verdades verdadeiras que, ao longo do tempo, foram enterradas no mais profundo magma do planeta.

    ResponderExcluir
  12. Mais uma vez, Professora, o que vale é a "verdade verdadeira" contida na história única contada e recontada pela elite FEUDAL que domina o nosso país há pelo menos três séculos.
    Há muito o que escavar nas rochas da história para recuperar as outras verdades verdadeiras que, ao longo do tempo, foram enterradas no mais profundo magma do planeta.
    parabéns professora, me emocionastes!

    ResponderExcluir
  13. Lenita Miranda Novaes, nasci com a segunda guerra mundial, lembro qdo criança, ouvir meu falar em racionamento disso ou daquilo, e sensações de medo por ser ele Delegado do interior do Pr.
    Em 1961 Jânio Presidente renúncia, ele que tinha como símbolo de campanha uma vassourinha, pra varrer a corrupção, não su´portou "pressões ocultas".
    Em 64 como funcionária bancaria, sindicalizada, amigos estudantes, enfrentamos Golpe Militar passamos mtas hrs no DOPS, respondendo perguntas, como "você é comunista"? Eu não tinha a menor ideia o que era, mas tinha muito medo. Amigos desapareceram, parentes foram embora do país, e o medo era geral, difícil atender um telefonema particular todos totalmente monitorado por militares. Quase 30 anos de Ditadura Militar, como funcionária pública sofri pressão por participar das passeatas e comícios da Direta Já!
    Meus filhos cresceram neste clima de cuidado com o que diz, pois um deles era também historiador. Sempre trabalhando na área social convivendo com a classe menos favorecida, miserável, que não tinha para se alimentar nem onde morar, ou ter o mínimo para viver, vi a esperança num gesto do Betinho quando falou em FOME ZERO, e meu sonho de um Brasil melhor realizou-se quando meus os meus amados brasileiros tão desassistidos tão explorados, tinham acesso a Bolsa Família, poderiam fazer mais de uma refeição diária, sonhar com a casa própria, e ter algum conforto antes nunca conseguido.
    Hoje ao presenciar todo esse movimento odioso, quando a classe media e rica, sentem-se ameaçadas porque os emergentes estão tomando assento nas universidades, local proibido até então, e galgando outros degraus antes reservados ao deuses burgueses. Uma mídia totalmente comprada, falando de uma crise que é mundial, como se isso só ocorresse aqui, o dólar subiu, esses deuses agora terão que diminuir suas compras em Miami ou diminuir as idas pra Europa etc. Com 76 anos ainda tenho esperança que Deus por ser Brasileiro olhe pelo seu povo já tão sofrido, iluminando a mente de alguns políticos e juristas do bem que se faltaram as aulas de história do Brasil, pelo menos leiam o texto maravilhoso da Prof Rita Roldão, e façam um intensivo em história. Muito agradecida Prof. pela sua aula!.

    ResponderExcluir
  14. Rita roldao, até hj as águas de transposição do rio São fco não chegaram a grande maioria das casas dos nordestinos, basta você ir lá e verá. É uma propaganda enganosa!! E quanto à polícia federal, estão tendo as suas atividades limitadas sim! Não estão podendo trabalhar livremente.

    ResponderExcluir
  15. Rita roldao, até hj as águas de transposição do rio São fco não chegaram a grande maioria das casas dos nordestinos, basta você ir lá e verá. É uma propaganda enganosa!! E quanto à polícia federal, estão tendo as suas atividades limitadas sim! Não estão podendo trabalhar livremente.

    ResponderExcluir
  16. Senti náuseas pelo circo de mediocridades perigosa e cruel, que assisti e ouvi no dia da votação do Golpe, lembra o discurso dos anos 60 família, pátria (verde e amarelo vulgarizado)tradição.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se posso publicar esse texto num outro blog? Texto muito bem contextualizado e gostaria que meus alunos tivessem acesso a essa leitura.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA