PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CRIANÇA É PRESA EM PROTESTO CONTRA GLOBO

Um pai dá um depoimento emocionante de sua prisão e de seu filho de apenas sete anos, quinta-feira passada, apenas por estar participando de um protesto contra a Rede Globo. O relato é de Chico Carneiro, da Revista Fórum:

“Hoje é daqueles dias que nos marcam de forma diferente. O sentimento de ter seu filho arrancado pela PM, quando se está fazendo aquilo que entende o mais fundamental para a formação dele, é algo tão inexplicável quanto desesperador.

Já presenciei uma mãe saindo correndo de uma barraca atingida por gás lacrimogênio enquanto ela dormia com seus dois filhos, inclusive uma filha recém nascida, que tive que levar no hospital.

Minha foto de perfil é uma homenagem eterna ao garoto Eduardo, e a todos jovens e crianças mortos na periferia pela violência policial.

Também já vivenciei relatos de diversas mães/pais que por motivos de remoções forçadas de suas casas ou de prisões absurdas se viram afastados de seus/suas filhos(as).

Em todas estas situações, a indignação mexeu forte e reforça o sentimento de que a luta é aquilo que dá sentido às nossas vidas.

Mas hoje, numa situação bem menos tensa que todas estas relatadas, pude vivenciar um sentimento diferente, daquele(a) que é atingido diretamente.

Estávamos em um ato pacífico, mais para demarcar presença contra a Globo fascista que qualquer coisas. Em atos assim, faço questão de levar o Uirá, e de contextualizá-lo do que ocorre. E me orgulho de vê-lo compreendendo e aos poucos construindo sua história.

Num determinado momento do ato, quando o Uirá cantava as palavras de ordem e também brincava com seus super herois, fui tirar foto dele. No que tirei, veio um PM e o levou de mim. No mesmo instante fui questioná-lo e levei voz de prisão. Motivo: estava levando meu filho a uma manifestação. Aquilo que acredito ser fundamental para a formação do Uirá foi tratado como crime.

A partir daí fui imobilizado e colocado junto com ele no camburão. As pessoas foram nos ajudar e a polícia revidou com gás de pimenta. Tudo feito de forma pensada para desestabilizar o ato e, obviamente, traumatizar uma criança. Segundo o Coracy Coelho, não é o primeiro caso no DF.

Ficamos rodando um tempo pelas ruas do DF porque a polícia queria nos levar na DCA (não sei porque o meu filho estaria cometendo algum ato infracional??), mas, como não sabiam onde era a DCA, nos levaram para a 5 DP mesmo.

Lá na quinta DP, foi mais uma série de arbtrariedades, com 2 horas de agonia. O ápice foi uma policial querendo tomar o celular do Uirá, porque estava tentando se distrair assistindo desenho animado porque o barulho a incomodava, e, ao não consegui fazê-lo, disparou a proferir ofensas e palavrões, especialmente contra a Karina Moura, confundida como se fosse a mãe.

Mas, após isto tudo, o óbvio foi constatado, não havia crime. E aí, eu e meu filho fomos liberados. Porém, tenho certeza que a liberação só ocorreu em virude da pressão e solidariedade de todos(as), não fosse isto, estaríamos ainda presos como a maioria das pessoas que vão presas sem capacidade de se defender da mentira e da pressão psicológica policial.

Portanto, minha maior obrigação neste post, além de divulgar este absurdo arbitrário (não vou comentar que não ocorre nos atos coxinhas, porque não deveria ocorrer em nenhum) é agradecer todo apoio e solidariedade. De quem escreveu aqui e no Whats, de quem mobilizou a distância pelo fone e, principalmente de quem esteve lá presente. Estes(as) gostaria de nominar.

Primeiramente agradecer ao Yuri, levado também preso por durante a minha detenção ter gritado com o PM. Agradeço também ao irmão de todas as lutas Rafael Madeira e aos demais advogados, especialmente o Jonatas Moreth que me acompanhou no depoimento. Agradeço à Karina, a Bia Barbosa e ao Vinícius que acompanharam o Uirá. à Michelle e ao Lício, que foram buscar a Graci. Graci que chegou num momento fundamental e nos acompanhou depois. Cito também a belíssima condução da nossa conselheira tutelar Keka, mostrando firmeza e o sentido de serviço público em favor dos direitos humanos.

Muita gente estava e passou por lá. não dá pra citar todo mundo. Marco mais alguns(mas) no final. Nunca na minha vida vi o tanto que a solidariedade é fundamental. A todos(as), muito obrigado.

Enfim, tendo vivenciado a experiência, ainda que pequena perto de outras mais brutais e mortais, da opressão física e da violência psicológica só posso dizer que saímos mais forte para a luta, para o combate ao fascismo e a retirada de direitos que avançam.

Informo, por fim, e talvez mais importante, que o Uirá está bem. Chorou bastante neste tempo, mas aguentou firme porque acreditou que estava me defendendo.Chegou em casa e dormiu!
Abraços e muito obrigado.”

7 comentários:

  1. É LAMENTÁVEL QUE NA ÂNSIA DE DEFENDER BANDIDO PETRALHA OU PELEGO MORTADELA, UM OU OUTRO, INADVERTIDAMENTE, ALINHA-SE COM A CENSURA DE VÂNDALOS DE RUAS, INCLUSIVE OS JORNALISTAS LAMBE CU DA REPÚBLICA DA MORTADELA.

    P.S1.: - Os blogs sujos que fazem parte do volume morto, a chamada mídia petralha(tipo o Brasil/247) que corte o pulso...

    P.S2.: - Qualquer veículo de comunicação por simples que seja e se diz minimamente sério, jamais deve seguir os padrões do PT...

    P.S3.: - Nesse exato momento, o que a grande maioria dos blogs sujos anda praticando é negócio e não jornalismo...

    ResponderExcluir
  2. O texto já começa falando besteira no título.

    Menor não pode ser PRESO, somente apreendido, o motivo pode perfeitamente ter sido para retirar a criança do local para a proteção dela própria!!!

    Agora isso só demonstra que ESQUERDISTA, não tem a menor preocupação nem com a própria família. O que importa mesmo para esquerdistas é chupar AS BOLAS DO LULA ou do dono do PARTIDÃO e nada mais além disso.

    PARA ESQUERDISTA, NÃO EXISTE, FAMÍLIA, NÃO EXISTEM AMIGOS, NÃO EXISTE RELIGIÃO, NÃO EXISTE DEUS, NÃO EXISTE NADA ALÉM DO PARTIDO.

    ResponderExcluir
  3. José Fernandes Costa28 de março de 2016 às 11:22

    Querem nos encaminhar, a todo custo, para o fascismo de 1964 (1º de abril de 1964). - É a república curitibana, somada à república de primeiro de abril. - Por isso, tem gente gritando que "Bolsonaro é a salvação"!! - Fascistas, FORA, digo eu, dizemos nós!!! - Policiais que NÃO sabem onde funciona a Delegacia da Criança e do Adolescente, só servem pra SERVIR ao regime de Hitler, de Mussolini e de Garrastazu Médicis. – Enfim, o interesse daqueles ignominiosos policiais era torturar o pai, traumatizar a criança e afrontar as demais pessoas presentes e solidárias àquelas cenas de selvageria intencional. /.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai apremder sobre o que é O LEMA DE FACISMO SUA BESTA É!
      "TUDO DENTRO DO ESTADO E NADA FORA DELE"

      LOGO: PETISMO É FACISMO!!

      Excluir
  4. polícia bandida essa do brasil

    ResponderExcluir
  5. Não vamos generalizar a polícia do Brasil! Nessa corporação temos homens honrados, honestos, pais de famílias que cumprem a lei que os políticos fazem e a justiça determina. Infelizmente a polícia militar cumpri apenas ordem!!!

    ResponderExcluir
  6. Quanta ignorancia acreditar em partido politico como se fosse uma religiao

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA