PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

COMÍCIO DE JUÍZES

Por Homero Fonseca*
(Reflexões após assistir a vídeos de manifestações de juízes federais)
Nunca antes, jamais, em tempo algum, na história desse país ou de qualquer outro país civilizado, vi um juiz fazendo comício sobre um processo que está em andamento na própria Justiça. E sendo aplaudido, com gritinhos, urras, vivas, por juízes e juízas politicamente engajados.
JUÍZES, GO HOME!
Isto é, recolham-se às suas casas judiciárias, acalmem-se, deixem as paixões de lado, esqueçam suas opções partidárias e concentrem-se no trabalho, na análise serena dos elementos do processo, na avaliação ponderada dos argumentos de acusação e de defesa, para então proferir suas sentenças. Reciclem-se. Voltem aos bancos escolares. Aprendam novamente o que é Direito, o que é Justiça. Coloquem a causa do Bem Comum acima de vosso corporativismo.
E aproveitem: façam uma auto-crítica: avaliem se vocês não têm privilégios demais, se vocês não trabalham de menos, se não têm recessos em excesso, se não têm gratificações em demasia, se precisam de auxílio moradia (vocês não têm casa própria, não têm casa na praia, casa na serra?). Muitos de vocês ganham acima do teto máximo legal (isso é ilegal, srs. juízes!). E todos têm aposentadorias integrais, muito acima do trabalhador da Previdência Social.
E por que não abrem mão dos milhões que se gastam anualmente em todo o Brasil com a compra ou renovação dos carros oficiais (vocês não têm seus próprios carros para se locomoverem?), e mais gastos com combustível, seguro, oficinas...
Dizem que alguns de vocês (vejam bem, alguns...) têm o mau hábito de vender sentenças... e quando são pegos, são desligados da magistratura. Mas dizem que continuam recebendo seus altos salários. Vocês deviam dar o exemplo.

Finalmente, perguntem a si próprios se com todos esses privilégios (sem falar no poder, no qual alguns estão se excedendo) vocês ao menos, em contra-partida, estão prestando um serviço público decente, atendendo às demandas da sociedade por justiça, com o empenho, a dedicação e a celeridade necessários. Os que assim o fazem, desconsiderem essas colocações; a  maioria desses deve estar ocupada em seu ofício. Quantos que estão sendo arrastados pela conjuntura política podem dizer o mesmo?
*Homero Fonseca é jornalista e escritor. Trabalhou nos principais veículos de comunicação de Pernambuco, editou a Revista Continente Cultural em sua grande fase e foi Secretário de Imprensa da Prefeitura do Recife. Colabora regularmente com este blog.

5 comentários:

  1. E POR FALAR EM JUIZ E DEIXANDO DE LADO A POLÊMICA DE QUAL BANDIDO VAI PRIMEIRO PRA CADEIA, SE EDUARDO CUNHA OU LULA, ANTES DISSO VEM O IMPEACHMENT E, DILMA, VAI DANÇAR NA CHAPA QUENTE ANTES DE CUNHÃO OU DO BOCA PODRE. POIS BEM!!! SE JÁ NÃO BASTASSE A REVISTA VEJA QUE, TODA SEXTA-FEIRA DEIXA A ESQUERDALHADA ESCRACHADA EM ESTADO DE PÂNICO, AGORA APARECE UM JUIZ LÁ DAS BANDAS DO PARANÁ QUE, TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS TEM UMA TAL DE OPERAÇÃO LAVA JATO COM SUAS DENOMINAÇÕES QUE DEIXA OS NERVOS DA PETRALHADA MULAMBENTA EM PANDARECOS, SÓ O CACO, UM MULAMBO DE GENTE... ISSO É O QUE PODEMOS CHAMAR DE TORTURA MÓRBIDA SEMANAL. O SOBRESSALTO DA REPÚBLICA DO PETROLÃO, ESTA SEMANA, DENOMINOU-SE DE UM SUGESTIVO CODINOME DE OPERAÇÃO XEPA!!! NESSE RADIANTE SOL DE OUTONO DA SEMANA SANTA ELA VAI PESCAR EM ABUNDÂNCIA, AFINAL, A REDE É GRANDE E NÃO TEM COMO ERRAR: A ODEBRECHET... COMO DIZ O BLOGUEIRO SÉRGIO SANATÓRIO: UMA BOA PESCARIA, TODO BOM PESCADOR SABE DISSO, REQUER SILÊNCIO, MUITA PRÁTICA E SERENIDADE. O ESTARDALHAÇO VEM NA HORA DE EXIBIR O PESCADO QUE VAI VIRAR MOQUECA OU UMA OUTRA BOA XEPA QUALQUER, RECHEADA DE BOAS HISTÓRIAS DE PESCADOR...


    P.S.: - Toda pessoa decente, desde que não faça parte dessa turma de petralhas que é arruaceira de aluguel, sempre foi e será pelo juiz, Pela justiça, mesmo que contra a lei... Por isso, IMPEACHMENT JÁ e XÔ DILMA CARNIÇA!!!

    ResponderExcluir
  2. José Fernandes Costa22 de março de 2016 às 11:49

    O início da crônica de Homero (que não é o poeta grego da Ilíada / Odisseia) etc. - Nesse início da fala de Homero, ele manda que os juízes voltem aos bancos escolares. - Concordo. - Assim sendo, Sérgio Moro deveria voltar ao escritório de advocacia, em Maringá (PR), como estagiário na busca de aprender a advogar. – Notem: uma "curiosa" repórter da nefasta Rede Globo, perguntou ao então chefe de Sérgio Moro, sobre como ele (o ex- chefe) via o juiz Sérgio Moro!? Então, o advogado ex-chefe do Moro disse que só conseguia lembrar-se dele (Moro) como estagiário. Que não acompanha os feitos dele (Moro) como juiz. - Enfim, sendo de Maringá, a terra onde Moro nasceu e estudou, se o ex-chefe de Moro não o vê como juiz, isso quer dizer que, mesmo em Maringá, Sérgio Moro sofre inúmeras críticas. Outra: a Câmara de Vereadores de Maringá fez uma solenidade no Dia da Mulher. A mãe de Sérgio Moro foi receber uma homenagem; na hora em que o filho Sérgio Moro foi entregar o objeto da homenagem, houve uma salva de VAIAS?!?! Donde se conclui que há coisas obscuras no Reino de Macunaíma!! - Ainda: alguns juristas foram entrevistados pela "curiosa" jornalista (para o "Fantástico"); e disseram que o juiz deve-se conter. Isto é, deve ater-se aos autos e à judicatura. - Só um dos entrevistados disse que essa publicidade excessiva é natural, porque a opinião pública deve ficar informada. - Esqueceu-se esse último que, na Justiça séria, os juízes não se devem passar por garotos propaganda! NÃO. - Assim como, o juiz NÃO deve desviar-se dos princípios norteadores do processo penal, quais sejam: - PRINCÍPIO DA IMPARCIALIDADE; PRINCÍPIO DO ESTADO DE INOCÊNCIA; PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO; PRINCÍPIO DO IN DUBIO PRO REO; PRINCÍPIO DA AMPLA DEFESA etc. - Havendo desvio, é DESVIO DE CONDUTA!! - Ademais, a nossa Constituição Federal, em seu art. 5º, inciso LVII, estabelece: - “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.” - É ISSO. /.

    ResponderExcluir
  3. ACABOU DE SAIR O VEREDICTO DO HABEAS CORPUS LÁ DO SUPREMO. LULA BOCA PODRE PERDEU MAIS UMA. A MINISTRA ROSA WEBER NEGOU SEGUIMENTO AO HC DA DEFESA DO BANDIDÃO DE ATIBAIA CONTRA LIMINAR DE GILMAR MENDES. NÃO TEM JEITO, O PILANTRÃO DO GUARUJÁ VAI CAIR MESMO NAS GARRAS DO FALLCONE, NOSSO JUIZ ITALIANO DOS MÃOS LIMPAS QUE É O BRAVO, HEROICO E RETUMBANTE SÉRGIO MORO DA LAVA JATO.

    P.S1.: - Chegou a hora: onde compro fogos de artifício em Garanhuns?!?!?!

    P.S2.: - Pá-pá-pá, puf!!! – Buuuuuuuuuuuummmmmm!!!

    P.S3.: - Panelas a postos...

    ResponderExcluir
  4. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber negou nesta terça-feira, 22, pedido da defesa do ex-presidente Lula para manter na Corte investigação sobre o petista na Operação Lava Jato. Os advogados contestaram decisão do ministro Gilmar Mendes, que barrou a nomeação de Lula para ministro da Casa Civil e devolveu as investigações para o juiz Sérgio Moro, da primeira instância da Justiça Federal. A Corte já tem 22 ações que discutem a possibilidade de Lula ser barrado e não assumir um ministério no governo da presidente Dilma Rousseff.

    ResponderExcluir
  5. EM VEZ DE INDEPENDÊNCIA OU MORTE QUE TAL INDEPENDÊNCIA E MORO!!! QUE LEGAL, NÃO!!! JÁ CHEGOU A 752 O EXÉRCITO DE MAGISTRADOS QUE DECLARA APOIO AO JUIZ FEDERAL SÉRGIO MORO. O QUE DIZEM OS SEUS COLEGAS A RESPEITO DO HOMEM MAIS IDOLATRADO E APLAUDIDO DE PÉ NO BRASIL NA ATUALIDADE: “O juiz federal Sérgio Moro, além do brilhante trabalho que vem realizando, também conseguiu unir os juízes em prol do fortalecimento da magistratura. Esse abaixo-assinado é uma dentre as várias outras mobilizações que estão sendo realizadas pelos juízes de todo o país apoiando o trabalho do Juiz federal Sérgio Moro, e pela manutenção da independência do poder judiciário, longe de inferências outras.”


    P.S.: - Vergonha + competência + coragem + patriotismo + compromisso, tudo isso é coisa rara neste pais, este juiz é um baluarte brasileiro. Na verdade precisamos mesmo desse homem é no supremo. Aí a jurupoca ia piá... Como diz o próprio Moro: Estamos em um governo de leis ou de homens? A lei se aplica para todos ou não?!?!?!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA