SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO

ARTISTAS DIVULGAM MANIFESTO CONTRA GOLPE

Produtores culturais, cineastas, roteiristas, escritores, jornalistas, compositores, cantores, atores, técnicos do audiovisual, intelectuais diversos estão divulgando um manifesto em que se posicionam contra o golpe maquiado que está em gestação no país, comandado pela oposição, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha e veículos de comunicação.

O documento já tem mais de oito mil assinaturas, de pessoas ilustres como Wagner Moura (ator), Dira Paes (atriz), Tata Amaral (cineasta), Anna Muylaert (cineasta), Beth Farias (atriz), Camila Pitanga (atriz), Chico César (cantor), Chico Buarque (compositor e escritor), Letícia Sabatella (atriz), Fernando Morais (escritor), Ruy Guerra (cineasta) e Luiz Carlos Barreto (produtor).

Os artistas resolveram se manifestar porque sentem que a democracia brasileira está ameaçada por políticos corruptos que desejam atropelar a Constituição promovendo um impeachment sem que a presidente da República tenha cometido nenhum crime.

Abaixo reproduzimos o manifesto, que já conta, repetimos, com mais de oito mil assinaturas de pessoas importantes do país.

O MANIFESTO

Nós, cineastas, roteiristas, atores, produtores, distribuidores e técnicos do audiovisual brasileiro, nos manifestamos para defender a democracia ameaçada pela tentativa de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Entendemos que nossa jovem democracia, duramente reconquistada após a ditadura militar, é o maior patrimônio de nossa sociedade. Sem ela, não teríamos obtido os avanços sociais, econômicos e culturais das últimas décadas. Sem ela, não haveria liberdade para expressarmos nossas distintas convicções, pensamentos e ideologias. Sem ela, não poderíamos denunciar o muito que falta para o país ser uma nação socialmente mais justa. Por isso, nos colocamos em alerta diante do grave momento que ora atravessamos, pois só a democracia plena garante a liberdade sem a qual nenhum povo pode se desenvolver e construir um mundo melhor.

Como nutrimos diferentes preferências políticas ou partidárias, o que nos une aqui é a defesa da democracia e da legalidade, que deve ser igual para todos. Somos frontalmente contra qualquer forma de corrupção e aplaudimos o esforço para eliminar práticas corruptas em todos os níveis das relações profissionais, empresariais e pessoais. Nesse sentido, denunciamos aqui o risco iminente da interrupção da ordem democrática pela imposição de um impeachment sem base jurídica e provas concretas, levado a cabo por um Congresso contaminado por políticos comprovadamente corruptos ou sob forte suspeição, a começar pelo presidente da casa, o deputado federal Eduardo Cunha.

Manifestamos a nossa indignação diante das arbitrariedades promovidas por setores da Justiça, dos quais espera-se equilíbrio e apartidarismo. Da mesma forma, expressamos indignação diante de meios de comunicação que fomentam o açodamento ideológico e criminalizam a política. Estas atitudes colocam em xeque a convivência, o respeito à diferença e a paz social.

Repudiamos a deturpação das funções do Ministério Público, com a violação sistemática de garantias individuais, prisões preventivas, conduções coercitivas, delações premiadas forçadas, grampos e vazamentos de conversas íntimas, reconhecidas como ilegais por membros do próprio STF. Repudiamos a contaminação da justiça pela política, quando esta desequilibra sua balança a favor de partidos ou interesses de classes ou grupos sociais.

Nos posicionamos firmemente a favor do estado de direito e do respeito à Constituição Brasileira de 1988. Somos contrários à irracionalidade, ao ódio de classe e à intolerância.

Como construtores de narrativas, estamos atentos à manipulação de notícias e irresponsável divulgação de escutas ilegais pelos concessionários das redes de comunicação.


Televisões, revistas e jornais, formadores de opinião, criaram uma obra distorcida, colaborando para aumentar a crise que o país atravessa, insuflando a sociedade e alimentando a ideia do impeachment com o objetivo de devolver o poder a seus aliados. Tal agenda envolve desqualificar as empresas nacionais estratégicas, entre as quais se insere a emergente indústria do audiovisual.

Por todos esses motivos, nos sentimos no dever de denunciar essa enganosa narrativa e de alertar nossos pares do audiovisual em outros países sobre este assombroso momento que vivemos.

Usaremos todos os instrumentos legais à nossa disposição para impedir um retrocesso democrático.

21 comentários:

  1. CHICO JABUTI, O COMUNISTA CAVIAR DO EIXO LEBLON-PARIS, NÃO PERDE A VEZ DE SE PASSAR POR RIDÍCULO. COMO DIZ O JORNALISTA REINALDO AZEVEDO: CHICO BUARQUE ESTÁ VELHO. NÃO ME REFIRO A SEUS QUASE 72 ANOS. ESTÁ MORALMENTE VELHO. TEM A IDADE E A ATUALIDADE DA VERTENTE CULTURAL DO STALINISMO. NUM PAÍS COM UMA ELITE INTELECTUAL UM POUCO MAIS PREPARADA — E AÍ INCLUO A IMPRENSA —, SERIA TRATADO SÓ COMO UMA CARICATURA RIDÍCULA DE UM PASSADO QUE NÃO QUER PASSAR. E, CLARO!!! AS BOAS MÚSICAS QUE FEZ — SÓ AS BOAS — SERIAM PRESERVADAS, INCLUSIVE DE SI MESMO.

    P.S.: - Essa esquerda artística além de covarde, podre, arcaica, debochada e ultrapassada, agora beira a insanidade mental... É o peso da idade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você gosta de debochar a cara dos outros,você tem um bocarra suja e que somente vê um lado.Saiba que toda notícia e todos os temas políticos ou não tem que ter os dois lados,a cara e a coroa.

      Você repete exaustivamente as mesmas palavras ,o mesmo ódio,o mesmo rancor.Você é feito um Jarbas Vasconcelos que bagunçou o seu partido chamado PMDB, foi infiel,covarde e traiçoeiro.Nunca até hoje seguiu a orientação do Renan Calheiros, José Sarney e Michel Temer.Condenou o partido considerando fisiológico quando almejava somente o poder e cargos. Esse mesmo Jarbas Vasconcelos traiu toda sua militância quando por 20 anos taxava Miguel Arraes e Dudu de ladrões,de reis dos precatórios e de ter quebrado o Estado de Pernambuco.20 anos depois tá o Jarbas traindo mais uma vez e subiu no palanque do Eduardo Campos somente porque não gostava do Humberto Costa,Lula e a Dilma do PT.Esse mesmo Jarbas Vasconcelos bateu o quanto pode em Renan Calheiros,em Eduardo Cunha taxando de PSICOPATA E CORRUPTO DA PIOR ESPÉCIE e de ter roubado a Petrobras do Rio de Janeiro.hoje ,29 de março de 2016 tá o mesmo Jarbas Vasconcelos defendendo a traição e a covardia com falsidade e tudo o rompimento do PMDB com a Presidente do Brasil Dilma Vane Rousseff alegando que ela pedalou feito FHC e Lula que também pedalaram.A Dilma não roubou e nem matou!

      Foi fiel ao seu Vice Presidente até quando pode.Deu-lhe 7 MINISTÉRIOS e 1.000 cargos de comissão e a coordenação política.Somente faltou dá a Michel Temer o ânus e sua vagina.Comboio de covardes,falsos,traidores, golpistas da Pátria brasileira!Vocês covardes levam sim uma mulher que sofreu com os porões da ditadura todo tipo de agressões: bofetada na cara,ameaças de morte,foi torturada.Ela resistirá até o fim e não vai reunciar porra nenhum e vai junto com o Lula dá o troco aos GOLPISTAS DE 2016 que são os mesmos de 31 de março de 1964 quando hoje Jarbas VAsconcelos tem 72 anos de Idade e Fernando Henrique Cardoso e que por 8 anos juntos nunca construíram nenhuma Universidade Federal,mas Lula e Dilma construíram 19 delas fora as 100 extensões das mesmas Universidades Federais em todo o país.Viva o PT que votou contra todas as doações empresariais aos partidos e políticos berço de todas as grandes corrupções empresariais.

      Excluir
    2. QUANDO SE FALA DO PARTIDO DOS TRAMBIQUEIROS (PT ) DESTA FORMA SÓ TEM MESMO A COROA...E A CARA DE PAU DOS CORRUPTOS QUE ESTA CAINDO AGORA.KKKKKK

      JORGE CAETÉS...ENVERGONHADO DE SER CONTERRÂNEO DE UM CORRUPTO.

      Excluir
  2. Respostas
    1. O PMDB É COLIGADO COM O PT E TEM O VICE PRESIDENTE MICHEL TEMER COM 7 MINISTÉRIOS E 1000 CARGOS EM COMISSÃO E AGORA ELE RESOLVE JUNTAR AS OPOSIÇÕES QUE PERDERAM AS ELEIÇÕES E QUER APLICAR UM IMPEACHMENT PARA DERRUBAR A PRESIDENTA QUE FOI ELEITA COM ELE NA MESMA CHAPA,ISTO É NÃO UM GOLPE PARAGUAIO? AGORA É DENTE POR DENTE E OLHO POR OLHO.LULA E DILMA PRECISAM DAR O TROCO E BEM DADO NESTES HIPÓCRITAS E FARISEUS.

      Excluir
    2. GOLPE FOI O QUE A MENTIROSA FEZ COM OS SEUS PRO PIO ELEITORES SE APROVEITOU DOS MAIS POBRE COM TANTAS MENTIRAS ENGANANDO A TODOS.ISSO SIM É O MAIOR GOLPE DA HISTORIA DESTE PAIS.

      GOLPE É O SR EX PRESIDENTE LULA QUERER ASSUMIR O CARGO DE MINISTRO PARA ESCAPA DA CADEIA COM O APOIO DA MENTIROSA GOLPISTA DO BRASIL ISSO SIM É GOLPE.

      GOLPE É QUERER MANIPULAR AS MANIFESTAÇÕES POR TODO PAIS INVENTANDO MAIS MENTIRAS. E APRESENTANDO UM DOCUMENTO SEM ASSINATURA DELA QUERENDO SE EXPLICAR A NAÇÃO COM MAIS UMA MENTIRA DELA SENDO QUE TUDO FOI GRAVADO E ELA QUERENDO ENCOBRIR AS FALCATRUA DELA EM COMPROU COM O CORRUPTO DO LULA ISSO SIM É GOLPE.

      E TEM MUITO MAIS SÓ QUE VOU DEIXAR PRA DEPOIS OK...DILMA FORA E LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA.E PONTO FINAL.

      Excluir
  3. A QUALIDADE DA OBRA MUSICAL DE CHICO BUARQUE É INCONTESTÁVEL. JÁ COMO SER POLÍTICO DEIXA MUITO A DESEJAR. ONDE ESTÁ A INDIGNAÇÃO DELE COM TANTA ROUBALHEIRA DE SEUS “CAROS AMIGOS”... SE O COMUNISTA CAVIAR QUE PERTENCE À ESQUERDA CHIC NÃO GOSTA MAIS DE POLÍTICA, SE AFASTE DESTA GANGUE. MAS COMO DÁ ABRACINHOS NO STÉDILE DO MST, CONTINUA APOIANDO O PT (PARTIDO DOS TRAMBIQUEIROS), ASSUME O RISCO DESSAS COISAS, UMA VEZ QUE FOGE AO DEBATE, COMO O DIABO FOGE DA CRUZ. TORNE-SE APOLÍTICO, MANO!!! ENTÃO, VÁ ESCREVER SEUS LIVROS MEDÍOCRES, CHICO BUARQUE!!!

    P.S.: - O Brasil começa a descobrir que, como político ou escritor, Chico Jabuti é(ou foi) apenas um bom compositor...


    ResponderExcluir
  4. É não vai ter golpe! Vai ter Impeatchment!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou esperando a divulgação de uma Lista dos artistas, intelectuais e jornalistas que MAMAM!! Bolsonaro já fez o pedido dos nomes de todos os artistas, jornalista e intelectuais que estão pendurados nas tetas do governo para defende-lo com unha e dentes.

    Será divertido ver a cara de todos eles estampada em toda internet!!! Já estão chamando de Staff de Mortadelas.

    ResponderExcluir
  6. ANÔNIMO(18:23),

    PERDESTE, VISTE!!! TUA LAMBRETA TÁ SEM RUMO...

    ResponderExcluir
  7. A HISTÓRIA SE REPETE, SEJA COMO FARSA OU TRAGÉDIA. CHICO QUE FEZ JUS AOS PIXULECOS QUE RECEBEU DA LEI ROUANET PARA LIVROS, PEÇAS DE TEATROS, SHOWS, FILMES, ALÉM DA NOMEAÇÃO DE SUA IRMÃ PARA O MINISTÉRIO, DA CAPTAÇÃO DE VERBA DA LEI ROUANET DE SUA NAMORADA ATUAL, ALÉM DA AJUDINHA DADA PELA EX-PRESIDENTE DILMA A UM SOBRINHO SEU...

    COM APARTAMENTO EM PARIS E COBERTURA EM IPANEMA, TOMANDO MOET & CHANDON EM TAÇA DE CRISTAL É FÁCIL SER COMUNISTA ENQUANTO OS TROUXAS O DEFENDEM AINDA. VOCÊS DA ESQUERDALHA NUNCA MAIS VÃO TER ACEITAÇÃO POPULAR PORQUE SÃO A MENTIRA ENCARNADA!!!

    POIS É, PARA CHICO E CAETANO EXISTE A DITADURA BOA (DE ESQUERDA) E A DITADURA RUIM (DE DIREITA). ESSA CRISE PÔS UM FIM MELANCÓLICO NÃO APENAS NO PT, MAS TAMBÉM A FASCINAÇÃO QUE EXERCIAM OS FALSOS DEMOCRATAS DA MPB, EM QUE PESE SEREM DOIS ÓTIMOS COMPOSITORES...

    MAIS UM DELES QUE SE APROVEITOU DA REVOLUÇÃO CULTURAL COMUNISTA GRAMCIANA AQUI NO BRASIL. TODOS MAMADORES DAS TETAS DO GOVERNO. PODE-SE DIZER PERTENCENTES À ELITE COMUNISTA PODRE. MILLÔR FERNANDES DISSE CERTA VEZ SOBRE O AUTOR DE “VENCE NA VIDA QUEM DIZ SIM”: “DESCONFIO DAQUELES IDEALISTAS QUE LUCRAM COM A SUA IDEOLOGIA”... POIS É: CHICO PROVOU POR A + B QUE É UM TREMENDO IDEALISTA DEFENSOR DE QUADRILHA...

    O NEGÃO BOA PRAÇA, NA DÉCADA DE 70, WILSON SIMONAL FOI VÍTIMA DESSES ESQUERDOPATAS, PATRULHEIROS IDEOLÓGICOS, QUE POSTERIORMENTE ARRUINARAM NOSSO PAÍS JUNTOS COM LULA, DILMA, PT E SEUS LACAIOS AMESTRADOS. INTECTUALOIDES DA GESTAPO. EIS AÍ MAIS UM CASO EM QUE A VIDA IMITA A ARTE: QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ!!! A HISTÓRIA SE REPETE: RODA VIVA ONTEM E HOJE... APESAR DE VOCÊ, AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA / EU PERGUNTO A VOCÊ, ONDE VAI SE ESCONDER...

    P.S1.: - Chico Jabuti, o bom compositor que virou um tremendo Gigolô da Lei Rouanet...

    P.S2.: - Chico Jabuti, perdeste, viste!!! Tua lambreta tá sem rumo, sem roda viva...


    ResponderExcluir
  8. O unico crime que dilma cometeu foi menti na campanha, qual politico não mente na campanha.

    ResponderExcluir
  9. CALA A BOCA ANÔNIMO(05:52 ) PERDEDOR!!! ENTUPA-SE SUJEITO!!! PERDESSE MAIS UMA, OTÁRIO!!! RECOLHA-SE A SUA INSIGNIFICÂNCIA PELEGO MORTADELA!!! TORCEDOR DA DILMA DISSIMULADA, MENTIROSA E IM PITIMADA!!!

    P.S.: - Com o chute na bunda da Dilma, até o pilantra do senador Romero Jucá anda tirando casquinha com a Dilma IMPITIMADA quando diz: "O governo está distribuindo cabines VIP no titanic".




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM RIR POR ÚLTIMO RIR MELHOR.TU ÉS UM SACO,CARA.OLHA PARA O TEU UMBIGO E VERÁS QUE TU ÉS UM PSICOPATA IGUAL A EDUARDO CUNHA.

      Excluir
  10. Impeachment não é remédio pra governo ruim, isso é um golpe de políticos oportunistas como Michel temer e o presidente da câmara dos deputados Eduardo Cunha que querem a todo custo derrubar a presidente eleita legalmente pelo povo, repito impeachment não é remédio pra governo ruim !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 14 GOVERNADORES DO BRASIL USARAM AS MESMAS PELADAS FISCAIS. O EX-GOVERNADOR DE PERNAMBUCO EDUARDO CAMPOS USOU OS PRECATÓRIOS E O EX-GOVERNADOR JARBAS VASCONCELOS LHE BATIZOU DE "REI DOS PRECATÓRIOS" POR 20 ANOS.HOJE TÁ JARBAS ENVERGONHANDO A POLÍTICA BRASILEIRA TAXANDO EDUARDO CUNHA DE PSICOPATA E CORRUPTO E APOIANDO COM ESSE O GOLPE CONTRA A DILMA QUE NÃO ROUBOU E NEM MATOU.

      PARA DILMA PERMANECER PRESIDENTE PRECISA DE 1/3 O QUE CORRESPONDE A 171 VOTOS E PARA AS OPOSIÇÕES DERRUBÁ-LA DO PODER PRECISA DE 2/3 O QUE CORRESPONDE A 342 VOTOS DOS 513 DEPUTADOS FEDERAIS.

      TÁ NA HORA DE MEXER NOS PAUZINHOS SEU LULA E DONA DILMA.AGORA É OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE.PAU É PAU E GUERRA É GUERRA.O FEIO PARA OS CORRUPTOS E LADRÕES É PERDER.SÃO 7 MINISTÉRIOS E 600 CARGOS QUE ESSE PMDB CORRUPTO TEM NO GOVERNO.

      Excluir
  11. DILMA FOI ELEITA LEGALMENTE PELO BOLSA ESMOLA. ALIÁS, NO ANO DA ELEIÇÃO - 2014 - ELA NÃO TINHA DINHEIROI PARA PAGAR O MUNIÇAL REMELENTO DO BOLSA ESMOLA E, QUEM LIQUIDOU A FATURA FOI O BB, A CAIXA E O BNDES A DESCOBERTO DO TESOURO. ISSO QUER DIZER QUE, A JUMENTA COMETEU CRIME DE RESPONSABILIDADE, AFINAL DE CONTAS, É PERMANENTEMENTE PROIBIDO BANCO PÚBLICO EMPRESTAR DINHEIRO AOS COFRES DO PAÍS. POR ISSO, O JURISTA E PETISTA HELIO BICUDO ENTENDEU QUE, A ANTA COMETEU CRIME DE RESPONSABILIDADE. TUDO ISSO, SEM FALAR NAS BENDITAS PEDALADAS. AÍ É QUE É NÓ CEGO!!! ENTÃO A CANTIGA DA PERUA É UMA SÓ: NÃO VAI HAVER GOLPE E SIM IMPEACHMENT!!! XÔ MUNDIÇA!!! XÔ CARNIÇA!!!

    P.S.: - Perdeu playboy!!!

    ResponderExcluir
  12. Esse Altamir que não deve dar cinco minutos de trabalho a ninguém, visto que deve passar horas nessas postagens agressivas, longas e chatas dele...é um idiota completo. Mayr Dias

    ResponderExcluir
  13. CALA A BOCA ANÔNIMO(15:01), TU NÃO GOSTAS DE RIR, TU RINCHAS QUADRÚPEDE PETRALHA!!! CARA, TU PERDESTE VISTE!!! TUA LAMBRETA TÁ SEM RUMO, BUFÃO!!! EX-PETRALHA INCONSEQUENTE, PROTETOR DE LADRÃO!!! TU ÉS UM PERDEDOR, CHUMBETA DE PETISTA!!!

    ResponderExcluir
  14. MAYR DIAS, NOME DE BICHONA... E POR FALAR NESSE TIPO DE GENTE EU GOSTARIA DE SER DIRETO E BASTANTE ELEGANTE COM VOSSA SENHORIA, OLHA MAYR!!! QUANDO VOCÊ SENTIR DUAS BOLINHAS ENCOSTADAS NO SEU TRASEIRO, NÃO SE ASSUSTE!!! O PIOR JÁ PASSOU...

    ResponderExcluir