PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

JORNAL O COLUMINHO FAZ ANIVERSÁRIO E PUBLICA LIVRO COM MELHORES CRONISTAS DE GARANHUNS

O jornal O Columinho está completando dois anos de fundação. Na festa de aniversário do periódico dirigido por Augusto César quem vai ganhar o presente é o povo de Garanhuns.

Augusto resolveu criar um troféu, um prêmio, que será entregue a alguns garanhuenses que se destacaram, principalmente na área de comunicação. A comenda receberá o nome do radialista e jornalista Lúcio Mário, que durante muitos anos exerceu sua profissão em veículos como a Rádio Jornal, O Monitor (à época pertencente à prefeitura), FM Sete Colinas, dentre outros.

Lúcio Mário era pai de Augusto e o filho está mais do que certo em resgatar a memória do pai, que contribuiu com a imprensa local pessoalmente e dando vez a profissionais que ainda hoje estão aí no “batente”.

LIVRO – Como se não bastasse a entrega da comenda a 10 personalidades, O Columinho ainda vai editar um livro com três dos melhores cronistas/escritores de Garanhuns: Marcílio Reinaux (tio de Marcílio Maia, ex-secretário do Município e pai de Frances, da Cultura Inglesa), Lígia Beltrão e José Hildeberto Martins.

Posteriormente divulgaremos a data da festa de aniversário do jornal e do lançamento do livro, mas desde já podemos adiantar que se trata de uma obra imperdível.

Marcílio é um senhor escritor, culto de estilo refinado e irá nos brindar no volume com textos inspiradíssimos sobre a Garanhuns de hoje e a do passado, levando os mais "rodados" à emoção quando relembra os tempos do trem chegando e saindo da cidade, ao mesmo tempo em que relata para os moços coisas boas que eles não puderam vivenciar.

“Sou um homem antigo”, uma das crônicas assinadas por Marcílio, é digna de ser publicada e espalhada por todo o Brasil, um texto realmente instigante que leva o leitor de bom gosto ao deleite.

Lígia, que como Marcílio nasceu em Garanhuns e hoje mora no Recife, não esquece as suas origens. Com um estilo mais intimista, lembrando Clarice Lispector – citada várias vezes nas crônicas – lembra a cidade dos seus tempos de juventude, passeia pelas ladeiras, revisita os colégios, relembra os desfiles e até nos leva, curiosamente, a uma visita ao cemitério de São Miguel, última morada dos que amam esta terra.

Professor Hildeberto, tão bom quantos os outros dois escritores, logo na sua primeira crônica mexe com a cabeça e o coração da gente. Ele escreve sobre Rossini Moura, dando o seu adeus ao notável radialista e jornalista que contribuiu enormemente com a imprensa de Garanhuns enquanto viveu.

Muita coisa boa saiu dessas três cabeças privilegiadas e você poderá conferir quando o livro for lançado nos próximos 60 dias, no máximo.


Quando chegar às suas mãos o livro assinado por Marcílio, Lígia e Hildeberto, você há de concordar comigo: Na festa de aniversário O Columinho é quem dá um presentão a Garanhuns.

Fotos: 1) Marcílio Reinaux; 2) Lígia Beltrão; 3) José Hildeberto Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA