PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

DESTAQUES DA SEMANA

DOMINGO 17- Nossa primeira postagem foi uma nota da PMG justificando buracos nas ruas de Garanhuns abertos pela Compesa e que geralmente não são fechados, causando transtornos para a população. Em seguida postamos que Alexandre Garcia, da Globo e por muitos anos a porta voz da ditadura na mídia perdeu uma grande oportunidade de ficar calado. Ele fez críticas ao programa de cotas do Governo Federal, dizendo que os negros "estão lá por pistolão", quando estudos apontam cotistas com desempenho superior aos sem cotas. Voltando a falar da Compesa, o vereador Haroldo Vicente acha que a incompetência da empresa de águas é proposital, é uma maneira de atingir o governo do prefeito Izaías Régis, que além do serviço de distribuição d'água ser deficitário os buracos que a Compesa deixa nas ruas, quem leva a culpa é a prefeitura. Com as bem vindas chuvas em toda região, postamos uma foto de Saloá, onde choveu tanto que o centro da cidade ficou inundado. Em seguida publicamos um texto de Altamir Pinheiro, onde ele faz um "raio X" da administração e do prefeito Armando Duarte de Caetés. Altamir diz em seu texto que Armando é o gestor que toda cidade gostaria de ter, que mesmo pegando uma prefeitura sucateada por 20 anos, conseguiu colocar a casa em ordem e está chamando a atenção do Agreste. Relatamos que o governador de Sergipe, Jackson Barreto,  do PMDB,  resolveu trocar os nomes de ditadores homenageados naquele Estado. Médici, Castelo Branco e Costa e Silva foram "cassados", perdendo o posto para Mandela, Paulo Freire e João Costa. Publicamos que Padre Aldo Mariano assumiu a paróquia de Itaíba, e que uma caravana de São Bento do Una, liderada pela prefeita Débora Almeida, compareceu à posse do ex-prefeito da terra dos Valença. Já no finalzinho do dia, publicamos esta coluna que geralmente é a primeira do dia, mas que só postamos à noite. Encerramos o domingo falando que o nome forte da oposição de São Bento do Una, Wasigton Cadete,  acompanhado de  mais trinta pessoas, também visitou o Padre Aldo em Itaíba.


SEGUNDA 18 -  Começamos a semana mostrando que uma simples carta de agradecimento da aluna do Diocesano, Maria Gabriela, emocionou a todos do "Gigante da Praça da Bandeira". Em um artigo de Paulo Camelo, ele avalia o papel de um(a) vice-prefeito (a). Em seu texto critica as chamadas elites locais, e ataca ao mesmo tempo Izaías, Rosa e Bartolomeu Quidute. Na postagem seguinte, informamos que o Homem mais poderoso do mundo, Barak Obama, sugere o nome de Lula como secretário geral da ONU. Enquanto alguns brasileiros fazem de tudo para desconstruir a imagem do ex-presidente, o mundo reconhece as qualidades desse garanhunense de Caetés. Noticiamos que na praia de Tamandaré, durante o "Tamandaré Fest" um locutor tomou uma ensurdecedora vaia ao perguntar pelas torcidas dos times do Sudeste, e ainda por cima ouviu um bairrista grito de "ah é Pernambuco!" Passamos informações da festa de São Sebastião, em Bom Conselho, e também publicamos um ótimo artigo do jornalista e delegado da Polícia Federal Antônio R. Coelho Neto, que fala da corrupção desde os tempos de FHC até os dias atuais e cobra isenção dos órgãos responsáveis por investigações. A última e boa notícia do dia, foi que a barragem do Gurjão, em Capoeiras, recebeu um bom volume d'água, e que em breve as cidades de Capoeiras e Caetés vão ter águas nas torneiras novamente.


TERÇA 19- Nossa primeira matéria foi sobre a falta d'água em Garanhuns, que mesmo depois de tanta chuva, ficou quase uma semana com as torneiras secas. Segundo a Compesa, bases de sustentação dos canos das adutoras foram embora nas fortes chuvas. Em seguida registramos as reclamações de moradores da cidade quanto ao transporte público. Segundo Adelson Vale, do Jornal O Columinho, os motoristas têm que trabalhar por dois, ou até mais, tendo em vista que dirigem, cobram passagens e ainda auxiliam deficientes na lotação. Dissemos que o Senac Garanhuns está com uma programação diversificada para quem deseja iniciar um curso nos meses de fevereiro e março. São 14 turmas distribuídas nas áreas de Beleza, Culinária, Idiomas e Informática, iniciando a partir de 17/2, com aulas pela manhã, à tarde e à noite. Como nem só de notícia ruim vivem as revistas semanais do país, postamos a capa da Revista Istoé, e uma matéria onde destacamos os avanços dos negros brasileiros nas universidades, onde o percentual em 2000 era de apenas 1,8% e hoje, graças as cotas, esse percentual gira em torno de 12%. O DEM chegou a entrar na justiça contra o projeto do governo do PT. São Paulo é o Estado que menos avançou nas cotas, talvez daí a explicação do lugar em que mais se odeia as conquistas sociais no país. Postamos uma dica de um canal no youtube para jovens, e falamos também que uma estação elevatória em Capoeiras desperdiça água, enquanto Capoeiras e Caetés não têm água nas torneiras. Tiago Almeida escreveu sobre casamento dos seus pais, Tereza e o titular do blog, Roberto Almeida. Informamos que o batalhão do Exército em Garanhuns ia ter um novo comandante. Saiu o Tenente-Coronel Sandro Gomes de Oliveira e assumiu o 71 BI MTZ, o militar de mesmo posto, Luiz Duarte de Figueredo Neto. Na última postagem do dia falamos de mais demissões no sistema Jornal do Commercio, demissões essas que há poucos dias chegaram por aqui, com a demissão de Arlete Santos, que tinha 22 anos de Rádio Jornal.



QUARTA 20- Na primeira postagem do dia, falamos que o CENIPA divulgou um relatório com os possíveis erros que vitimaram o ex-governador Eduardo Campos e mais seis pessoas em agosto de 2014, em Santos. Em seguida divulgamos o resultado de uma enquete feita aqui no blog, em que o governador Paulo Câmara, é avaliado por 46% dos votantes como ruim ou péssimo e 5% acham que ele é bom. Falamos também da repercussão do voto de repúdio por conta de sua encrenca com Michel Zaidan e que o governador Paulo Câmara recebeu dos vereadores de Garanhuns, inclusive de aliados como o vereador Paulo Leal do PSB. Postamos a boa notícia da volta da água às torneiras para a população de Capoeiras e com previsão de brevemente em Caetés. Mostramos que o prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy, acompanhado de vereadores visitou algumas obras em seu município. Em seguida publicamos o desabafo do morador de São João, Eduardo Oliveira, que falou sobre a violência em Pernambuco, dizendo inclusive que o programa "Pacto Pela Vida", morreu e não sabe. Informamos ainda que um larvicida natural  contra o mosquito aedes aegypti, o primeiro desse tipo no Brasil, chegou ao mercado pernambucano. Na última postagem do dia, falamos que em Recife a deputada estadual Priscila Krause (DEM) diz que o prefeito da capital, Geraldo Júlio, cumpriu apenas 12% do que prometeu em campanha.



QUINTA 21- A primeira matéria da quinta foi sobre a vontade do PSDB de cassar o registro do PT na justiça. O deputado tucano Carlos Sampaio não deu atenção às denúncias que o seu partido foi acusado de receber US$ 100 milhões, mas quer providências porque o PT foi acusado de receber R$ 50 milhões em 2006. Em seguida falamos da crise que afeta todos no país, desde o grande empresário ao pequeno assalariado. Dissemos que a jovem de 25 anos de idade, Flávia Pereira, de Lajedo, está desaparecida. Como já se respira política em todos os lugares, falamos dos quadros que se formam aqui em Garanhuns, e a possível chapa encabeçada por Rosa Quidute com Sivaldo Albino ou Gláucio Costa de vice. Falamos da vinda da presidente Dilma a Pernambuco para inaugurar a Via Mangue, junto com o governador Paulo Câmara e o prefeito da capital, Geraldo Júlio. Noticiamos a viagem do prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy, para se encontrar com o governador Paulo Câmara, onde ficou acertado a criação do programa Educação Integrada na terra do "Papa Caça". Nossa última postagem foi sobre a próxima novela da Globo, Velho Chico, que terá as participações dos cantores Xangai e Maciel Melo.



SEXTA 22- Começamos a chuvosa sexta-feira falando das ações do prefeito Izaías Régis. Enumeramos as diversas ações em vários bairros, lembramos a reforma de várias praças e também mostramos o trabalho da área da saúde, com o bom funcionamento do TFD (tratamento fora do domicílio) e também da melhora visível na pasta da educação. No Rio de Janeiro, o desembargador Siro Darlan fez um texto de desagravo a Chico Buarque, onde chama seus agressores de moleques. Em seguida postamos que São Bento do Una vai ganhar uma agência do INSS, que também  vai atender a população de Ibirajuba. Publicamos um post sobre o "reforço" do blog, com as postagens de Junior Almeida, irmão de Roberto, titular desse espaço de notícias na internet. Para encerrar o dia, postamos uma esclarecedora entrevista com secretário Alfredo Góis, em que ele traça um verdadeiro Raio X da saúde em Garanhuns.



SÁBADO 23- Nossa primeira notícia foi sobre um caso de certa forma raro de um bebê que nasceu já com dois dentes,  em Colatina. A mãe da menina, Maria Luci Rodrigues, disse não ter estranhado, pois ela mesma também tinha nascido com dentes. Continuamos com Altamir Pinheiro, que depois de elogiar as administrações de Garanhuns, Capoeiras, Caetés e São Bento do Una, agora em  em seu texto destacou as realizações de Dannilo Godoy, prefeito de Bom Conselho. Reproduzimos uma matéria do Diário do Centro do Mundo, em que o presidente do sindicato dos hotéis e restaurantes de Santa Catarina ao invés de enxergar os seus problemas de poluição e outros que fazem seu povo e turistas adoecerem, prefere jogar a culpa nos nordestinos e seu queijo de coalho. Pode um negócio desses? Falamos da fuga em massa do Presídio Frei Damião, no Curado, Região Metropolitana do Recife, onde a população das imediações do complexo prisional está com medo. Mostramos que enquanto alguns desinformados discriminam o Nordeste e seu povo, jovens e escolas nordestinas fazem bonito na área da educação, com estudantes alcançando as mais altas notas do certame e as escolas sendo as mais bem avaliadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA