SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

CAPOEIRAS E CAETÉS TERÃO ÁGUA NOVAMENTE


Por Junior Almeida

Sem água nas torneiras desde março do ano passado, as cidades de Capoeiras e Caetés, poderão se ver livre dos carros pipas em poucos dias. A boa notícia é que a Barragem do Gurjão, que fica em Capoeiras e abastece as duas cidades, recebeu um considerável volume d'água, na boa trovoada de ontem e também na quinta feira passada (14) na área do reservatório. 

Segundo informações repassadas por um funcionário da Compesa se as cidades forem abastecidas duas vezes por semana, a água acumulada nessas duas chuvas vai dar para pelo menos um ano. O servidor da estatal disse também que vai ser feita uma revisão na tubulação e nas bombas, mas que já se sabe que uma da bombas da rede está queimada e só depois que estiver tudo pronto a água voltará às torneiras.

PIPEIROS - Com as chuvas em toda região, a Compesa deve encerrar vários contratos com donos de caminhões pipas, que estão sem receber seus pagamentos há pelo menos três meses. Ouvimos alguns pipeiros, que disseram que lhes foi prometido o pagamento do mês de outubro até o dia 28 desse mês, e que o restante do dinheiro ainda está sem previsão. 

No último dia 13 os profissionais fizeram uma paralisação cobrando seus pagamentos. Divulgaram na imprensa e redes sociais os motivos da parada.

Era também intenção do grupo de insatisfeitos protestar na ETA, nas proximidades do Estádio Gigante do Agreste, local previsto para Aldo Rebelo, ministro da defesa, ver de perto como funciona a Operação Pipa. O local foi capinado, limpo, e armado tendas do exército, tudo muito bonitinho e organizado para a visita do ministro, só que a ideia do protesto vazou, e os pipeiros foram "driblados" pelo cerimonial, que levou Aldo Rebelo para ver a Operação Pipa em Jucati, onde não havia riscos de um protesto.

*Na foto 1 de Severino Melo (Sulipa) a Barragem do Gurjão. Foto 2 Blog Capoeiras.

3 comentários:

  1. A BARRAGEM DO CAJUEIRO EM GARANHUNS E O AÇUDE DA NÃO NAÇÃO GARANTIAM ÁGUAS NAS TORNEIRAS SERVIRAM DE EXEMPLOS PARA TODO O AGRESTE MERIDIONAL.

    TANTO DINHEIRO QUE SAIU PELO RALO DA CORRUPÇÃO QUE DAVA PARA SE FAZER DEZENAS DE BARRAGENS E ADUTORAS EM TODO O AGRESTE MERIDIONAL.

    A ADUTORA DO AGRESTE E A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO TRARÃO NO FUTURO MUITO MAIS ALEGRIA AOS NORDESTINOS DO AGRESTE MERIDIONAL,DO SERTÃO E QUASE TODO O NORDESTE BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  2. O governo pode ir dando um calote nos pipeiros, mas os pipeiros inventem de não pagar o IPVA dos caminhões.

    ResponderExcluir
  3. A química é a ciência que estuda a estrutura interna das substâncias e suas transformações.

    Eu dava uma aula de química falando sobre a Lei de Antônio Laurent Lavoisier.Ele afirmou que nada se perde,nada se cria,tudo se transforma.

    Um aluno evangélico levantou a sua voz e falou francamente, Professor,eu discordo.Como é que Deus criou o mundo e vem o senhor e diz que o químico Francês afirmou que nada se cria!

    Foi quando eu mostrei a ele as transformações que ocorrem na natureza. As águas desembocam pelos rios e chegam as usinas hidrelétricas e através da queda d!agua se transformam nas turbinas em energia.

    Por sua vez a energia chega por meio dos fios metálicos e entra nas lâmpadas transformando em energia luminosa.Entra na geladeira e se transforma em gelo.Entra no ferro de passar e se transforma em energia calorífica.Entra nos motores e se transforma em energia potencial,etc.

    A terra esquenta e através da vaporização se transforma em nuvens carregadas de chuvas.Portanto,nada se perde,nada se cria,tudo se transforma.

    Como foi alegre o dia de Natal de 2015 quando as chuvas voltaram para alegria dos nordestinos e dos brasileiros.Do Agreste ao Sertão foi só alegrias.Enfim,brevemente veremos a energia baixar de preço e sobrando para todos.Graças a Deus e a mamãe natureza.

    ResponderExcluir