PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ALFREDO GÓIS E A SAÚDE PÚBLICA EM GARANHUNS

Com um jeito calmo, que pode até parecer meio tímido, Alfredo Góis vem desempenhando papeis importantes no município de Garanhuns há alguns anos. Foi ligado a Bartolomeu Quidute, secretário de Luiz Carlos de Oliveira e terminou se tornando um dos homens de confiança do prefeito Izaías Régis, uma espécie de curinga da equipe.

Na entrevista que segue, exclusiva para o blog, Alfredo faz um verdadeiro Raio-X da saúde de Garanhuns, conseguindo de modo objetivo, sem precisar falar muito, mostrar uma realidade que muitos não sabem ou preferem opinar de modo superficial e buscando politizar uma questão que hoje afeta seriamente todos os municípios brasileiros.

Alfredo não perdeu a linha nem quando se pediu para comentar a crítica de um médico do Hospital Dom Moura ao funcionamento dos postos de saúde do município e deu uma resposta pra lá de elegante. Confira a entrevista.

R.A. - Como está atualmente a Secretaria de Saúde de Garanhuns?

ALFREDO - A Secretaria de Saúde de Garanhuns não foge a realidade dos municípios brasileiros. Temos muita dificuldade com a insuficiência de profissionais médicos no mercado, e quando encontramos, muitas vezes, o mesmo não apresenta o perfil desejado para exercer suas atividades principalmente na atenção básica. Atenção básica não é ambulatório, para que o médico atenda e vá embora. Ele precisa acima de tudo “promover saúde”. Temos ótimos profissionais em nosso município, mas nem todos tem esse perfil.

R.A. – Quais os principais problemas que o Sr. enfrenta no dia a dia?

ALFREDO - Além da dificuldade com a disponibilidade dos profissionais médicos, temos o sub-financiamento crônico da saúde. Os recursos federais são insuficientes para a manutenção dos serviços existentes. O governo municipal sempre precisa entrar com a maior parte do aporte financeiro, o que tem deixado os municípios numa situação muito difícil, pois a cada ano precisamos aplicar mais recursos na saúde.

R.A. – O que precisa para que os PSF possam funcionar melhor?

ALFREDO - Apesar de todas as dificuldades, os 36 postos de Garanhuns estão com as equipes completas. O que precisa melhorar é que as equipes aprendam a não apenas atender o paciente, mais acolhê-los em suas necessidades.

R.A. – Qual a importância do convênio entre o município e o Hospital Infantil?

ALFREDO - O Hospital Infantil Palmira Sales, é um parceiro do município que presta serviços nas áreas de obstetrícia, clínica cirúrgica, pediatria, clínica médica e também atendimento ambulatorial em diversas especialidades médicas.

R.A. – Não seria melhor o município ter um hospital próprio?

ALFREDO - Um hospital municipal poderia ser uma boa alternativa a longo prazo, pois o mesmo precisa ser planejado, equipado e viável do ponto de vista financeiro e de recursos humanos. Hoje temos como exemplo o Governo do Estado que tem preferido terceirizar os hospitais e UPAS.

R.A – Como o Sr. avalia a crítica recente de um médico do Dom Moura sobre o funcionamento dos PSF. Segundo ele a Prefeitura tem culpa na sobrecarga do Hospital Regional?

ALFREDO - O HRDM tem um papel muito importante na rede de atenção à saúde de nossa região. O mesmo atende cerca 400 pacientes por dia, oriundos dos 21 municípios da V regional de saúde e até de outras regiões. Ao mesmo tempo, o município de Garanhuns atende em média 4000 pacientes por dia, desde a atenção básica até a especializada. São pessoas atendidas nos postos de saúde, nas clínicas de exames especializados conveniados, no ambulatório do município, no SAMU, no Hospital Infantil, CEO, entre outros. O que acontece é que por conta do HRDM localizar-se no município de Garanhuns, muitas pessoas passam muitas vezes direto para o HRDM, sem antes procurarem nas unidades de saúde. A lacuna existente entre a atenção básica do município e a emergência do HRDM, sempre existiu, não é de agora. No entanto, o município tem buscado soluções para esse problema, como a construção da UPA 24h. AS dificuldades existem, mas dizer que em Garanhuns a saúde não funciona, é no mínimo mostrar desconhecimento.

R.A. – O Sr. diria que com Izaías a saúde é melhor do que na gestão anterior?


ALFREDO - Cada gestão tem suas conquistas. Nessa gestão conseguimos implantar o SAMU, ampliar a cobertura de saúde da família, saúde bucal, implantar a segunda equipe do NASF, o Núcleo de Promoção à Saúde, o Centro de Especialidades da Mulher e da Criança-CESMUC, conseguimos a construção da UPA 24h, a construção de 08 unidades básicas de saúde, construção de 02 academias da saúde, ampliação de nove unidades de saúde. Além da aquisição de materiais e equipamentos para todas as unidades de saúde.

*Foto reproduzida do Blog de Carlos Eugênio.

10 comentários:

  1. SEM DESMÉRITO NENHUM DA EQUIPE QUE AUXILIA O PREFEITO IZAÍAS RÉGIS, ENTRE TANTOS BONS SECRETÁRIOS, DESTACAM-SE COM PROFUNDO CONHECIMENTO DO QUE FAZ O SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE O PROFESSOR RENATO MATTOS; LOGO APÓS, VEM O PRESTATIVO E ATENCIOSO SECRETÁRIO DE OBRAS O NOSSO QUERIDO MAIA; COMO TAMBÉM O PREFEITO CONTA COM A TRANQUILIDADE, INTELIGENCIA E PAU PARA TODA OBRA, O AGRADABILÍSSIMO ALFREDO GÓIS.

    P.S.: - Para se distinguir uma boa equipe de governo é só sacar entre seus membros que, pessoas normais produzem resultados normais. Pessoas diferentes produzem Resultados Extraordinários...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns secretário pelas respostas! O médico do Dom Moura não estava no plantão e, pra tentar se safar quis incriminar a saúde de Garanhuns, o tiro saiu pela culatra, porque a mentira tem pernas curtas. A população da Região sabe, que é raro ter uma semana que não exista falta de médico em alguma das especialidades oferecidas nas Emergências do Dom Moura.
    Não custa nada lembrar que há pouco tempo o Sr. Paulo Câmara, governador do estado, em uma entrevista a rádio Jornal-Recife, disse que quando o caixa do estado melhorasse, a sua prioridade seria EDUCAÇÃO E SEGURANÇA; se faz segurança sem saúde? Se faz educação sem saúde? Aguem tem que dizer para o nobre governador, que em seu governo todas as áreas atualmente estão sendo prioritárias e, ficar querendo fazer média com o pessoal da educação e segurança, porque são mais fortes em suas reivindicações, enquanto que saúde não pode ter certas paralisações, porque trata-se de vidas, dor, e não pode parar, além de ser melhor para o governante quando os hospitais param, pois diminui o gasto com material e, aqueles que deveria ser valorizados pelos governantes são desprezados.

    ResponderExcluir
  3. O governador de Pernambuco tá fazendo um bom governo. Se não fosse a Dilma atrapalhando, o governo de Paulo Camara seria bem melhor ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ANO DE 2015 FOI O ANO PARA A DESCONSTRUÇÃO DOS GRANDES E MEGA ESQUEMAS POLÍTICOS DO BRASIL.

      COMO HAVIA UMA SELETIVIDADE DE DELAÇÕES PREMIADAS QUE SOMENTE ATINGIU O PT DEIXANDO DE FORA PSDB E DEM, TUDO FOI FEITO PARA GOLPEAR A PRESIDENTE DILMA DO PODER COM O PT.

      HOJE ,2016 ,VAI SER PROVAVELMENTE MELHOR,POIS A MADEIRA QUE CUPIM NÃO RÓI VAI BATER NO CHICO E NO FRANCISCO.

      ESTAMOS SOFRENDO EU E TU E NÓS,MAS O MAIOR SOFRIMENTO FOI VER OS CARAS ROUBAREM MAIS OU MENOS UM 6 BILHÕES DA PETROBRAS E EMPRESAS AFINS DESDE QUANDO O SARNEY CHEGOU AO PODER PASSANDO POR COLLOR-ITAMAR-FHC-LULA E VIERAM SAIR DA TOCA E PELO CANO SOMENTE AGORA NO GOVERNO DA DILMA.

      VAMOS TER CALMA E DEIXAR O GOVERNO TRABALHAR,VAMOS TRABALHAR JUNTOS E QUEM ESTIVER ENVOLVIDO TOTALMENTE NESSA SABOTAGEM DO DINHEIRO PÚBLICO QUE PAGUE PELOS PECADOS.

      O PADRE CÍCERO DISSE: " SE ROUBOU NÃO ROUBE MAIS".SANTO AGOSTINHO PROFETIZOU: " PREFIRO OS QUE ME CRITICAM PORQUE ME CORRIGEM AOS QUE ME ELOGIAM PORQUE ME CORROMPEM".

      QUEM MAIS ME LEVA A ESCREVER ALGUMA COISA NESSE BLOG É O ALTAMIR PINHEIRO COM SEU CHUMBO GROSSO. E SUA LÍNGUA SOLTA. O CARA BOTA TORANDO MESMO.

      Excluir
  4. Na democracia, temos direito às críticas; contudo seria interessante levar o problema ao gestor com propostas. Alfredo de Gois é um administrador competente e tem demonstrado muita habilidade para solucionar problemas e promover qualidade à comunidade. Acho, inclusive, que Alfredo está preparado para assumir quaisquer cargos na Administração Pública.
    Prof. Rubens Massenan

    ResponderExcluir
  5. As verdadeiras mazelas da saúde pública do Brasil e que atinge todos os 5.570 municípios se chama fim da comissão provisória sobre movimentação financeira(CPMF).

    Existiram dois erros fatais que abalaram toda uma estrutura que foi criada na saúde pública brasileira por um dos maiores cardiologista do Brasil, Dr. Adib Jatene de São Paulo.O primeiro foi cometido pelo PT do Lula e da Dilma quando votaram contra sua criação no segundo governo do PSDB e DEM do FHC e Marco Maciel.

    O segundo erro fatal que acabou de afunilar a nossa saúde pública foi o fim da CPMF derrubada por quem criou,o PSDB e DEM (PFL) em dezembro de 2007.

    Faltaram apenas 4 votos para sua prorrogação e ainda hoje nunca perdoei os votos que foram dados contra de Sérgio Guerra, José Jorge de Vasconcelos e Marco Maciel com Mão Santa, Heráclito Forte ambos do PIAUI ambos nordestinos.

    A saúde pública perdeu de arrecadar R$ 40 bilhões anuais e multiplicando por 7 anos perdido totalizaram simples R$ 280 bilhões.

    Mas muito perguntam pra onde foi todo esse dinheiro antes? Para construir hospitais, contratação de equipes médicas, odontólogos, agentes comunitários de saúde, equipamentos hospitalares, remédios da farmácia popular, pagamentos de diversas cirurgias,pagamentos diversos do INSS e uma parte desse dinheiro arrecado foi também para a corrupção brasileira que existe em todas as esferas de governo municipal,estadual e federal juntamente com a iniciativa privada que levam um montão também.

    Hoje não tivemos mais construção de hospitais quando FHC , Dr. Adib Jantene e José Serra construiram mais de 300 hospitais no pais inteiro.

    Hoje o PT e a Dilma querem a CPMF de volta e os Prefeitos e governadores também porque estão com os pires nas duas mãos pedindo uma AJUDA ao governo Federal e este por sua vez também está com os pires nas duas mãos pedindo aos prefeitos e governadores que intercedam aos seus Deputados Federais e Senadores que votem a favor.

    Muitos falam e escrevem sem conhecer antes o que aconteceu com a saúde no Brasil. Muitos criticam a saúde sem se levar em conta que antes tudo eram as mil maravilhas porque se contratavam as equipes médicas para atuarem nos municípios e depois do governo Lula tudo acabou. E acabou por quê? Porque os nossos DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES não regulamentaram os PLANTÕES MÉDICOS.

    Nenhum MÉDICO deseja ficar numa cidade de porte pequeno durante um Mês com um salário de R$ 10.000,00.Pode fazer concurso público a vontade que eles não irão.O Médico precisa sim ganhar bem para poder ter condições de se equipar e prestar um bom atendimento a população.

    Portanto, logo após o governo Lula todos os mais de 11.000 agentes comunitários de saúde foram efetivados sem concurso público pelos deputados federais.E por que essa gente não regulamenta em projeto de lei, transformando em Lei a atuações dos Médicos em Plantões sem caracterizar acúmulo de funções e de plantões para poderem prestar assistência médica as cidades de porte pequeno em todo o Brasil?

    Espero ter contribuído para o bom debate da saúde pública do Brasil,pois por 12 anos trabalhei na elaboração de projetos de leis,nos processos licitatórios,elaboração de atas, editais,planilhas e na contratação de mais de 15 médicos e dezenas de odontólogos, 25 agentes comunitários de saúde,na prestação de serviços médicos em Lagoa do Ouro como Secretário Municipal de Governo.

    ResponderExcluir
  6. O professor de lçagoa do ouro agora virou o disco antes so era aumento de deputado agora é defender io robo do PT e acusar o PSDB. 13 anos depois seu professor, agora é que voces tão acusando o PSDB. Se defenda professor nao acuse os outro não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada palavra que digitei foi com conhecimento de causa e efeito.Já votei o suficiente para poder enxergar os erros que os meus e os teus Deputados Federais e Senadores cometeram contra o Brasil e a pobreza em geral. Não retiro uma vírgula e muito menos um ponto daquilo que escrevi acima.Foram palavras pinceladas por uma experiência acumulada de vida e acumulada dos Bancos Acadêmicos das grandes Universidades de Pernambuco: Universidade Católica de Pernambuco e Universidade Federal Rural além da Faculdade de Formação de Professores e Garanhuns.

      Excluir
    2. ANÔNIMO DAS 08:32h DO DIA 23/01/2016.

      Quando eu vejo hoje os aumentos sendo praticados por todos os prefeitos e governadores,o comércio em geral,os serviços e produtos,passagens e vejo os protestos em todas as grandes capitais do país,relembro sem ódio e sem medo que, quando os nossos deputados federais em 2010 deram um aumento de 61,83% elevando os seus salários as alturas quando a inflação foi menos de 20% a.a., faz-me lhe perguntar foi correto?

      Foi justo os deputados federais em 12 anos darem para si R$ 21.015,00 de aumentos enquanto que o salário mínimo subiu apenas em 13 anos R$ 688,00?

      Foi justo os deputados federais aprovarem 78% de aumentos para os servidores da justiça federal quando nós servidores públicos municipais e estaduais estamos sem aumento já faz um ano?

      É justo um vereador na capital ganhar R$ 18.000,00 ? É justo um vereador ganhar igual ao prefeito e esse igual ao governador de Estado e igual a um deputado estadual?

      Foi justo os deputados federais aprovarem todos esses aumentos alegando ISONOMIA SALARIAL entre os 3 poderes em dezembro de 2010 e agora em dezembro de 2014 aprovarem a quebra dessa falsa isonomia salarial quando um deputado federal passou a ganhar R$ 33.763,00 e o Presidente R$ 30.934,70? E haja efeito cascata dessas medidas.

      É justo o Supremo Tribunal Federal aprovar também os seus salários para 2016 em R$ 39.000,00 ?

      Parabéns a você por concordar com esses aumentos!!!!!!!!kkkkkkkkkk...

      Excluir
  7. REALMENTE O SECRETARIO ALFREDO GOIS É UMA PESSOA,DA QUAL GARANHUNS TEM ORGULHO DE TERMOS,EM NOSSA CIDADE POIS O MESMO ALEM DE SER MUITO EFICIENTE É TAMBEM UMA PESSOA DE BOM CORAÇAO EJUSTO,POREM PRECISAVAMOS DE UM HOMEM DESSE,COM PREFEITO DE NOSSA CIDADE,PORQUE SER SECRETARIO É MUITO POUCO PARA UM HOMEM DE TAL ESTRUTURA.GOSTARIA MUITO QUE FOSSE ELE O INDICADO PARA SER O VICE DE IZAIAS NAS PROXIMAS ELEIÇOES.SOU UM GRANDE AMIGO DO MESMO DE MUITOS ANOS E SO TENHO A AGRADESCER POR TER UM AMIGO TAO IMPORTANTE ASSIM,UM CARA QUERIDO PELA POPULAÇAO DE GARANHUNS .OBRIGADO ALFREDO E UM BOM ANO DE SEU AMIGO.TITO.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA