PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

QUEM MAIS TRABALHOU EM CAPOEIRAS?

Desde que deixou de ser distrito de São Bento do Una, Capoeiras teve nove prefeitos cumprindo mandato completo. Foram eles: Álvaro Tenório, o Alvinho; Zezinho Borrego, Valter Elias, Manoel Reino, Carlos Batata, Aloísio Cabral, Nenen, Dudu e Neide Reino.

Zezinho foi prefeito três vezes e foi o melhor de todos eles. Apesar do jeito meio aborrecido com que às vezes tratava o povo sempre foi um “trator” para trabalhar. Para onde você se virar no município, que é enorme, fazendo divisa com Caetés, Garanhuns, Jucati, São Bento do Una e Pesqueira tem uma obra de José Soares de Almeida.

Pavimentação de ruas, escolas, postos de saúde nos povoados, estradas, Monumento a Frei Damião, açougue, mercado público, rodoviária... Tudo isso foi Zezinho que fez, além de reformas em prédio públicos importantes, como o Hospital Municipal.

Alvinho foi o político mais honesto de Capoeiras e também deu sua contribuição ao município. Fez escolas, o Clube Municipal, que na época em que foi construído tinha muita importância para a cidade, e concluiu o Colégio Municipal.

Valter foi bom prefeito e investiu muito em estradas e escolas. No seu tempo de gestor Capoeiras recebeu as primeiras agências bancárias e a estrada para Garanhuns foi asfaltada, numa obra do Governo Federal que contou com a luta dos deputados ligados ao dirigente do município na época.

Seu sucessor, Manoel Reino, era um homem simples, com alma de povo. Investia muito na assistência as pessoas, principalmente na área de saúde e foi quem mais realizou obras de saneamento em Capoeiras.

Batata apareceu fazendo uma pequena revolução no município. Não foi muito organizado na administração, mas pensava grande. Transformou uma simples maternidade num verdadeiro hospital, terminou o fórum iniciado por Manoel Reino, deu início a Feira Parque, fez a creche e o abrigo dos idosos.

Com prestígio junto a Arraes e Carlos Wilson, Batata conseguiu a Barragem e Adutora do Gurjão, que durante muito tempo resolveu o problema de abastecimento de Capoeiras e Caetés. Atualmente o reservatório está sem água e as duas cidades precisando de socorro.

Um verdadeiro “estrangeiro” em Capoeiras, Aloísio Cabral foi eleito graças ao prestígio de Batata na época. Manoel Reino na vice foi fundamental para sua vitória. Foi o primeiro prefeito a pagar salário mínimo a todos os funcionários, concluiu a Feira Parque e reformou todas as escolas, além de ter sido dos primeiros gestores a implantar o Fundef (hoje Fundeb) na região.

A divisão entre Aloísio e Batata, por conta da candidatura de Fátima Vieira, abriu o caminho para uma nova reviravolta no município e a eleição de Nenen, que deve muito de sua ascensão política a Zezinho.

Nenen pavimentou várias ruas, construiu uma quadra poliesportiva, calçou o acesso ao Monumento de Frei Damião e foi um prefeito povão, sempre perto dos eleitores e praticando com eles o clientelismo tão ao gosto das cidades pequenas. Fez também uma reforma na praça principal da cidade construindo uma fonte luminosa nas proximidades da igreja.

Como a gestão de Nenen deixou a desejar em outros áreas, Dudu se elegeu prefeito com grande votação. Foi um administrador sério, que se preocupou com os mais pobres e o povo da zona rural. Construiu mais de 600 barragens em quatro anos, manteve as estradas da zona rural conservadas, investiu muito na saúde, reformou escolas e todos os prédios públicos, além da Feira Parque e deixou o município com 7 ou 8 ônibus novos para transporte escolar, quando encontrou apenas um, já bastante usado.

Mas Dudu errou ao prestigiar alguns “forasteiros”, talvez um pouco mais que outros gestores. Ele realizou poucas obras na zona urbana, privilegiando a zona rural durante quatro anos. Ele acabou com um campo de futebol com uma tradição de mais de 40 anos e embora tenha sido para construir uma moderna creche, concluída por Neide, a decisão foi explorada politicamente pelos adversários.  Além disso, como prefeito era impaciente no atendimento à população, que às vezes só precisa mesmo de um pouco de atenção. Nem tudo se resolve com dinheiro. Muitas vezes um Não dado com jeito vale mais de que um Sim muito protocolar.

Neide Reino ganhou com uma pequena margem de votos e pegou um município organizado, sem dívidas, um verdadeiro paraíso perto do que foi entregue a Dudu. Ela teve a sabedoria de dar continuidade aos projetos da gestão anterior.

Assim, nesses três anos, a socialista construiu o bonito portal na entrada da cidade, terminou a já citada creche, pavimentou algumas ruas, construiu postos de saúde, reformou o hospital, fez barragens, comprou mais ônibus para o transporte escolar e “tirou do papel” a Escola do Povoado Maniçoba, hoje uma realidade.

Vale observar que este é apenas um pequeno resumo do que foram as gestões em Capoeiras até hoje. Como o leitor deve perceber, foram destacados mais os feitos de cada um. As maiores falhas das administrações citadas ficam ao cargo do leitor ou morador do município.


No próximo ano tem eleição. E que a população escolha o melhor, aquele capaz de contribuir mais com desenvolvimento do lugar e que melhore a qualidade de vida das pessoas.

Fotos/Google: Neide, Batata, Nenen e Dudu

19 comentários:

  1. Quem trabalhou mais foi Zezinho Borrego. Mais do que todos os outros. Viva Zezinho, você o esqueceu? Ora Roberto...

    ResponderExcluir
  2. Rafael comentou sem ter lido o texto. Está aí acima com todas as letras que Zezinho foi quem mais trabalhou, até porque foi prefeito três vezes.

    ResponderExcluir
  3. nenhum foi tão bom quanto o batata para o povão, hoje tem esse nome herdado do seu comportamento dar o que tinha aos pobres, as principais conquistas da cidade saíram no tempo dele, quadro de gado, hospital, forum, creche, abrigo dos idosos entre outros e só foram quatro anos e ainda a rama da batata se estendeu e elegeu zezinho borrego em seguida aluísio cabral e posteriormente deu uma grande força a dudu. co todo esse retrospécto ja sabemos quem foi o melhor prefeito de capoeiras. E está chegando aí dinovo, nas ruas e nos sítios é o nome mais falado e acredito que o ais cotado para o próximo pleito eleitoral.

    ResponderExcluir
  4. Não tem nem o que comentar sem sombra de dúvidas NENEN e NEIDE são os melhores para nossa Capoeiras.

    ResponderExcluir
  5. O anônimo está certíssimo e em 2016 estamos com o Batata Capoeiras e município precisa dele de volta o bom filho a casa retorna

    ResponderExcluir
  6. Minha gente, prefeito bom, não é fulano ou sicrano não, e sim aquele que lhe da empregou ou algo em troca, se vc é favorecido ai vc reconhece o prefeito! msm que realize obras só será reconhecido se favorecer cada pessoas, neh isso. O povo é "hipócrita", só pensa no favorecimento de cada um, ou seja, cada prefeito desses que está ai na reportagem, favoreceu alguém, que demonstra esse amor platônico!!!

    ResponderExcluir
  7. É notório e evidente q essa enquete é claramente intencional para prejudicar a imagem da atual Prefeita e q também é evidente q o responsável dessa pagina como a do blog é claramente oposicionista à Nenen e tanto quanto a Neide Reino . Mais gracas a Deus fui o primeiro Prefeito reeleito da história de Capoeiras, q é o q demonstra a vontade do povo de Capoeiras. Com a bênção de Deus e do povo de capoeiras, e o q demonstra a alegria das pessoas de Capoeiras c ela e contra a vontade de alguns q não aceita a realidade das urnas será reeleita novamente. Um abraço. ....ex prefeito Nenen. Capoeiras é mais......

    ResponderExcluir
  8. Não existe enquete nenhuma, nem no blog nem no Facebook. O que foi publicado é um artigo com o título em forma de interrogação. Todos os prefeitos de Capoeiras que tiveram mandato completo foram citados, incluindo a atual Neide Reino. Não houve intenção de privilegiar ninguém, tanto que praticamente só foram citados as ações positivas de cada um. Os leitores é que espontaneamente começaram da dar suas opiniões. Se favoreci alguém com minha opinião foi Zezinho, que cito como o que mais trabalhou. Mas com 90 anos de idade certamente não tem mais pretensões políticas. Quis apenas escrever um pouco sobre a minha terra natal, sem paixão por ninguém. Não tenho mais idade nem saúde para estar comprando briga política com ninguém, por isso faço questão de respeitar todos. Se lessem o texto completo no blog não distorceriam os fatos nem entenderiam mal as coisas.

    ResponderExcluir
  9. Linda Historia de Capoeiras, Uma pena que Alguns Ex Prefeitos Não pensam da mesma Maneira. Quero dizer que todos ex Prefeito desse Município Trabalharam sim e Muito Bem, Existem aqueles que se destacaram exemplo Zezinho Borrego, Batata. Minha Gente politico bom é aquele que tabalha Mais e fala Menos. Não é chegar na Radio ou Outro Veiculo de Comunicação e Aporcalhar Falar mal de Outros Isso é Baixo e nos que Moramos em Capoeiras Estou Estarrecido com Essas pessoas. Ano que vem tem Eleição. e outra minha Gente Não é falar mal de nenhum ex prefeito ou Atual, é diser que não adianta ir pra radio e obrigar os Contratados irem para a frente da radio apoiar a Prefeita que vai mudar alguma coisa digo OBRIGAR porque é a Pura verdade 3 Pessoas Contratadas Me Falaram Isso se não Fosse perderiam o emprego. Isso é chato minha Gente. Tenho minha Posição sim porem jamais vou fazer Politicagem so sairei da minha casa no dia 02 de outubro de 2016 para votar em Meu Candidato.

    Obrigado a Atençao dos Leitores

    ResponderExcluir
  10. Bom, só posso so falar do que vi. Entao só conheci os trabalhos de prefeito apartir dos mandatotos de Nenen e na minha concepção foi o segundo melhor, fez sim obras urbanas e rurais. Foi o que mais valorizou os elementos culturais de nossa cidade trasendo assim mais renda ao nosso municipio isso sem duvida foi seu ponto forte.
    Dudu no entanto tentou manter a mesma linha no mesmo quezito, conceguiu, porem deichou a cidade na mão previlégiando os sitios. Fez sim muitas barragens porem sem estudos tecnicos para saber as melhores localizasões para suas construções tornando-se assim verdadeiros "buracos", porem alguns de seus projetos Socias foram seus destaques e merem reconhecimento.
    Neide por sua vez manteve tais projetos, e concluiu outros, deichou a desejar na parte festiva da cidade que prejudica muito o comercio Capoerense, mas supera muitos nas obras de infraestrutura, teve foco nos seus trabalhos em executar e executar bem. Pensem que o mandato dela nao foi o mais facil devido o grande periodo de seca castigante. Simples opnião.

    ResponderExcluir
  11. A realidade que as pessoas têm que saber e colocar na cabeça. Que político é funcionário do povo, e são pagos para trabalhar, e desenvolver projetos para melhoria da cidade. Nenhum deles fez obra, com dinheiro deles isso e verdade. Cidadão tem que cobrar e saber que as obras que são feita na cidade não sair do bolso deles, mais dos impostos que agente paga altíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAPOEIRAS E CAETÉS,duas cidades quase uma dentro da outra.Todas carregam em seus ombros raízes profundas, lembranças e recordações dos tempos vividos de criança quando o ex-presidente Lula por aí andava e passeava.

      Sempre falta união.Esses dois municípios poderiam ter conquistado o território da cidadania e terem os dois conseguido realizar uma grande para os dois.Mas até hoje não conseguiram.Poderiam ter peitado a construção de uma grande barragem,mas não captaram e conseguiram.

      Poderiam ter feito um grande PROJETO de geração de emprego e renda,mas ficaram parados no tempo e no espaço.Já se passaram 8 anos de FHC,8 anos de Lula e mais 4 anos da DILMA e até agora nada.

      O dinheiro público serve apenas para pagar funcionários públicos que trabalham muito e produz pouco.Que desejam se capacitar ,mas cadê o investimento em tecnologia.

      Parece que essas palavras apenas acontecem nos grandes centros urbanos. Que as obras são importantes o é,mas com tanto dinheiro recebido do FPM e das verbas extra orçamentárias não servem para mudar o quadro de estagnação na geração de emprego e renda?

      Agricultura falida, o comercio vivendo apenas das transferências constitucionais do FPM, das bolsas famílias,dos aposentados,dos deficientes físicos, mas os prefeitos em geral voltados apenas para festas e mais festas e a geração de emprego e renda?

      A população, os estudantes,os trabalhadores querem trabalho ,trabalho e mais trabalho.

      Inexoravelmente,profundamente lamentável que, os candidatos quase todos fazem parte de um passado cujas paisagens são as mesmas: compra de votos pura e simples. O que entrou para mudar e trabalhar e prosperar não fora compreendido,pois muitos queriam que ele fizessem de tudo para dar dinheiro ao povo na captação dos votos.

      Eu sou um político veterano,conheço todas as artimanhas da política e as oposições agem e reagem usando os mesmos métodos dos que ontem eram oposição e dos que hoje agem como governo.

      As leis eleitorais são as mesmas, as regras são as mesmas,os métodos são os mesmos,os conchavos são os mesmos,os bacurais e os bicudos são os mesmos,as intrigas e as desavenças são as mesmas e o eleitorado enganados mais uma vez.

      As mudanças não vem de debaixo, todavia teriam que vir de cima se o CONGRESSO NACIONAL não fosse composto por picaretas, achacadores, corruptos e sem ética de nada.

      Os piores exemplos vem de cima com pessoas presas por usarem o público e o privado para se locupletarem dos governos seja municipal ou estadual e federal. E o Brasil falido, corrompido,dilapidado e destruído pelas ganâncias dos Deputados Federais que valem R$ 33.763,00 e os trabalhadores R$ 788,00.

      Capoeiras e Caetés poderiam hoje ser os dois municípios símbolos para dar um exemplo ético ao país.Com todos os candidatos pregando em praça pública a ética na política.Mas que nada, a história de cada um conhecemos na ponta dos dedos e na mente.

      Mas essas coisas acontecem em Recife, em São Paulo e no Rio de Janeiro e lá por Alagoas, terras dos Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto e do Fernando Collor de Melo.Mas no Maranhão do Sarney é a mesma coisa.

      O pior exemplo vem de Brasília com Eduardo Cunha que recebeu todo o apoio do PSDB e DEM para derrubar a Dilma e o PT e hoje ambos pedem a cassação do Cunha.Que coisa, hein!

      "É o feitiço se virando contra o feiticeiro,a criatura se voltando contra o criador e quem com ferro fere termina se ferindo também".Tá tudo dominado pelo money, pelo medo e pela mentira.Afinal, mudamos o que nestes 50 anos de política brasileira?

      Para dizer a verdade sobre todos e tudo não é preciso identificação!

      Excluir
  12. Só Deus pôr Capoeiras...Porque se depender dos políticos que tem, estamos fritos...

    ResponderExcluir
  13. Se Deus quiser e o povo de capoeiras e município em 2016 s vai da Batata

    ResponderExcluir
  14. Não sei porque o ex-prefeito nenem está incomodado com a postagem, e seis, ele é acostumado, com os blogs de raimundo e a rádio de sulipa, que são verdadeira vitrine de sua política. quando se fala a verdade os incomoda. A rejeição da nossa prefeita é muito grande, isso causa um certo desconforto.

    ResponderExcluir
  15. Caro anõnimo você está certíssimo e em 2016 1 2 3 Batata outra vez

    ResponderExcluir
  16. Quando algum blog posta algum , sobre o '' trio '' o governo atual já ficam com raiva e deserperados mais o governo atual não tem pra onde ir e não tem pra onde correr kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA