SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

IZAÍAS LIDERA PESQUISA ELEITORAL EM GARANHUNS

Faltando menos de um ano para a próxima eleição de prefeito de Garanhuns, o atual ocupante do gabinete principal do Palácio Celso Galvão, Izaías Régis (PTB), é o preferido dos moradores da cidade, sítios e distritos para ficar mais quatro anos à frente dos destinos do município.

Pesquisa feita na segunda quinzena de novembro, pelo Instituto Plural, do Recife, mostra que o petebista é o pré-candidato preferido na cidade e zona rural, bem à frente do segundo colocado e com o dobro da soma de todos os outros pretendentes à prefeitura.

Conforme a pesquisa, que ouviu 400 eleitores do município em todos os bairros da cidade, nos distritos de São Pedro, Iratama e Miracica, além de vários sítios, Izaías Régis tem hoje 42% dos votos na pesquisa espontânea, contra 4,8% de Sivaldo Albino, 2,8% de Paulo Camelo, 0,8% de Claudomira Andrade e 0,3% de Nivaldo Azevedo.

O comerciante Ivan Júnior não pontuou na espontânea.

Na pesquisa estimulada, quando é apresentado um cartão com os nomes dos pré-candidatos o atual prefeito chega aos 55,3%, enquanto Sivaldo, na segunda posição, soma 10,3%. Paulo Camelo e Claudomira Andrade empatam em 4,5%, Nivaldo Azevedo conquistou 0,5% e Ivan Júnior não pontuou.

Segundo o Instituto, a vantagem do prefeito é ligeiramente maior nos distritos e zona rural. Existem, no entanto, bairros da cidade em que Izaías dispara. Ele tem 65% da preferência popular na Grande Cohab II (Conjunto Francisco Figueira mais loteamentos) e 75% em Nova Heliópolis.

A pesquisa incluiu também um questionário para checar a rejeição dos pré-candidatos. Os números colhidos foram os seguintes: 

Paulo Camelo – 16,5%; Sivaldo Albino 13,5%; Izaías Régis – 10,5%; Ivan Júnior – 8%; Claudomira – 4%; Nivaldo Azevedo – 2,5%.

É natural que Paulo Camelo, Sivaldo Albino e Izaías Régis, que já disputaram várias eleições apareçam com rejeição maior do que Nivaldo ou mesmo Claudomira, menos conhecidos da população. O prefeito, bombardeado insistentemente pela oposição, deputado 10 anos e governante do município desde 2013, apresentou um índice de rejeição que pode ser considerado pequeno.

Um item interessante da pesquisa procura saber do eleitor se ele prefere votar no atual prefeito ou num dos nomes apresentados pela oposição. Izaías também lidera neste contexto, com 62% da preferência contra apenas 16% de qualquer um dos opositores.

É uma situação confortável que sinaliza para a perspectiva de que o gestor poderá ganhar mais quatro anos de mandato.

O levantamento eleitoral dá respaldo a pesquisa de avaliação da gestão, feita pelo Datagreste e divulgada no Blog de Carlos Eugênio, que apresentou o Governo Municipal com uma avaliação positiva de 62%.

Alguns contestaram os números do Instituto de Audálio Ramos, como certamente duvidarão destes do instituto recifense. É natural, afinal de contas existem 3,8% que julgam a administração de Izaías como péssima.

Numa democracia, a minoria tem todo direito de se pronunciar e cabe a quem é maioria respeitar.


OBS: A Legislação não exige registro de pesquisa divulgada em ano anterior às eleições, segundo informa o site do próprio TSE. A partir de janeiro de 2016 toda pesquisa deverá ser registrada junto à Justiça Eleitoral.

Fotos: 1) Izaías Régis; 2) Sivaldo Albino; 3) Claudomira Andrade; 4) Paulo Camelo; 5) Ivan Júnior

18 comentários:

  1. DISCORDO DA TESE QUE O ÍNDICE DE REJEIÇÃO DE IZAÍAS PODE SER CONSIDERADO PEQUENO. NUMA PESQUISA ELEITORAL DE OPINIÃO PÚBLICA EM QUE O SUPOSTO FAVORITO ENTRE TRÊS, QUATRO CANDIDATOS ADVERSÁRIOS, APARECE OU ATINGE UM ÍNDICE DE REJEIÇÃO NA CASA DE DOIS DÍGITOS, O SINAL AMARELO COMEÇOU A PISCAR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está completamente equivocado meu irmão, pois índice de rejeição é meramente quimera, ou seja fantasia. Não se atribui valor aos índices negativos e sim aos positivos. Nem Jesus agradou a todos, quem dirá Izaias. Não sou militante político, mas nem sou cego e não tenho discernimento reduzido para chegar ao ponto de dizer que essa gestão não merece uma aprovação tão alta assim.

      Excluir
    2. Otimo
      Bom
      Regular
      Ruim
      Sua opinião é importante,Sr.Altamir.

      Excluir
  2. Nós moradores do Aluizio Pinto estamos com Izaías o prefeito que mais trabalhou pelo bairro. Os outros candidatos me parecem fracos e não confiaria meu voto a um deles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma fale apenas por você!

      Nós do Bairro: Aluísio Pinto, estamos abandonados, com ruas escuras, com postes sem iluminação há meses, ruas faltando calçamento, falta transporte público no bairro, Posto de saúde só Jesus na causa, e principalmente insegurança (este cabe ao estado). prova disso é centenas de casas desocupadas para alugar.

      Ora, Telma tenha discernimento, de deixe de falar pelos outros. Tem muita coisa para melhorar na cidade toda.
      Daniele Soares


      Excluir
  3. TELMA, TELMA!!! ABRE DO TEU OLHO, TELMA!!! A PROPÓSITO, ONDE APRENDESTE A ESCREVER ESTE PORTUGUÊS TÃO CORRETO ASSIM, HEIN, TELMA?!?!?!

    P.S.: - Já te mudaste pro Aluizio Pinto, foi mulé!!! Tu andas mais do que notícia ruim...

    ResponderExcluir
  4. A pesquisa esta na boca do povo que só falam em Izaias agente ver pessoas que não votaram nele dizendo agora eu vou votar nele pensei que ele não era um homem tão trabalhador como estamos vendo.Esta é a pura realidade,não torço por ninguém torço pelo bom administrador E é isso que vendo.Dalva de Lourdes Mendes.

    ResponderExcluir
  5. A pesquisa esta na boca do povo que só falam em Izaias agente ver pessoas que não votaram nele dizendo agora eu vou votar nele pensei que ele não era um homem tão trabalhador como estamos vendo.Esta é a pura realidade,não torço por ninguém torço pelo bom administrador E é isso que vendo.Dalva de Lourdes Mendes.

    ResponderExcluir
  6. A pesquisa esta na boca do povo que só falam em Izaias agente ver pessoas que não votaram nele dizendo agora eu vou votar nele pensei que ele não era um homem tão trabalhador como estamos vendo.Esta é a pura realidade,não torço por ninguém torço pelo bom administrador E é isso que vendo.Dalva de Lourdes Mendes.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você Dalva, Izaias esta na boca do povo

    MARCIA DA COHAB II

    ResponderExcluir
  8. PAULO CAMELO, COMENTA - Perguntas:
    1 - Qual o interesse de um instituto de pesquisa do Recife fazer pesquisa em Garanhuns?
    2 - Porquê essa pesquisa foi realizada somente em Garanhuns?
    3 - Quem pagou a pesquisa?
    4 - Qual o endereço desse instituto de pesquisa e os nomes dos seus diretores?

    ResponderExcluir
  9. Em alguns setores tem havido determinados avanços, mas o gestor municipal, (O prefeito), poderia agilizar mais, cobrar mais empenho do seu secretariado.

    Garanhuns precisa se preparada para o futuro, e isso ainda não está sendo focado, estão se preocupando apenas com bobagens, tipo: reforma de parque, de escolas, com eleições, oposições, fofocas de blogs, e esquecendo o principal que é TRABALHO.

    O QUE GARANHUNS PRECISA PARA HOJE E AMANHÃ:

    * CRIAR NOVAS AVENIDAS LIGANDO OS BAIRROS DA PERIFERIA, *INVESTIR NA AESGA E TRAZER NOVOS CURSOS URGENTE, * CUIDAR DE OUTRAS RUAS PRINCIPAIS DA CIDADE COMO: AV. CARUARU. *CONSTRUIR UM MODERNO CENTRO ADMINISTRATIVO, * TRAZER EMPRESAS QUE TENHAM INTERESSE EM INVESTIR NO TURISMO, da cidade além dos eventos e religiosos, EDUCAÇÃO, E SAÚDE * E INTENSIFICAR O TRABALHO DA AMSTT, PARA SOLUCIONAR O PROBLEMAS DAS VANS DE TRANSPORTE ALTERNATIVOS DA CIDADE, * TIRAR DO PAPEL PROJETOS ANTIGOS QUE ESTÃO PARADOS NA PREFEITURA.... ( Pop shop, Mercado 18 agosto, Internet gratuita), atrair novos hotéis, faculdades...

    O povo quer ver em Garanhuns projetos ousados, que faça acontecer o desenvolvimento.

    Nicole Braga

    ResponderExcluir
  10. A questão é simples. Izaias arrombou uma porta aberta! A mediocridade dos políticos de Garanhuns é tão grande que o primeiro que faz o mínimo vira, santo, gênio e profeta.

    ResponderExcluir
  11. MEU PREZADO MATHEUS RODRIGO: IRMANADO COM A POSSIBILIDADE SUGERIDA PELA SUA PESSOA, GOSTARIA DE SER BEM CLARO CONTIGO, CARA!!! EU NÃO SOU SEU IRMÃO!!! SOU FILHO ÚNICO!!! A NÃO SER QUE VOCÊ SEJA FILHO DO URSO... BEM, BEM!!!

    ResponderExcluir
  12. Respondendo o anônimo(08:51),

    Carinha, eu não tenho opinião alguma para lhe dar. Sabe por quê?!?!?! Porque na escuridão do anonimato sua covardia ofende a minha e a inteligência alheia...

    P.S.: - ENTENDESTE OU QUERES QUE EU FAÇA O DESENHO?!?!?!

    ResponderExcluir
  13. Não ficarei perdendo meu caro tempo discutindo fatos e pessoas, isso é tarefa para mentes pequenas, pois mentes grandes discutem idéias. Uma pessoa que se mostra parcial não pode ter senso politico apurado, apenas defende sofiasmas e utopias, portanto caro Altamir preserve-nos de sua incompetência intelectual, amplie seus horizontes, estude e sobretudo para de falar anonimamente.

    ResponderExcluir
  14. MEU PREZADO MATHEUS RODRIGO: FIQUEI MUITO ENVAIDECIDO VOCÊ TER ME TRATADO DE CARO ALTAMIR, AO INVÉS DE IRMÃO... BRIGADÃO CARA!!!

    ResponderExcluir
  15. Caro Roberto Almeida, porque o Pré-Candidato Valter da Celpe não foi incluido na pesquisa? na entrevista que a Râdio Marano fez através do radialista Marcelo Jorge com os Pré-Candidatos, foi informado que em uma enquete realizada pela internet, que Valter da Celpe ficou em segundo lugar e o Pré-Candidato Izaiais Régis em quarto lugar, inclusive falei com Valter da Celpe agora e ele confirmou que é Pré-Candidato a prefeito de Garanhus pelo partido PRP.

    ResponderExcluir