PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

VEREADORES DA REGIÃO FALTAM CONGRESSO DA UVP

Por Altamir Pinheiro

Realizou-se no último final de semana, em Garanhuns, nas dependências do Hotel Tavares Correia, o Congresso Estadual de vereadores, patrocinados pela UVP(União dos Vereadores de Pernambuco), sob a presidência do vereador da cidade de Timbaúba, Josinaldo Barbosa. Pois bem!!! De um modo geral, Os congressos oferecem aos participantes, principalmente aos que exercem cargos eletivos a convivência com outros cenários, outras realidades que, somadas ao cotidiano, se transformam em aprendizagem. Sem contar o intercâmbio social que se opera de diversas maneiras. No que se prendem as comunicações, é de grande valia a presença em congressos, dos profissionais jornalista, radialistas e blogueiros políticos. Aprende-se muito longe de uma tela de computador. Não se escreve política somente na base do Ctrl“C” & Ctrl “V”, ou apenas consultando o titio GOOGLE.

Constatou-se uma ausência total e maciça da imprensa de Garanhuns ao ótimo evento político. Durante os três dias foram discutidos temas da maior importância paras o dia a dia dia dos profissionais da escrita que se debruçam, cotidianamente, ao escrever sobre a política local e regional. Fazendo-se um balanço da blogosfera de Garanhuns, podemos destacar o Blog do jornalista Roberto Almeida, haja vista que, boa parte de suas postagens é tanto de política nacional quanto à paroquiana, não só de Garanhuns como de todo o Agreste Meridional. Podemos considerar também o Blog de Ronaldo César que, quase sempre, dá suas estocadas na política nacional, local e regional. O bom Blog de Carlos Eugênio por ter bastante intimidade com a classe política da região, nos oferta com boas surpresas políticas que ocorre ou estar nas entranhas da política do agreste.

Em se Tratando da blogosfera que circunda na grande Garanhuns, podemos destacar A Gazeta Digital de Bom Conselho, que tem bons analistas políticos, destacando-se o seu âncora, Zé Carlos, que publica crônicas Agradáveis e de boa leitura com aquelas pitadas instigantes de um eufemismo provocante e com um leve toque de um ótimo e oportuno humorismo de momento ou de ocasião; O grande Rafael Brasil(grande em todos os sentidos), apresenta nas páginas do seu blog temas eminentemente políticos, apesar de tratar único e exclusivamente de política em nível nacional. RAFAELÃO BRASILSÃO, jamais gosta de enveredar pelas estradas sinuosas da política paroquiana...

Voltando-se ao Congresso da UVP, propriamente dito, a presença dos profissionais da imprensa foi na casa de zero ao quadrado, excetuando-se aí, o blogueiro Ronaldo César que foi lá marcar presença, tomou um cafezinho e se picou!!! Agora, vexame maior foi da Câmara de Vereadores de Garanhuns. Seus 13 vereadores sequer foram lá marcar presença no congresso realizado em sua cidade onde exerce o cargo de vereador. Fazemos aqui, raríssimas exceções a uma vereadora que deu o ar de sua graça no sábado e o vereador Alcindo que fez um bico extemporâneo no sábado e no domingo. Quanto ao presidente da Casa Raimundo de Moraes, passou por lá, apenas na abertura e no encerramento do evento, em que pese ter sido ele, Gersinho, que enveredou esforços para que o Congresso dos 40 anos da União dos Vereadores de Pernambuco(UVP), fosse realizado em Garanhuns, haja vista, depois de sua fundação, a nossa cidade ter sido sede do primeiro congresso realizada por aquela entidade.

Segundo as estatísticas passadas para este escriba, através da secretaria da UVP, pasmem, é de fazer vergonha. Para se ter ideia do desinteresse grosseiro ou das ausências lamentáveis(?) dos edis da região, tomamos como parâmetro, a Câmara de Vereadores da cidade de Caruaru que se fizeram presentes mais vereadores da terra de Vitalino do que mesmo todos os presentes de todas as Câmaras de Vereadores de todo o Agreste meridional. Isso mesmo, de todo o Agreste Meridional!!! Nossos vereadores agrestinos perderam uma grande oportunidade de familiarizarem-se com temas da maior importância como o proferido pelo Conselheiro do Tribunal de Contas, Ranilson Ramos, donde palestrou o assunto: A IMPORTÂNCIA DO TCE PERANTE OS MUNICÍPIOS; Outro conteúdo atualizadíssimo foi às mudanças que o Congresso Nacional efetuou na lei eleitorais para os próximos pleitos. Teve como palestrante o competente advogado eleitoral Felipe Ferreira Lima. Com o capítulo: OS REFLEXOS DA REFORMA POLÍTICA NAS ELEIÇÕES DE 2016.


De resto, é preciso que todos nós fiquemos de sobreaviso, que no exercício da cidadania, o papel do agente público e dos profissionais de imprensa, torna-se imprescindível absorver conhecimentos digeri-los e, passar à frente para que a sociedade tome conhecimento de suas respectivas responsabilidades. 

11 comentários:

  1. Altamir Pinheiro.

    Vossa Senhora retratou muito bem o nível cultural da maioria dos vereadores da Região do Agreste Meridional. Eu já fui vereador e conheço o baixo nível dos que hoje são vereadores.A ponto de um dia uma senhora chegou para um deles e perguntou por que o senhor nada faz para o governo tampar pelo menos os buracos da estrada principal?

    Ele respondeu que não trabalhava porque o prefeito da cidade não queria que ele trabalhsse.Eu peguei no bolso dele e perguntei,quanto vezes o prefeito disse ao senhor que não trabalhasse? Ele respondeu, é,ele nunca proibiu,mas nunca deu condições para a gente trabalhar.

    Mais ou menos uns 6 ex-vereadores já me disseram que nunca trabalharam porque o prefeito não que queria que eles trabalhessem. Tudo mentira.

    Os VEREADORES e OS EX-VEREADORES não querem mais se envolver com nada em sua maioria absoluta, aprender muito menos.

    Deve ter sido devido a crise econômica que não foram capazes de vir para debater as crises econômicas, as secas e as falta de geração de emprego e renda que eles nunca lutaram para chegar em seus municípios mesmo com o ORÇAMENTO sendo aprovado por eles ANUALMENTE nunca foram capazes de APRESENTAR UMA EMENDA ao orçamento de nada!

    A maioria desses vereadores atuais não foram capazes de gastar 5 litros de gasolina para ir assistir uma reunião da União dos Vereadores em solo pernambucano e precisamente no Agreste Meridional porque não querem qualificação nem para eles e muito menos para os seus eleitores e seu povo!

    ResponderExcluir
  2. Anonimo(11:48). Quem foi que perguntou que você já foi vereador em?? Eita caba pra cunversar besteira. Rapaz dar um disconto nesse monte de besteira?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vereadores em sua maioria absoluta não entende nada de lei orçamentária.Aprovam anualmente a LDO (leis de diretrizes orçamentárias) e o PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIO.

      Tudo o que se pensar em matéria de obras nas áreas de Educação, Saúde,Transportes,Administração, Assistência Social, Aumento salarial dos servidores públicos, desconto de Instituto de Previdência dos servidores,concurso público, aumento de salário deles próprios , do prefeito,secretário e diretores e servidores constam no orçamento Municipal, Estadual ou Federal.

      O Regimento Interno da Câmara Municipal e a Lei Orgânica são os dois instrumentos essenciais na vida de um vereador e de um Prefeito e dever ser também do conhecimento do povo.

      As prestações de contas anual tanto da Câmara Municipal como do Poder Executivo são ou não aprovadas ou rejeitadas pela Câmara Municipal.

      Os Projetos de Leis e de Resoluções são todos aprovados ou não pela Câmara Municipal. O aumento do ITBI (imposto sobre transmissão de bens inter vivos) , o ISS (imposto sobre serviços) , taxa de iluminação pública, combustíveis,etc, e sobre tantos outros tributos e taxas são debatidos no recinto de qualquer Câmara Municipal.

      Reuniões, quantas mais houver para se debater,questionar,aprender algo novo nunca é demais , todas são importantes.Afinal, somente deveria ser um VEREADOR de uma cidade um sujeito que goste de Ler e escrever para poder entender o conteúdo de um Projeto de Lei.E não apenas balançar a cabeça feito lagartixa.

      Excluir
  3. APROVEITANDO A DEIXA, MESMO NÃO SENDO CANDIDATO A CARGO ELETIVO NENHUM, MAS POR FORÇA DE GOSTAR DE ESCREVER SOBRE POLÍTICA, PRESTEI BASTANTE ATENÇÃO A PALESTRA DO ADVOGADO Dr. FELIPE FERREIRA LIMA E, ELENCAREI ALGUNS ITENS QUE ME CHAMARAM BASTANTE ATENÇÃO. SENÃO VEJAMOS:

    ---Tempo mínimo para filiação partidária. ANTES: 1 ano antes do pleito. AGORA: 6 meses antes(EXEMPLO: último dia de filiação será 03 de abril de 2016);

    ---Período para mudança de partido(JANELA). ANTES: Não existia. AGORA: trinta dias que antecedem o prazo de filiação exigido em lei para concorrer às eleições. ATENÇÃO!!! No caso da janela o último dia para mudança de partido será em 03 de março de 2016;

    ---Início do período de campanhas eleitorais. ANTES: Após o dia 5 de julho. AGORA: somente após 15 de agosto;

    ---Período do horário eleitoral gratuito. ANTES: 45 dias. AGORA: 35 dias;

    ---Horário eleitoral gratuito – PROPAGANDA EM BLOCO – ANTES: 100 minutos em dois blocos de 50 cada. AGORA: 20 minutos diários, com dois blocos de 10 minutos. ATENÇÃO!!! PROPAGANDA EM BLOCO É ÚNICO E EXCLUSIVAMENTE PARA PREFEITO. VEREADOR NÃO TEM MAIS DIREITO A PROPAGANDA EM RÁDIO E TELEVISÃO!!!

    ---Horário eleitoral gratuito – PROPAGANDA EM INSERÇÕES – ANTES: 30 minutos diários para veiculação de inserções de 15, 30 ou 60 segundos apenas para prefeito. AGORA: 70 minutos diários, dividido à proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador. ATENÇÃO!!! OS VEREADORES TÊM DIREITO A 28 MINUTOS DE INSERÇÕES POR DIA. PRESTEM ATENÇAO: SÓ INSERÇÕES DE 15, 30 0U 60 SEGUNDOS. A NOVA LEI ELEITORAL NO CAMPO DA PROPAGANDA NO RÁDIO E NA TELEVISÃO FOI CAIXÃO E VELA PRETA PROS VEREADORES...

    ---Cláusula de barreira para candidatos. ANTES: o número de votos válidos obtidos por partidos e coligações deveria superar o quociente eleitoral para que se conquistasse uma cadeira. AGORA: Permanece a regra anterior. Porém, o candidato só poderá ocupar uma das cadeiras conquistadas pelo partido ou coligação se obtiver votação nominal superior a 10% do quociente eleitoral. EXEMPLO: Vamos dizer que o quociente de Garanhuns seja de 2 mil votos. O PTB de Garanhuns teve ao todo dois mil e cem votos com 7 vereadores na chapa, daí, o mais votado teve 200 votos. Então O PTB não elege ninguém porque o mais VOTADO só teve 200 votos ao invés de 210 votos(10% do quociente eleitoral). ENTENDERAM MACACADA!!! OU QUEREM QUE EU FAÇA O DESENHO!!!


    P.S..: - É proibido qualquer tipo de propaganda(banner, outdoor, cartazes no vidro traseiro do carro que ultrapasse meio metro quadrado). O TAMANHO MAIOR DA PROPAGANDA EM PAPEL SÓ PODE TER 50 CENTÍMETROS QUADRADOS E MORREU MARIA PREÁ!!!




    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que os vereadores de Capoeiras estavam em massa nesse congresso...Acorda Capoeiras...A eleição está chegando...

    ResponderExcluir
  5. Altamir Pinheiro
    A omissão, é um dos piores defeitos de um homem. Os vereadores, que representam nosso Agreste Meridional, perderam uma grande oportunidade, de nos representar e a nossa região, além de discutir assuntos relevantes, para os munícipes e suas concernentes cidades. Acordar, discordar, porém participar, se ausentar jamais. Se eximir de uma reunião, porque A ou B mandou ou deixou de mandar, é um outro horripilante defeito, acho que não é a verdade, mesmo porque, os Vereadores representam o povo das suas respectivas cidades, e devem se importar com sua cidade, e consequentemente, com a sua região, nada além disso. O homem, assume suas posições, assim são os verdadeiros homens, não fazer como os fariseus, que tanto encrencaram com Jesus Cristo. Nós temos na nossa região, bons e maus vereadores, como em qualquer profissão, porque até os bons, se ausentaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Edmar R. Dias.

      Um ex-vereador discursou assim em praça pública: "os vereadores vão para a câmara municipal tomar café e comer pipoca,inclusive ele".

      Outro discursando em praça pública contra o pai afirmou: " pai não é o que faz e sim o que cria". Outro afirmou, o prefeito é um homem revoltado com a agricultura, aos invés de dizer,voltado para a agricultura.

      Infelizmente, parte do eleitorado vota na analfabeto para ler e escrever e entender de projeto de lei.

      Excluir
  6. Por isso que Caruaru cresce e outros municípios bem menores que Garanhuns começam a superarem a terra da Garoa que quer crescer com nome.

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que o senhor Altamir Pinheiro era só um bom jornalista político. Como está provado é um aluno muito aplicado e soube fazer a lição de casa muito bem. Muito utilitário esse resumo que ele escreveu para essa eleição municipal de 2016. Imediatamente já fiz uso da ferramenta ctrl C e Ctrl V. VALEU ALTAMIR!

    ResponderExcluir
  8. Uma cidade tem 9 vereadores,7 são governo e 2 são oposição.Nenhum deles compareceu para assistir uma reunião da União dos Vereadores de Pernambuco que desde 1992 não o fez nenhuma em Garanhuns e o Agreste Meridional?

    Por quê? Qual o motivo? Falta de dinheiro,crise econômica? Descrença com a política e os políticos? Não se tem matéria para ser debatida ou questionada?

    ResponderExcluir
  9. O anonimo lá de cima acertou na mosca. Eu também já fiz meu ctrl C e ctrl V e arquivei esse resumo muito bem elaborado pelo o Altamir.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA