PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

MAGNO LANÇA LIVRO EM CAETÉS COM CASA CHEIA

Com o auditório da Câmara de Vereadores lotado, foi lançado ontem à noite em Caetés, "PERTO DO CORAÇÃO", o mais recente livro do jornalista Magno Martins. Pouco mais das 19 horas o público já aguardava a chegada do renomado profissional de imprensa. O secretário de cultura de Caetés, radialista Wando Pontes, foi o mestre de cerimônias do evento, e com seu vozeirão leu a invejável biografia do jornalista sertanejo. 

Foram chamados a compor a Mesa principal do evento o vereador Ednaldo Clementino (Gauso), prefeito Armando Duarte e depois o "dono" da festa, jornalista Magno Martins. Wando Pontes então chamou para compor as mesas secundárias os secretários municipais, intelectuais e demais autoridades locais. 

Com as autoridades nos seus lugares, o Presidente da Câmara usou da palavra e disse ser aquela "a Casa do Povo, portanto sempre de portas abertas para esse tipo de evento". 

O prefeito Armando Duarte falou em seguida, dando as boas vindas ao jornalista e blogueiro em nome do povo de Caetés, ao mesmo se colocando à disposição do mesmo para qualquer ocasião ou necessidade. 

Magno ao falou ao microfone para uma platéia atenta, relatando sua trajetória de vida desde a infância e adolescência em Afogados da Ingazeira, Sertão de Pernambuco. Disse que gostava das coisas simples da roça, do canto dos pássaros, do jeito matuto das pessoas, que segundo ele, estava presente em cada um dos presentes. 

Ele salientou que sua juventude foi na lida, onde ordenhava junto ao seu pai. Falou emocionado que seus pais viveram juntos por mais de 60 anos, e que sua mãe não estava mais nesse plano há nove anos, mas que constantemente viaja mais de 400 quilômetros para ficar com seu pai, hoje com 93 anos de idade.  

Magno falou também dos seus 35 anos de carreira, dos bastidores do poder, da podridão da política... O jornalista contou um fato curioso sobre a eleição de João Paulo contra Roberto Magalhães em Recife, onde descobriu uma "banana" dada por esse último, e que por esse ato dito obsceno perdeu uma eleição supostamente ganha. 

O jornalista revelou que com suas constantes viagens pode descobrir um Nordeste que o resto do Brasil não conhecia, o que levou a escrever seu primeiro livro O NORDESTE QUE DEU CERTO. Magno Martins não escondeu sua revolta quando disse que tentou ir com seu livro ao programa Jô Soares, da Rede Globo de Televisão, mas que não houve interesse da emissora. 

Segundo o blogueiro,  só interessa à mídia do Sudeste mostrar as coisas ruins do lado de cá, como pessoas desdentadas, mulheres de lenços na cabeça, seca e miséria. Magno lembrou que o mesmo programa do Jô, quinze dias depois de sua tentativa de mostrar seu livro ao país, exibiu um cidadão de uma cidade do Nordeste que tinha ganhado um concurso de comedor de bananas. Ou seja: Não quiseram mostrar as coisas boas daqui, mas mostraram "um pobre e humilhado homem como atração circense". 

No segundo livro, O LIXO DO PODER, o jornalista fala dos contrastes da capital federal, cidade projetada para 500 mil pessoas e hoje conta com 3 milhões, muitas em miséria total. Ele disse que Brasília é linda de se ver, mas observou que os locais que os turistas não visitam é onde vive a maior parte dessas pessoas. Magno falou emocionado de um depoimento que colheu para esse trabalho, onde um casal lhe relatou ter perdido dois filhos pequenos comidos por ratos, quando dormiam debaixo de um viaduto.

O terceiro livro, A DERROTA NÃO ANUNCIADA, Magno comentou rapidamente, mas sobre o quarto, REFÉNS DA SECA, o sertanejo enfatizou que mostra a situação de muitos "invisíveis" da sociedade. Pessoas que não têm aposentadoria, bolsas, salário, emprego ou qualquer tipo de assistência dos governos municipal, estadual ou federal. A curiosidade deste trabalho são moradores de Caetés fotografados e incluídos nas páginas do livro.

Sobre o trabalho lançado em Caetés ontem, Magno disse que era um livro diferente dos demais, que não falava de política, seu foco principal, mas que falava de coisas pessoais como a família, personagens comuns em toda cidade do interior e de coisas que segundo o blogueiro, as pessoas que lessem iriam se identificar. 

Ao final, Magno Martins autografou suas obras e se deixou fotografar com os presentes. Agradeceu a acolhida do prefeito Armando Duarte, o trabalho do mestre de cerimônias Wando Pontes e a recepção calorosa de todos os presentes. 
Magno postou hoje em seu blog a sua passagem por Caetés, matéria que pode ser conferida AQUI

*Texto: Junior Almeida. Foto reproduzida do Blog de Magno Martins.


6 comentários:

  1. O primeiro Blog que eu acesso diariamente é do Roberto Almeida e em seguida entro no Magno Martins,depois entro no Blog 247 para ver as disputas do PT x PSDB para ler os grandes debates nacionais.

    Leio sempre o Blog do Professor Rafael Brasil, Ronaldo Cesar, Falando com o Agreste e os demais parceiros.

    Sempre é bom estar por dentro dos fatos e dos fenômenos que acontecem diariamente.Aliás o meu trabalho é feito no computador e por isso me sinto quase na obrigação de fazer uma leitura diária.

    Também leio os jornais do comercio e diário de Pernambuco e assim aqueles assuntos que me interessam mais eu aprecio minuciosamente.

    Ao Magno Martins,parabéns pelo seu Blog trazendo as notícias do Brasil e do Mundo.

    PROFESSOR ZECA BARBOSA-LAGOA DO OURO-PE.

    ResponderExcluir
  2. Eu não entendi para quem esse rapaz tá mandando essa mensagem. É para o Magno ou para o leitor desse blog quem não tem o mínimo interesse de suas preferências blogueiristas.

    ResponderExcluir
  3. Existem vários de pessoas: as que gostam e as que não gostam.As que amam e as que odeiam.As que escrevem algo e as que nada escrevem.As que criticam tudo e as que nada criticam.As que leiam pouco e as que nada leem.

    Ai se não fossem os jornalistas mesmo aqueles que divergem de mim, que me acham chato,aos que não me entendem.Mas é assim mesmo.

    Ó Deus perdoa aqueles que não sabem de nada.Aos que sentem inveja,tem raiva, guarda ódio em seu coração e aqueles que nada fazem para mudar esse mundo de traição e covardia, falsidade e ingratidão.

    Senhores jornalistas,parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Que papo furado desse anônimo(15:36). Acorda pra Jesus festival de babozeira !?

    ResponderExcluir
  5. JORNALISTA,ROBERTO ALMEIDA.

    O seu Blog tem nos trazido informações úteis e necessárias.Os seus artigos sempre foram bem feito,inteligente, caprichoso,com conteúdo programático e pragmático o que nos levou a reflexão,ao pensar e agir igual ou diferente.

    A leitura é essencial para todos os Estudantes, Professores,Doutores, Intelectuais,artistas, Engenheiros Eletrônicos, Químicos, Físicos, Astrólogos, Médicos, Advogados,etc.

    O meu filho mais velho nunca foi bom de leitura.Queria mais um moto para passear fora da cidade. Fez o curso para direito e não passou. Mas antes raspou a cabeça.Não passou.

    Pensando bem,eu cheguei diante dele e disse não se preocupa para o ano você faz de novo.Ele chegou para mim e me disse assim: somente vou fazer mais um .Então resolvi que ele deveria fazer Letras para a UFRPE em Garanhuns.

    Também voltei a fazer o 7º vestibular com ele para agronomia. Quando saiu o resultado ele chegou para mim e me disse,painho eu passei e o Sr. não. Eu respondi, meu filho eu já sou formado em Matemática. Quem deveria ter passado era você.

    Com 4 meses de Universidade ele chegou para mim e me disse assim: "painho, eu vou desistir do curso.Os Professores estão pegando muito no pé e o curso é muito pesado".

    Foi quando eu sentei com ele e perguntei .Meu filho, você quer ser o quê? Advogado. Eu respondi,meu filho para ser um grande Advogado, Professor, Químico, Empresário, Médico, Engenheiro, Físico, Matemático o sujeito precisa ser um BOM LEITOR.

    Daquele dia em diante ele voltou a Universidade Federal Rural de Garanhuns e nunca mais perdeu um dia sequer de aulas. Um certo dia ele saiu com o meu Opala foi a Universidade e o carro quebrou uma peça e ele me disse que o carro quase não chega.Eu disse a ele, que nada.Tudo se conserta.Não se preocupe.

    Finalmente, cheguei a dizer a ele que depois de formado , pode-se entrar numa Universidade como portador de Diploma e depois fazer um novo Vestibular e terminar o curso de Direito.

    ROBERTO ALMEIDA, aprendi muito lendo o seu Blog,seus parceiros e dos outros também. Uma palestra com o Blogueiro Magno Martins se aprender muito pela experiência adquirida na Capital pernambucana , Recife.

    PROFESSOR ZECA BARBOSA -LAGOA DO OURO -PE. 20 anos ensinando Química e Matemática.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA