ALEPE

ALEPE
ALEPE

GOVERNO DO ESTADO

GOVERNO DO ESTADO
GOVERNO DE PERNAMBUCO - FUNDARPE

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

EDUARDO CUNHA SABE GANHAR DINHEIRO


Do jornalista Alex Solnik:

Tenho quarenta anos de jornalismo, posso fazer comparações.

Durante a ditadura as informações eram escassas, sussurradas pelos cantos... “a comissão de Delfim é 6%”... “negócios nebulosos rondam o gabinete do general Golbery do Couto e Silva”.

Claro que deviam rolar transações por baixo do pano que a censura não deixava publicar, mas nunca ouvi falar de um deputado que tenha ganho tanto dinheiro quanto Cunha.

As cifras já chegam a 68 milhões. Na sua garagem há Porshes e BMW. Nenhum item da sua vida é compatível com salário de deputado. Ou de presidente da Telerj, nos anos 90, nomeado por Collor.

A concorrência é grande na hora de eleger qual político ganhou mais dinheiro no Brasil.

A lista começa por Adhemar de Barros, que segundo tudo indica, foi o pioneiro na categoria “rouba, mas faz”, nos anos 50.

Quem o pegou no flagra foi o então procurador do Estado de São Paulo Hélio Bicudo. As acusações eram modestas – teria levado urnas marajoaras para decorar sua casa. Mas era público e notório que cobrava de todo empresário com negócios com o Estado “doações para obras de caridade da dona Leonor” e ele fez grande obras não caridosas, como a Via Anchieta e o Hospital das Clínicas. E acabou dono de meio bairro do Morumbi, o mais caro de São Paulo.
Para acabar com a “roubalheira” do Adhemar, surgiu seu inimigo público mais agressivo, Jânio Quadros, que prometia varrê-la com sua vassoura. Mas era uma vassoura de bruxo, na qual Jânio montou para chegar a Brasília, onde foi pivô da maior crise nacional desde a morte de Getúlio ao renunciar em meio a um porre cívico.

Na campanha de 1985 a prefeito de São Paulo, com a vassoura já encostada num canto da cozinha, recebia pessoalmente cheques de empresários em sua casa, rasgando na frente deles os de pequeno valor. E, reza a lenda, morreu sem ter passado à família os números de sua conta na Suíça.

Tanto Adhemar quanto Jânio ganharam dinheiro, mas foram governadores, prefeitos, presidentes. E não apenas deputados, como Cunha.

Maluf não era apenas um sujeito, mas um verbo. A sua fama vem dos tempos da ditadura, quando se enturmou com o general Costa e Silva e ganhou a presidência da Caixa Econômica Federal. Gostava de dar joias de presente, principalmente à mulher do general.

Maluf repete, há muitos anos, que não tem e nunca teve conta na Suíça, mas jamais disse “não ganhei dinheiro na política”.

Collor tinha um pouco de Jânio. Em vez de varrer a roubalheira com vassoura prometeu caçar marajás. Não se sabe quanto dinheiro ganhou nessa caçada além dos 5 milhões de dólares guardados na Operação Uruguai.

Mas, de novo, ganhou dinheiro ocupando o mais alto posto da nação, e não a cadeira de um deputado.

Outros políticos ganharam muito dinheiro sendo apenas políticos, sem jamais terem sido incomodados pela Justiça, tais como Quércia, que deixou uma herança para no mínimo três gerações.

Nenhum desses campeões em matéria de ganhar dinheiro na política, no entanto, é páreo para Cunha.

Se ele fosse apenas um dos silenciosos ocupantes de uma das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados teria máculas em sua biografia (e talvez na sua alma). E só.

Mas, como é o presidente da Casa, a mácula não é só dele, é da instituição. Enquanto ele for o presidente.

Ao alcançar a marca de “o deputado que mais ganhou dinheiro na história do Brasil”, ele bate um recorde e transforma seus amigos, aliados e familiares em cúmplices.

Cunha ostenta outro recorde inconteste: atualmente é a maior vergonha nacional. 


*Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, IstoÉ, Senhor, Careta e Manchete. É autor de treze livros, dentre eles "O Cofre do Adhemar" e "A guerra do apagão". Em 2016 lançará  "O domador de sonhos".  

9 comentários:


  1. SÓ AGORA EU VIM ENTENDER O PORQUÊ DA TERRORISTA WANDA TER ROUBADO O COFRE DO GOVERNADOR ADHEMAR DE BARROS. POIS NÃO É QUE O ESCRITOR E JORNALISTA ALEX, NOS CONFIRMA QUE O CARA DO FAMOSO SLOGAN: “ROUBA, MAS FAZ!!!”, ERA DONO DE MEIO BAIRRO DO MORUMBI, O MAIS CARO DE SÃO PAULO. QUEM SABE, A TERRORISTA DE ENTÃO, STELLA OU WANDA ROUBOU E ARROMBOU O COFRE COM BANANAS DE DINAMITE COM QUASE 3 MILHÕES DE DÓLARES, POR QUE TINHA VOCAÇÃO PARA SER A MULHER DE HOBBIN HOOD, HEIN?!?!?! PASMEM, NADA DISSO EU SABIA E NEM DESCONFIAVA!!! COMO EU SOU BOBINHO... MAS, COMO DIZIA ROBERTO CARLOS DAS ANTIGAS: Só agora eu sei o que aconteceu / quem sabe menos das coisas / sabe muito mais que eu...

    POIS BEM!!! NO BEM ESCRITO TEXTO DO JORNALISTA ALEX, CONSTA AS PERIPÉCIAS DE BANDIDOS COM SUAS RESPECTIVAS FOLHAS CORRIDAS DO NAIPE DE MALUF E COLLOR. DIGA-SE DE PASSAGEM, ESSES DOIS MALFEITORES QUE DESFILAM NAS PÁGINAS DESTE TEXTO, VIVEM DE CONLUIO, DE MAQUINAÇÃO E DE ALINHO COM HADDAD, LULA, DILMA E A CÚPULA DO PT QUE, FORMAM UM AJUNTAMENTO(PP + PTB + PT) COM UMA SEITA QUE HOJE É NADA MAIS NADA MENOS DO QUE UMA MOLDURA PENDURADA NA PAREDE, ACOMPANHADA DE UMA ESTRELINHA GUARDADA NO FUNDO DE UMA GAVETA QUALQUER E VESTIDA COM UMA CAMISETA DESCOLORIDA PELA AÇÃO DO TEMPO E, ESSA MESMA MOLDURA, SE ESCONDE NUM MANTO SATÂNICO QUE É A DESGASTADA BANDEIRA VERMELHA COBERTA DE VERGONHA...

    DAÍ, FICO A ME PERGUNTAR NESSES DETALHES TÃO PEQUENOS DE NÓS DOIS(EU E ALEX): SERÁ QUE SE O ADHEMAR DE BARROS FOSSE VIVO TOPARIA MUTRETAR COM O PT?!?!?! DIGO ISSO, EM RAZÃO DE, RECENTEMENTE, O CRENTINHO CRETINO FOI PROCURADO PELO RATÃO DE SÃO BERNARDO COM UMA PROPOSTA PARA CUNHÃO SENTAR-SE NO DOSSIÊ DO IMPEACHMENT OU “BUTÁ-LO” EMBAIXO DA ÚLTIMA PASTA, E NO POSSÍVEL ACORDO DE GANGSTERES O SEBOSO FALOU MAIS OU MENOS ASSIM: “Presidente da Câmara, o meu bando chegou a uma conclusão que, quem não tem Cunha, tem medo!!! Então ficamos assim: Você não tira “NÓIS” daqui e “NÓIS” não tira você daí, ok?!?!?!”.

    TODOS ESSES PILANTRAS QUE O JORNALISTA DESENHA NESTE ARTIGO, SÃO, NA PURA ESSÊNCIA, CANALHAS QUE SÓ NÃO PERDERAM A VERGONHA DE VEZ, PORQUE QUANDO SE PERDE ALGUMA COISA, SÓ SE PERDE AQUILO QUE SE TEM. OU, TRADUZINDO DO PETRALHÊS PARA O PETRALHÊS: NINGUÉM PERDE O QUE NÃO TEM!!! VÊ-SE QUE, O EXECUTIVO É UM ANTRO; O LEGISLATIVO É UMA ORGIA DE ZONA DO BAIXO MERETRÍCIO (SEM OFENDER AS PROFISSIONAIS DO SEXO); O JUDICIÁRIO É UMA CARÍSSIMA E NOJENTA PALHAÇADA QUE SE TORNOU EM UM PUXADINHO DO PT!!! JUNTANDO TUDO E TODOS(ADHEMAR, MALUF, COLLOR, CUNHA, DILMA E LULA ) É UM CASO ESTRITO E URGENTE, DE POLÍCIA!!! TEMOS QUE PEGAR TODA ESSA CAMBADA, ENFIAR DENTRO DE CAMBURÕES E ENJAULÁ-LOS!!! TEMOS QUE DESTRUIR TODA ESSA PORCARIA E CONSTRUIR UM ESTADO NOVO!!! UM BRASIL SEM PT, SEM LULA E SEM DILMA. O AJUNTAMENTO DELES NÃO É CASO PARA CÓDIGO DE CONDUTA. É COISA PARA O CÓDIGO PENAL...


    P.S1.: Imaginem quanto tempo o Brasil perdeu desde 13 que essas pestes se arrancharam no Palácio do Planalto, há 13 anos!!! O triste é descrever aqui, o verso que escreveu o grande compositor e poeta Belchior e que é muito bem interpretado na voz de Elis Regina:

    Já faz tempo eu vi você na rua/
    Cabelo ao vento, gente jovem reunida/
    Na parede da memória esta lembrança/
    É o quadro que dói mais...

    Minha dor é perceber/
    Que apesar de termos feito tudo o que fizemos/
    Ainda somos os mesmos e vivemos/
    Ainda somos os mesmos e vivemos/
    Como os nossos pais...


    P.S2.: - Sim, já ia esquecendo!!! quanto ao CUNHÃO ganhador de dinheiro, vai daqui um recadinho bem pixototinho: crentinho cretino?!?!?! Um dia a casa cai e a armadura se rompe, né mesmo... PEGA, BANDIDO, VAI ROUBAR NO GOVERNO DO PT!!!

    ResponderExcluir
  2. Delação envolvendo nora de Lula é enviada para Sergio Moro. Agora o confronto é inevitavel, o cerco ta se fechando: Fernando Baiano prometeu identificar a operação bancária, o recibo de depósito, que comprova a transação para a nora de Lula. Como diz o comentarista Altamir Piheiro: o seboso de caetés vai passar seus ultimos dias lavando privada na cadeia.

    ResponderExcluir
  3. Há um consenso na Câmara: EDUARDO CUNHA iniciou a semana morto, mas agora voltou a respirar.
    Tá em curso uma articulação entre líderes de vários partidos para que Cunha pelo menos vire o ano como presidente da Câmara.
    A propósito, com fina ironia, um deputado governista atribui a ressurreição ao ataque frontal feito a Cunha por Dilma Rousseff anteontem: É só DILMA bater que o opositor se levanta...

    ResponderExcluir
  4. Achei muito inteligente e apropriada a resposta do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, quando questionado sobre entrevista da presidente Dilma Rousseff na Suécia no fim de semana, na qual, ao comentar as provas da existência de contas de Cunha na Suíça, disse lamentar "que seja um brasileiro". "E eu lamento que seja com um governo brasileiro o maior escândalo de corrupção do mundo".

    ResponderExcluir
  5. Eu fico com a última frase: atualmente é a maior vergonha nacional.Um verdadeiro canalha. Eduardo Cunha.

    ResponderExcluir
  6. Os fanáticos do PSDB e DEM que defenderam o Eduardo Cunha lhes dando todo apoio para ele acunhar a Dilma do PT hoje deve estar todos com a cara de rapariga envergonhados.O maior traidor do partido o PMDB jogou a lama podre na cara dos eleitores do Rio de Janeiro e,particularmente, os do Governador do Rio de Janeiro e do Prefeito ambos do PMDB.Agora sim o cerco foi fechado e o PAU QUE DÁ EM CHICO TINHA QUE DÁ EM FRANCISCO, EDUARDO CUNHA.

    Foste um covarde que criaste uma pauta -bomba para derrubar a presidente do Brasil. Mas o tiro vai sair pela culatra.

    ResponderExcluir
  7. Vou copiar uma frase que não é minha mais foi muita bem cunhada por um comentarista em outra postage. VEJA MESMO: Nunca mais, possivelmente, a Câmara dos Deputados terá, na cadeira de presidente, um sujeito tinhoso, muganguento e escroto como Eduardo Cunha. o crentinho bateu no PT e na Dilma como “sordado di pulissa” bate na cara de bandido. Foi o único que peitou esse governo infinitamente mais podre que ele.

    ResponderExcluir
  8. O deputado pernambucano Doutor Jarbas Vasconcelos, anti-petista histórico, ex-governador de Pernambuco, uma das raras fichas limpas no Congresso Nacional, fez uma declaração contundente:
    .
    “Eduardo Cunha é um psicopata. Está apodrecendo aqui dentro e daqui a pouco vai começar a feder. Ele não tem a menor legitimidade para continuar no cargo, muito menos colocar em curso processo de impeachment contra a presidente Dilma”.

    Por essa e muitas outras razões o Doutor Jarbas Vasconcelos é o meu candidato preferido a suceder o Doutor Eduardo Cunha. Com ele na presidência da Câmara eu passo a acreditar no impeachment da Dilma. Já com o Dudu a minha impressão é que, mais uma vez, seremos levados na conversa…

    ResponderExcluir
  9. Prezado anônimo(07:04),

    NA FRASE CORRETA E POR INTEIRA CONSTA DUAS PALAVRAS QUE VOCÊ OMITIU SEM A DEVIDA PERMISSÃO: EU ESCREVI crentinho cretino E VOCÊ SURRUPIOU O cretino. PORTANTO, TOME JEITO SEU COISA, SE ORGANIZE!!!

    P.S.: - Não leve em consideração o meu puxão de orelha, caso você entenda que, Cunhão seja um CRENTINHO: legal, polido e adestrado...







    ResponderExcluir