PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GALERIA DO CENTENÁRIO - HISTÓRIA DO COLÉGIO DIOCESANO É CONTADA EM FOTOGRAFIAS



Muitos e significativos momentos estão acontecendo ao longo deste ano de 2015, nas comemorações do Centenário do COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS e, em especial, um destes marcantes eventos, talvez o mais difícil, por ter que contar a história de 100 anos desta casa de “Ciência e Fé”, em apenas 16 fotografias que retratam alguns dos importantes fatos da sua trajetória. As mesmas estão expostas no corredor com acesso à sala dos professores.

Cada fotografia recebeu um título conforme o ambiente ou o tempo em que está inserida. “1915”, onde tudo começou, foi o espaço que recebera os 15 alunos. “1925”, a parede, representando o início da construção do atual prédio. “Os Internos”, foto que retrata várias décadas em que estudantes de diversos estados passavam um ou mais anos das suas vidas aqui, e todos o tinham como sua casa. “A Piscina”, onde aconteceram muitos encontros e competições esportivas, hoje funciona um dos Ginásios de Esportes do Colégio. “O Gymnasio”, como era conhecido o Diocesano em toda cidade e região. “A Inauguração”, que mostra o momento onde o novo prédio foi entregue à comunidade escolar da época, com os alunos usando fardamento branco. “A Capela”, local Sagrado, onde se tem a tradição de receber alunos e familiares no 1º contato do ano letivo. “A Classe”, onde professores e estudantes vivenciam os ensinamentos da ciência e da fé. “Ex-alunos”, fotografia que indica a forte e eterna relação entre todos que estudaram aqui no Diocesano. “Desfile”, esta é para lembrar a 1ª escola a desfilar pelas principais ruas da cidade e que até hoje tem tradição. “Abnegação” mostra os três últimos diretores, momento onde ainda foi possível tirar foto com os mesmos vivos, mostrando o zelo que todos tiveram, desde o 1º até o atual; que este, por sua vez, ainda continua tendo, pelo Diocesano. “A Benção” caracteriza o momento onde nossos alunos recebem todos os dias a graça de fazer parte de uma família cristã. “Realização”, conta a história de ver um desejo que durou nove décadas para ser realizado. “A Banda” representa uma longa história que será sempre contada por todos que passaram pelo Colégio é um patrimônio do aluno e do ex-aluno. “O Futuro”, crianças numa sala de aula, de mãos dadas, representando a história que será contada em tempos próximos. “Tecnologia”, onde todos precisam acompanhar a evolução dos tempos e o Diocesano como colégio tradicional não pode deixar de ser inovador e trouxe para suas dependências, atendendo a ansiedade e os desejos dos estudantes equipamentos de ponta que visam estabelecer o elo que os ligam ao aprendizado.


Nesta ocasião, o professor Albérico Fernandes, diretor do Colégio Diocesano de Garanhuns, fez homenagem aos professores do Centenário com a aposição de um quadro, no Salão Nobre, contendo fotografias de todos que fazem parte do corpo docente neste ano de 2015, onde se comemoram os 100 anos de Ciência e Fé. (Texto: Professor Eugênio Sobrinho).

Um comentário:

  1. A FOTO DA BANDA MACIEL DO COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS A 30 ANOS ATRÁS 1985/1986 : HUDSON, EUDO, MARCOS, ROMILDO E ETC.
    MARCOS.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA