PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

DESDE SARNEY QUE O PMDB FAZ MAL AO BRASIL


Do consagrado jornalista Jânio de Freitas, na Folha de São Paulo:

Ainda que paradoxal, na existência já de mais de 30 partidos, a criação de outro — a ser decidida hoje — é capaz de levar a um necessário tumulto no panorama partidário. Se autorizado pela Justiça Eleitoral e cumpridos os acordos para adesão de deputados, o Partido Liberal resultará, mais do que no fortalecimento de Dilma Rousseff, no enfraquecimento do PMDB. E enfraquecer o PMDB é uma necessidade do país.

Desde a volta ao regime civil, o PMDB tem usado a sua preponderância parlamentar como fator desestabilizante. Esta é uma afirmação contrária à ideia estabelecida, mas coincidente com os fatos rememoráveis. Saído da ditadura com a aura de representante da luta e da reconstrução democráticas, o PMDB se posicionou como força orientadora e incontrastável. Cabe-lhe a responsabilidade por grande parte dos fracassos administrativos e da intranquilidade política no governo Sarney, sem que isso fosse reconhecido na época nem depois.

Ulysses Guimarães, instigado pelas correntes da divergência interna no PMDB, e sempre desejoso de ser o líder de todas, foi o portador impositivo de reivindicações e ambições peemedebistas incessantes. A estas juntaram-se as manobras de Sarney para criar áreas de domínio seu no governo, de tudo decorrendo um governo inviável. Com penosas consequências para o país como um todo e sobretudo para as classes carentes. O PMDB não governou, porque não era governo, mas também não fez oposição consequente, porque se supunha e agia como o verdadeiro governo. O poder tinha que ser do PMDB.

Foi de Collor. Graças ao PMDB. A imposição do plano anti-inflacionário tresloucado só foi possível porque o PMDB garantiu-o no Congresso. Todos os desatinos que se seguiram foram apoiados ou consentidos pelo PMDB. Mesmo quando a exacerbação dos problemas de Collor, em torno dele e no governo suscitou animosidade nacional, o PMDB tergiversou o quanto pôde, acompanhado pelo PFL (hoje DEM). O país não teria passado pela maior parte do acontecido no período Collor, não fosse a garantia inicial dada pelo PMDB, com seu longo comprometimento.

Fernando Henrique hoje posa, uma especialidade, de vestal udenista. Em seu governo entregou-se ao PMDB, mas não só: também se entregou ao PFL. O método pesado de Sérgio Motta, com as mãos nos bolsos, e, depois, a eficiência sutil de Luís Eduardo Magalhães não evitaram a sucessiva entrega ao PMDB de ministérios, de pedaços do governo, de muitas verbas altas e outras vantagens pacificadoras. Dos muitos bilhões do Proer às privatizações, ou aos bloqueios à CPI da compra de votos para reeleição e a outras CPIs, o governo Fernando Henrique pagou altos preços pelo apoio ou pelo consentimento do PMDB. Sem os quais Fernando Henrique e o governo não se aguentariam com tais escândalos, mesmo sob a proteção midiática.

O primeiro mandato de Lula foi um entregar dos pontos para todos os lados. Menos para aqueles com os quais o próprio Lula e o PT tinham o seu compromisso existencial. A CPI do mensalão e o subsequente processo apenas alargaram as portas para o alheio. No centro desse enclave invasor, o PMDB — antecipando o que seria a forte "base aliada" do segundo mandato.

O governo Lula não foi erodido por crises, passado o mensalão. Mas, em grande parte, porque o toma-lá/dá-cá com o PMDB foi executado com muito mais habilidade, talvez como contribuição da experiência de Lula nas batalhas sindicais. Mas a herança de Lula para Dilma começou e terminou na entrega da faixa presidencial. O PMDB faz com Dilma o que fez com Sarney, em situações política e econômica também semelhantes. Não é preciso mencionar o que o PMDB das pautas-bombas tem feito. É suficiente chamar atenção para o verdadeiro sentido da ação do PMDB: Dilma é vítima apenas circunstancial, do PMDB como do PSDB, porque a verdadeira vítima é o país.


Se o PL nasce e recebe as adesões já combinadas, tornará possível uma aliança partidária que se equipare em número ao PMDB. Sem efeito direto sobre a crise - que a fraternidade PMDB-PSDB, com auxílio dos demais seguidores de Eduardo Cunha, é bastante para manter. Mas a nova aliança quebraria a perniciosa predominância parlamentar com que o PMDB se faz operador de crises, tanto políticas como de governabilidade. Contra o país.

3 comentários:

  1. POR QUE O PT, LULA E CATERVA SE JUNTARAM COM PEDRO CORRÊA?!?!? PORQUE SE DIZIAM TÃO SAFADOS QUANTO O DITO CUJO, TÁ NA CARA!!! E O QUE LEVOU A DILMA TER UM VICE DO PARTIDO MAIS ESCROTO DO BRASIL?!?!?! PELO PROJETO DE PODER QUE ESSE BANDO TENTOU INTRODUZIR NO PAÍS!!! NÃO É À TOA QUE, TODO PETRALHA DEVERIA, POR LEI, SER ENTERRADO COMO LIXO TÓXICO E EM PÉ PARA NÃO OCUPAR ESPAÇO NOS CEMITÉRIOS...

    SE JÁ NÃO BASTASSE O PILANTRA DO KASSAB, QUE É O NAMORADINHO DA ANTA MALUCA, HÁ 13 ANOS QUE A NAÇÃO É ROUBADA E AMEAÇADA PELOS CANGACEIROS DO PMDB(VICE DO PT) E, PASMEM!!! OS EXÉRCITOS DO SEBOSO DE CAETÉS E DO STÉDILLE DO MST NÃO SÃO FORMADO SÓ DE BLOCOS ESPECIALIZADOS EM ASSASSINAR REPUTAÇÕES; ELES SÃO LARÁPIOS DAS ESPERANÇAS DO POVO. DÃO COM A ESQUERDA E TIRAM COM A MESMA ESQUERDA MAL-DISFARÇADA. PARA CADA TIPO DE ESPERANÇA ROUBADA, ELES OFERECEM UM SACO DE FALSAS BONDADES: BOLSA ESMOLA, BOLSA-MENTIRA, BOLSA-TRANSPORTE, A BOLSA-OU-A-VIDA E O MUNDIÇAL REMELENTO ENGOLINDO TAMANHO ENGODO... CADÊ QUE ESSE BANDO DE BANDIDOS BARBUDOS OFERECE BOLSA-ESCOLA?!!?!?! BOLSA-SAÚDE?!?!?! BOLSA-SEGURANÇA?!?!?!

    TUDO É QUESTÃO DE TEMPO: O “SÁ” DO KASSAB E DO SEBOSO TÁ SENDO PISADO E MUITO BEM PISADINHO... E QUEM VAI SER O BENEFICIADO DISSO TUDO SERÁ A BONITA E GOSTOSA MARCELA TEMER COM O SEU MORDOMO DE VAMPIRO QUE É DO PMDB, PARTIDO DE BANDIDO TANTO QUANTO O PT!!! DEPOIS QUE LULA ESTIVER PRESO, OS PETRALHAS CONTINUARÃO LATINDO ÓDIOS, SOFISMAS E ILUSÕES, MAS O JOGO JÁ TERÁ SIDO JOGADO, O JUIZ JÁ TERÁ DADO O APITO FINAL, A LUZ DO ESTÁDIO TERÁ SE APAGADO, E SEMPRE HAVERÁ UM LOUCO GRITANDO QUE TUDO AQUILO FOI INJUSTO, SOZINHO NA ARQUIBANCADA. QUE DEPRESSÃO HEIN!!! QUASE SINTO PENA, MAS DEVIDO À EXTREMA ARROGÂNCIA E FALTA DE HUMILDADE DE TODA PETRALHADA NÃO DÁ PRA SENTIR PENA NÃO. VOCÊS PASSARAM DE TODO E QUALQUER LIMITES, E JÁ NÃO SÃO E NÃO ESTÃO SIMPLESMENTE DESGOSTADOS E DESGASTADOS, SÃO ODIADOS MESMO. ALIÁS, ESTA SENSAÇÃO É COMPARTILHADA POR 93% DA POPULAÇÃO, QUE AGORA JÁ NÃO QUER APENAS JUSTIÇA, QUER VINGANÇA. BRAHMA SEMEOU VENTOS, INSULTOS E MENTIRAS, COLHERÁ SUA TEMPESTADE NO XILINDRÓ. QUANTO À ESTELIONATÁRIA ELEITORAL, A MENTIROSA PILANTRA, QUE VÁ DAR DE MAMAR A GABRIELZINHO, LÁ NO RIO GRANDE...

    P.S1.: - No século passado, José Dirceu repetia de meia em meia hora que “O PT NÃO RÓBA NEM DEIXA ROBÁ”. Hoje ele puxa a fila que já é de bom tamanho e não para de crescer...

    P.S2.: - O PT é o tipo do partido que sofre de sífilis mental, não tem cura!!!

    P.S3.: - É como diz aquele irritante funk, louvor à Dilma: "No camburão ela empina o bumbum. Pá pa ra pá, pa ta tá, pa ra tá!!!"...

    P.S4.: - E agora Procurador Janot?!?!?! Lembra-se do Tim Maia!!! Então cantemos: ME DÊ MOTIVOS, laralará... laralará... laralará...






    ResponderExcluir
  2. SE O PMDB RECEBE HOJE UM ULTIMATO DO LULA E DILMA E PT COM A SEGUINTE AFIRMAÇÃO: VOCÊS NOS APOIARAM EM 2002-2006-2010 E 2014 E EM 2018 O CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA VAI SER O VICE PRESIDENTE MICHEL TEMER,CERTAMENTE,SE ACABARIA COM TODA ESSA BRIGA E ESSA RIXA ENTRE O PT E O PMDB.

    ResponderExcluir
  3. O governo Dilma não nega ser um balcão de negócios. Preocupada com a crise política que devasta o seu governo e disposta a tudo para salvar o mandato, Dilma sinaliza que dará 7 ministérios ao guloso PMDB.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA