PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

MÍDIA ALIMENTA ÓDIO PERMANENTE CONTRA O PT

De Leonardo Boff:

Há um fato inegável que após a reeleição da presidenta Dilma em 2014 irrompeu muita raiva e até ódio contra o PT e o atual governo. Atesta-o um ex-ministro do partido da oposição, do PSDB, Bresser Pereira, com estas contundentes palavras:

“Surgiu um fenômeno que eu nunca tinha visto no Brasil. De repente, vi um ódio coletivo da classe alta, dos ricos, contra um partido e uma presidente. Não era preocupação ou medo. Era ódio. Esse ódio decorreu do fato de se ter um governo, pela primeira vez, que é de centro-esquerda e que se conservou de esquerda. Fez compromissos, mas não se entregou. Continua defendendo os pobres contra os ricos. O ódio decorre do fato de que o governo revelou uma preferência forte e clara pelos trabalhadores e pelos pobres”(FSP 01/03/2015).

Este ódio foi insuflado fortemente pela imprensa comercial do Rio e de São Paulo, por um canal de TV de alcance nacional e especialmente por uma revista semanal que não costuma primar pela moral jornalística e, não raro, trabalha diretamente com a falsificação e a mentira. Esse ódio invadiu as mídias sociais e ganhou também as ruas. Tal atmosfera envenena perigosamente as relações sociais a ponto de que já se ouvem vozes que clamam pela volta dos militares, por um golpe ou por um impeachment.

Tal fato deve ser lamentado por revelar a baixa intensidade do tipo de democracia que temos. Sobretudo deve ser interpretado. Nem chorar nem rir, mas tentar entender.Talvez as palavras do ex-presidente Lula sejam esclarecedoras:

“Eles (as classes dirigentes conservadoras) não conseguem suportar o fato de que, em 12 anos, um presidente que tem apenas o diploma primário colocou mais estudantes na universidades do que eles em um século. Que esse presidente colocou três vezes e meia mais estudantes em escolas técnicas do que eles em 100 anos. Que levou energia elétrica de graça para 15 milhões de pessoas. Que não deixou eles privatizarem o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e os bancos do Espírito Santo, de Santa Catarina e do Piauí. Que nos últimos 12 anos nós bancarizamos 70 milhões de pessoas, gente que entrou numa agência bancária pela primeira vez sem ser para pagar uma conta. Acho que isso explica o ódio e a mentira dessas pessoas. Pobre ir de avião começa a incomodar; fazer faculdade começa incomodar; tudo que é conquista social incomoda uma elite perversa”(discurso no sindicato dos bancários do ABC no dia 24 de julho de 2015: Jornal do Brasil online de 25/07/2015).

Posso imaginar a enorme dificuldade que possuem as classes proprietárias com seus poderosos meios de comunicação de aceitar a profunda transformação que surgiu no país com o advento do PT, vindo de baixo, do seio daqueles que sempre estiveram à margem e aos quais se negaram direitos e plena cidadania. Como escreveu acertadamente o economista Ladislau Dowbor da PUC de São Paulo:

”Eles querem a volta ao passado, a restrição das políticas sociais, a redução das políticas públicas, o travamento da subida da base da pirâmide que os assusta”. E acrescenta: “A máquina administrativa herdada foi feita para administrar privilégios, não para prestar serviços. E os privilegiados a querem de volta”(Carta Maior, 22/09/2015).

Efetivamente, o que ocorreu não foi uma simples troca de poder mas a constituição de uma outra base de poder, popular e republicana que deu centralidade ao social, fazendo com que o estado, bem ou mal, prestasse serviços públicos, incluindo cerca de 40 milhões de pessoas, fato de magnitude histórica.

Para entender o fenômeno do ódio social socorrrem-nos analistas da violência na história. Recorro especialmente ao pensador francês René Girarad(*1923) que se conta entre os melhores. Segundo ele, quando na sociedade se acirram os conflitos, o opositor principal consegue convencer os demais de que o culpado é tal e tal pessoa ou partido. Todos então se voltam contra ele, fazem-no de bode expiatório sobre o qual colocam todas as culpas e corrupções (cf. Le bouc émissaire, 1982). Assim desviam o olhar sobre suas próprias corrupções e, aliviados, continuar com sua lógica também corrupta.

Ou pode-se atribuir aos acusadores aquilo que o grande jurista e politólogo alemão Karl Schmitt (+1986) aplicava a todo um povo. Este para “garantir sua identidade tem que identificar um inimigo e desqualificá-lo com todo tipo de preconceito e difamação” (cf.O conceito do político,2003). Ora, esse processo está sendo sistematicamente feito contra o PT, um verdadeiro bullying coletivo. Com isso procura-se invalidar as conquistas populares alcançadas e reconduzir ao poder aqueles que historicamente sempre estigmatizaram o povo como jeca-tatu e ralé e ocuparam os aparelhos de estado para deles se beneficiar.

Distorce minha intenção quem pensar que com o que escrevi acima estou defendendo os que do PT se corromperam. Devem ser julgados e condenados e, por mim, expulsos do partido.


O avanço do povo através do PT é precioso demais para que seja anulado. As conquistas devem continuar e se consolidar. Para isso é urgente desmascarar os interesses anti-populares, frear o avanço dos conservadores que não respeitam a democracia e que almejam a volta ao poder mediante algum tipo de golpe.

13 comentários:

  1. PARA QUEM QUISER E A QUEM INTERESSAR POSSA: Leonardo, o Bofe, não é Charlie. Je ne suis pas Charlie. Leonardo, o Bofe, é tão somente um cretino. Ele, recentemente, publicou um texto de um padre teólogo que, se não me falha a memória, atende pela alcunha dele mesmo, o idiota. Ele não escreve nenhuma linha contra a violência e a barbárie do grupo terrorista da esquerda raivosa e ladrona, é evidente. Está preocupado, o bofe, é com as “CHARGES DE BOM GOSTO” do RATÃO DE SÃO BERNARDO E DA VACA TERRORISTA DA DILMA. Dá pra entender a inversão de valores?!?!?! Aliás, falando-se de PT, dos frades pedófilos e de Cuba, Segundo o irado picareta o islã não pode ser banalizado como o catolicismo. Talvez por isso, pela rédea solta, que um sujeitinho se denomine “padre teólogo” e siga essa doutrinação rasteira e vigarista entre os cérebros baldios. Ninguém cassa a carteirinha de habilitação desse fuleira?!?!?! O vagabundo continua por aí a dirigir paróquias com essa desfaçatez!!!

    Segundo o padreco, a justiça deveria traçar uma linha enquadrando a imprensa brasileira… “Nem toda censura é ruim…”, sentencia o cavalgadura da teologia barata. Engraçado, inteligente é ele, que adora a censura prévia, com sua visão contida nas viseiras do esquerdismo mais rampeiro... Mas eu entendo toda à balela desse padreco, afinal de contas, tem gente que não serve nem pra adubo. O que é o caso desse TEÓLOGO DA LIBERTAÇÃO DE MERDA!!! Pois bem!!! No comecinho do ano de 2015, As televisões do mundo inteiro, visaram, mostraram e repaginaram tudo o que o terror não pode admitir(os assassinatos dos chargistas franceses): a liberdade de imprensa, em sua forma particularmente irônica e satírica, a liberdade de expressão e o que caracteriza de modo geral uma sociedade democrática e livre, o que não é o caso desses terroristas fanáticos e doentes que sentam no colo da petezada para receberem uma boa cota de cafuné, dengo ou quindim até o canalha do terrorista adormecer no colinho do PT...

    Na verdade, é preciso que se diga com todas as LETRAS MAIÚSCULA E GARRAFAIS que às esquerdas petralha raivosa que flertam com a censura, não passam de um lixo moral, é vigarice política, é canalhice querer estabelecer conexões com que eles não são adeptos e, sabe como é que essa petezada safada chama isso: “marco regulatório da mídia”, isso mesmo: MARCO REGULATÓRIO DA MÍDIA, novo apelido da censura, que está sendo preparado por esse governo que não tem credibilidade nenhuma para amordaçar a imprensa e coibir denúncias de corrupção, à moda da ditadura na Venezuela. Não por acaso, grupos de extrema esquerda no Brasil e vagabundos financiados com dinheiro público para fazer suas páginas asquerosas na internet(os chamados blogs sujos). Também não condenaram “O GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO” que foi duas vezes pra cadeia por roubo no mensalão e pertrolão. Ao contrário: a exemplo dos terroristas petralhas que invadiram e roubaram a Petrobras, eles querem controlar a mídia, eles querem limitar a liberdade de expressão, eles querem submeter as opiniões e as vontades à sua razão, a uma força superior que diga o que pode e o que não pode fazer no país. Eles só conseguirão tal proeza se passarem por cima de nossos cadáveres. Quem nasceu em São Pedro, Miracica ou Iratama, siga-me se for capaz...

    ResponderExcluir
  2. Esse velhote falsário deturpador da doutrina da Igreja, acha que tem credibilidade?

    O PT está sendo odiado, simplesmente porque roubou mais de que nunca ninguém já roubou no mundo inteiro. Isso por si só ja deveria enfia-los na prisão pelo resto da vida e seus apologistas idem.

    Os mais letrados avisam que em nenhum lugar uma ajuntamento de politiqueiros promoveu tamanha sangria no orçamento de um país, dito, civilizado.

    E ainda vem esse doente mental defender essa roubalheira toda.

    ResponderExcluir
  3. Se "MARCO REGULATÓRIO DA MÍDIA" é censura, todos os países de primeiro mundo praticam censura contra a imprensa..... vai ler, jumento!
    Carlos

    ResponderExcluir
  4. Engraçado é que esses senhores aqui em cima não conseguem respeitar a opinião de ninguém. São eles sempre o dono da verdade. Acho que vivemos numa democracia e temos o direito de expressar a opinião como quisermos, diga-se de passagem, como bem fez o autor da matéria. Agora vem esses senhores com esse palavriado que não agrada ninguém com bom senso conversar besteira.

    ResponderExcluir
  5. Muito difícil mesmo ir para cama sem ler alguns jornais ,revistas,blogs e de uma passadinha de leve no Facebook.Antes as coisas não aconteciam com tanta rapidez e velocidade.Os blogs sujo ou não,mentirosos ou verdadeiros, quase todos estão contribuindo par o contraditório.

    Aos poucos a gente passa a conhecer as pessoas que escrevem sempre e contraditando os que escrevem alguma coisa e as críticas surgem naturalmente.Isto acontece na família,no relacionamento entre pais e filhos, dentro do lar e no sei de qualquer sociedade.

    Os assuntos abordados acima pelo Teólogo Leonardo Boff tem sentido e aponta uma direção com suas ideias progressistas e retrógradas,com os seus erros e acertos praticado por todos todos os partidos e por nós também.

    Tudo isto acontece porque o relacionamento entre os partidos é a coisa mais prostituída do mundo. Tudo o que o PT denunciou dos outros hoje paga com a mesma moeda do cara e da coroa.

    Este é o preço e fruto do INSTITUTO DA REELEIÇÃO que favoreceu somente ao poder executivo que com a máquina pública nas mãos compram, ameaçam, cooptam, atraem, manipulam, mentem e são levianos com os problemas do Brasil. E esta PEC à constituição foi apresentada justamente por um Pernambucano do PFL Mendonça Filho.E o PSDB e DEM apenas aprovou comprando e coagindo parlamentares através das emendas dos parlamentares em 1997.Eu vi,eu li e acompanhei tudo mesmo naquele ano.E já votei no PSDB, no PMDB e PT por esses mais de 30 anos.

    Aconteceu dois momentos importantes de 1989 até hoje: as eleições diretas e as disputas entre os concorrentes no campo da democracia representativa com um diferencial apenas,todos os políticos são verdadeiras marias estão indo e copiando tudo o que existe de ruim na política brasileira.

    O maior erro do PT foi colocar as mãos na merda e lama pensando que não iria se melar e passar as duas mãos na cabeças dos corruptos batizados por eles mesmo e agora querem distância dessas pessoas.Então, aquele discurso da ética foi de água abaixo e serve tanto para os do PSDB-PMDB-PT como para os outros também.

    Infelizmente,meus caros leitores, os nossos homens públicos viveram e ainda vivem atolados nas grandes operações : vampiros,sanguessugas, mensalões dos petralhas e das privatarias tucanas, enfim, os grandes partidos estão todos atolados nas lamas podres e sujas da maior operação lava jato do Brasil e do mundo.

    Quem teve a curiosidade de ler,ouvir e ver pela televisão a sabatina do Procurador da República do Brasil Dr. JANOT percebeu com muita clareza que as roupas sujas foram lavadas em público conforme escreveu tanto do CÁRCERE, GRACILIANO RAMOS filho de Quebrangulo Alagoas no século passado.

    ResponderExcluir
  6. EU SEI O NOME DE QUEM ESCREVEU O COMENTÁRIO ANÔNIMO(19:04). PRA COMEÇO DE CONVERSA, O NOME DELE NÃO É CARLOS!!! SABE QUAL É: TAN TAN TÃÃÃÃÃÃÃÃ~...

    ResponderExcluir
  7. Ao anônimo(23:09),

    Respeite também minha opinião sobre esse padreco, ok!!! Cuidado viu: UM INVERTIDO CONVERTIDO, FICA MUITO DIVERTIDO, OK!!!

    ResponderExcluir
  8. Esse Altamir Pinheiro parece criança. Ele escreve suas besteiras aqui, talvez porque não consiga leitores em seu blog.

    ResponderExcluir
  9. MEU BLOG É UMA BOSTA, COMO VOCÊ É TAMBÉM...

    P.S.: - Olha, cavalo PANGARÉ. Pare de relinchar. E outra: Não esquece de tirar as ferraduras antes de dormir...

    ResponderExcluir
  10. RESUMINDO: - Altamir Pinheiro = Ewerton Souto!! - São duas quantidades iguais!! - E quem quiser, que fique com os dois iguais!! - Quem ficar com os dois, leva o Aécio do Pó, Fernando Collor do Pó e Eduardo Cunha de brinde!! /.

    ResponderExcluir
  11. Ao velho de 75 anos que usa fraldas geriátricas, José Fernandes da Costa,

    Olha, seu “VÉI PEDÓFILO”,

    PELA SUA INTELECTUALIDADE CHIFRIN, SEU BOSTA, SUGIRO ESCREVER UM LIVRO DE MEMÓRIAS OU QUEM SABE AUTO-BIOGRÁFICO, TENDO COMO ENREDO UM POMPOSO TÍTULO: “CONFISSÕES DE UM CACHORRO VIRA-LATA NO FUNDO DO QUINTAL”. OU, ENTÃO, MEMÓRIAS DE UM MOLEQUE, MALOQUEIRO OU TROMBADINHA DE PONTA DE ESQUINA”...


    P.S.: - Pelo que descrevi acima, suma ou assuma, seu porco imundo!!!

    ResponderExcluir
  12. Roberto seu blog é muito bom mas os comentários as vezes estragam a falta de respeito uns xingamentos por parte de uns comentaristas que me deixa sem interesse de ver sabemos da sua conduta mas aqui está um verdadeiro FLA X FLU e vejo ódio em certas pessoas que chamam muitos de ladrão e as vezes nem olha pra própria calda e tem mais penso eu e fui educado assim respeitando os mais velhos mulheres meninos tudo vivendo e sabendo viver . LEMBRE-SE VCS TAMBÉM VÃO ENVELHECER SE DEUS QUIZER não estou defendendo ninguém só que política se faz ouvindo as opiniões discordando e respeitando fugiu deste contesto é uma doença aí não dá nem pra falar tem que se tratar.

    ResponderExcluir
  13. ALTAMIR PINHEIRO, EDMAR R. DIAS, JOSÉ FERNANDES E EWERTON SOUTO.

    PREZADOS AMIGOS:

    Todas as eleições de 1970 -1972 -1976 -1982 -1988 -1992 -1996 -2000 -2004 -2008-2012 para prefeitos no Brasil tiveram sempre denúncias de quem era oposição de que houve fraude,compra de votos, ameaças, escândalos, etc.

    Lembro-me bem de que quase tudo se dava aos eleitores: transportes gratuitos, camisas, bonés, broches, dinheiro as escondidas e por debaixo do pano, botijões de gás, dentaduras, muito remédio, operações, sacos de cimento, telhas, tijolos, cortes de panos, sandálias, sapatos e muita cachaça e festas e mais festas.

    Hoje,depois das quadrilhas formadas dentro e fora das empresas estatais e privadas, das empreiteiras, bancos e indústrias quase tudo foi abdicado e em seu lugar surgiram as notas de R$ 20,00; 50,00 e 100,00.

    Eu sabia que existia um grande esquema criminoso e centenas de quadrilhas atuando que abasteciam as bases municipais nas vésperas das eleições. Eu sempre desconfiei do fechamento dos bancos faltando apenas uma semana para as eleições.Os candidatos aprenderam e copiaram todos esses esquemas e agora somente ganha uma eleição para um simples vereador se o sujeito hoje gastar em torno de R$ 50.000,00.

    Teve candidato em torno de uns 5 que gastaram em torno cada um R$ 40.000,00 a 100.000,00 e perderam as eleições. E teve candidato em cidade maiores que gastaram entre R$ 200.000,00 a 300.000,00 e perderam as eleições. E teve candidato a deputados estadual que gastara mais de R$ 5 milhões e perderam as eleições.

    E quem deveria mudar esse quadro? Os presidentes da República? Não. Seriam os Deputados Federais com o apoio dos Senadores e da pressão popular. Mas o que Eduardo Cunha e seus baixo clero fizeram no primeiro semestre de 2014? .Simplesmente, aprovaram uma PEC para os empresários, empreiteiras, bancos e afins continuem doando milhões e bilhões aos partidos e políticos para continuarem comprando o eleitorado e cabos eleitorais os votos por R$ 100,00. E quem aprovou ? O PSDB e o DEM com o apoio desse Presidente corrupto Eduardo Cunha.

    Estas coisas nunca aconteceram em cidades grandes como Garanhuns, Recife , São Paulo e Rio de Janeiro. Somente acontece nas cidades pequenas. Será?

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA