O
Quinze de Novembro de Garanhuns foi o único Colégio do Nordeste a receber OURO
no PRÊMIO NACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL, um dos mais importantes prêmios da
área no Brasil.
A
edição 2015 do PNGE – Prêmio Nacional
de Gestão Educacional (PNGE) foi
realizada no Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, no Maksoud Plaza, em
São Paulo, no dia 25 de março deste ano.
A
premiação, que tem como objetivo discernir e incentivar as boas práticas
educacionais, acontece desde 2008 e já premiou mais de 100 casos de
sucesso. “A premiação põe em relevo a história bem sucedida que o Colégio
tem na vivência de projetos. Ter recebido o ouro é recompensa do esforço e
dedicação implementados na vivência deste e de tantos outros projetos, que têm
como finalidade o desenvolvimento amplo de nossos estudantes”, diz Isabella Barbosa, Coordenadora Pedagógica
Geral, coordenadora da prática vencedora e representante do Colégio no evento.
As
práticas vencedoras tiveram suas iniciativas reconhecidas perante todos os
congressistas, bem como foram apresentadas no III Colóquio de Práticas Bem
Sucedidas, ocorrido no dia 26, no mesmo evento.
O
prêmio - que tem como realizadores a ABMES - Associação Brasileira de
Mantenedores de Ensino Superior, FENEP - Federação Nacional das Escolas
Particulares, ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários, ABRAFI -
Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas,
CONFENEN - Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino e a HUMUS – foi
concedido ao Quinze pela vivência da prática intitulada Jogo da Água: trilhando o caminho do uso consciente desse recurso
natural.
O JOGO DA ÁGUA
A
prática em questão, voltada principalmente para o Ensino Fundamental II e
Ensino Médio, nasceu da iniciativa da Equipe Gestora do Colégio. Trata-se de um
projeto cuja metodologia é caracterizada pela aplicação de diferentes
instrumentos de pesquisa - tais como questionários, planilha para controle do
uso diário de água e aplicação da trilha da água. Partindo do problema: a consciência do volume gasto pode gerar
economia de água por parte dos estudantes?, a vivência oportunizou a reflexão sobre o gerenciamento individual de água, com
vistas à economia.
ETAPAS
E RESULTADOS:
I. Identificação dos
perfis de uso diário da água: 52%
demonstraram consumo aceitável (até 120 litros diários – segundo dados da
UNESCO); 41% situaram-se na média de uso
“muito maior que o ideal”, em torno de 400 litros diários e, em casos extremos,
mais de 700 litros diários; 7% evidenciaram gastar menos que a média ideal.
II. Aplicação da
Trilha da Água
– jogo que “dialoga” com o usuário e auxilia o controle do gasto (Designer:
estudante José Vieira).
III. Análise de
resultados – o uso excessivo caiu de 41% para 3%; o uso equivalente ao ideal,
evoluiu de 52% para 68%; consumo “menor que a média ideal”, ampliação de 7%
para 27%. Dos participantes dessa etapa, 2% não responderam adequadamente.
Além disso, 54% dos participantes indicaram
não se importar com o gerenciamento da água antes da aplicação da trilha, mas
que após a experiência, passaram a se importar e a se esforçar para economizar.
IV.
Atualmente:
estamos vivenciando a etapa de socialização dos resultados; bem como a
ampliação dos instrumentos de pesquisa por meio de desenvolvimento de uma rede de compartilhamento que agrega a
lógica da gamificação. Essa
etapa tem sido desenvolvida em parceria com a Universidade de Pernambuco
– Campus Garanhuns, Curso de Licenciatura em Computação, coordenado pelo
Prof. Emanoel Barreiros.
As etapas já vivenciadas contribuíram para a
alteração positiva no perfil de gerenciamento da água dos participantes;
revelou que ações educativas podem gerar mudança de atitude no tocante ao
cuidado com a água. Além disso, evidenciou que projetos dessa natureza não são
exclusividade da docência, podendo a Equipe Gestora desenvolver, em conjunto
com os demais atores do processo pedagógico, situações educativas condizentes
com os desafios enfrentados hoje.
A premiação é mais
uma conquista do Quinze, pela qual damos graças a Deus, Senhor da vida, fonte
de toda da sabedoria e das boas dádivas.
A nós, a alegria. A
Ele, a glória!
Isabella Barbosa, Coordenadora
Pedagógica Geral do Colégio Quinze
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