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COLÉGIO QUINZE RECEBE PRÊMIO NACIONAL

O Quinze de Novembro de Garanhuns foi o único Colégio do Nordeste a receber OURO no PRÊMIO NACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL, um dos mais importantes prêmios da área no Brasil.

A edição 2015 do  PNGE – Prêmio Nacional de Gestão  Educacional (PNGE) foi realizada no Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, no Maksoud Plaza, em São Paulo, no dia  25 de março deste ano. 

A premiação, que tem como objetivo discernir e incentivar as boas práticas educacionais, acontece desde 2008 e já premiou mais de 100 casos de sucesso. “A premiação põe em relevo a história bem sucedida que o Colégio tem na vivência de projetos. Ter recebido o ouro é recompensa do esforço e dedicação implementados na vivência deste e de tantos outros projetos, que têm como finalidade o desenvolvimento amplo de nossos estudantes”, diz  Isabella Barbosa, Coordenadora Pedagógica Geral, coordenadora da prática vencedora e representante do Colégio no evento.

As práticas vencedoras tiveram suas iniciativas reconhecidas perante todos os congressistas, bem como foram apresentadas no III Colóquio de Práticas Bem Sucedidas, ocorrido no dia 26, no mesmo evento.

O prêmio - que tem como realizadores a ABMES - Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior, FENEP - Federação Nacional das Escolas Particulares, ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários, ABRAFI - Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas, CONFENEN - Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino e a HUMUS – foi concedido ao Quinze pela vivência da prática intitulada Jogo da Água: trilhando o caminho do uso consciente desse recurso natural.

O JOGO DA ÁGUA

A prática em questão, voltada principalmente para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nasceu da iniciativa da Equipe Gestora do Colégio. Trata-se de um projeto cuja metodologia é caracterizada pela aplicação de diferentes instrumentos de pesquisa - tais como questionários, planilha para controle do uso diário de água e aplicação da trilha da água. Partindo do problema: a consciência do volume gasto pode gerar economia de água por parte dos estudantes?, a vivência oportunizou a reflexão sobre o gerenciamento individual de água, com vistas à economia.

ETAPAS E RESULTADOS:

I. Identificação dos perfis de uso diário da água:   52% demonstraram consumo aceitável (até 120 litros diários – segundo dados da UNESCO); 41%  situaram-se na média de uso “muito maior que o ideal”, em torno de 400 litros diários e, em casos extremos, mais de 700 litros diários; 7% evidenciaram gastar menos que a média ideal.

II. Aplicação da Trilha da Água – jogo que “dialoga” com o usuário e auxilia o controle do gasto (Designer: estudante José Vieira).

III. Análise de resultados – o uso excessivo caiu de 41% para 3%; o uso equivalente ao ideal, evoluiu de 52% para 68%; consumo “menor que a média ideal”, ampliação de 7% para 27%. Dos participantes dessa etapa, 2% não responderam adequadamente.

Além disso, 54% dos participantes indicaram não se importar com o gerenciamento da água antes da aplicação da trilha, mas que após a experiência, passaram a se importar e a se esforçar para economizar.

IV. Atualmente: estamos vivenciando a etapa de socialização dos resultados; bem como a ampliação dos instrumentos de pesquisa por meio de desenvolvimento  de uma rede de compartilhamento que agrega a lógica da gamificação. Essa etapa tem sido desenvolvida em parceria com a Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, Curso de Licenciatura em Computação, coordenado pelo Prof. Emanoel Barreiros.

As etapas já vivenciadas contribuíram para a alteração positiva no perfil de gerenciamento da água dos participantes; revelou que ações educativas podem gerar mudança de atitude no tocante ao cuidado com a água. Além disso, evidenciou que projetos dessa natureza não são exclusividade da docência, podendo a Equipe Gestora desenvolver, em conjunto com os demais atores do processo pedagógico, situações educativas condizentes com os desafios enfrentados hoje.

A premiação é mais uma conquista do Quinze, pela qual damos graças a Deus, Senhor da vida, fonte de toda da sabedoria e das boas dádivas.

A nós, a alegria. A Ele, a glória!

 Isabella Barbosa, Coordenadora 
Pedagógica Geral do Colégio Quinze

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