domingo, 30 de agosto de 2015

A TV GLOBO E O JORNAL NACIONAL DEDICAM SEIS MINUTOS DE ATAQUE AO EX-PRESIDENTE LULA

A Revista Época e a TV Globo comprovaram neste final de semana que temem uma possível candidatura de Lula na eleição presidencial de 2018. A publicação impressa publicou reportagem sobre o empréstimo do BNDES para construção do Porto de Mariel, em Cuba. O Jornal Nacional repercutiu a matéria do veículo da mesma Empresa, procurando deixar uma imagem negativa do ex-presidente petista, que teria usado de sua influência no negócio com a ilha comunista.

A Época e a emissora de TV esqueceram que esse assunto foi discutido na última campanha eleitoral, inclusive nos debates entre os candidatos, tendo Dilma Rousseff explicado a questão do Porto de Mariel. A obra é considerada estratégica pelo Governo, que teria levado em conta o interesse de empresários nacionais. A versão dos petistas é que a obra trouxe dividendos para o Brasil.

O ataque cerrado da Globo, que dedicou seis minutos do Jornal Nacional (um tempo enorme em televisão) para falar mal do ex-presidente, mereceu hoje uma resposta do Instituto Lula. Através de nota, a entidade criticou o jornalismo praticado pelos empregados da família Marinho, acusando a Revista Época de falsear a verdade dos fatos.

Abaixo a nota do Instituto Lula:

Mais uma vez a revista Época divulga reportagem ofensiva ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com afirmações falsas e manipulação criminosa de documentos oficiais.

Avançando em ilações maliciosas e irresponsáveis, pelas quais seus jornalistas já foram citados em ação judicial por danos morais movida pelo ex-presidente Lula, a revista insiste em atribuir ao ex-presidente condutas supostamente ilícitas que ele jamais adotou ou adotaria.

A matéria deste final de semana (29/08) é uma combinação de má-fé jornalística com ignorância técnica (ou ambas) e o único crime que fica patente, após a leitura do texto, é o vazamento ilegal de documentos do Ministério das Relações Exteriores que, de acordo com a versão da revista, tiveram o sigilo funcional transferido ao Ministério Público.

Ao contrário do que sustenta a matéria, a leitura isenta e correta dos telegramas diplomáticos reproduzidos (apenas parcialmente, como tem sido hábito de Época) atesta a conduta rigorosamente correta do ex-presidente Lula em seus contatos com as autoridades cubanas e com dirigentes empresariais brasileiros.

A presença de um representante diplomático do Brasil numa reunião do ex-presidente com dirigentes de empresa brasileira demonstra que nada de ilícito foi ou poderia ter sido tratado naquele encontro. O mesmo se aplica ao relato, para o citado diplomata, da conversa de Lula com Raul Castro sobre o financiamento de exportações brasileiras para Cuba.  Só a imaginação doentia que preenche os vácuos de apuração dos jornalistas de Época pode conceber um suposto exercício de lobby clandestino com registro em telegramas do Itamaraty.

Os procedimentos comerciais e financeiros citados nos telegramas diplomáticos são absolutamente corriqueiros na exportação de serviços, como os jornalistas de Época deveriam saber, se não por dever de ofício, pelo simples fato de que trabalham nas Organizações Globo. A TV Globo exporta novelas para Cuba desde 1982, exporta para a China e exportou para os países de economia fechada do antigo bloco soviético.

Deveriam saber que, em consequência do odioso bloqueio comercial imposto pelos Estados Unidos, empresas que fazem transações com Cuba estão sujeitas a penalidades e restrições pela legislação dos EUA. Por isso, evitam instituições financeiras sujeitas ao Office of Foreign Assets Control, que é uma agência do governo dos EUA e não um “organismo internacional de fiscalização”, como erra a revista.

Ao contrário do que o texto insinua, maliciosamente, não há, nos trechos reproduzidos, qualquer menção a interferência do ex-presidente em decisões do BNDES, pelo simples fato de que tal interferência jamais existiu nem seria possível, devido aos procedimentos internos de decisão e aos mecanismos prudenciais adotados pela instituição.

Os jornalistas da revista Época deveriam conhecer o rigor de tais procedimentos e mecanismos, pois as Organizações Globo tiveram um relacionamento societário com o BNDESPar, subsidiária do BNDES. Em 2002, no governo anterior ao do ex-presidente Lula, ou seja, no governo do PSDB, este relacionamento se estreitou por meio de um aporte de capital e outras operações do BNDESPar na empresa Net Serviços, totalizando R$ 361 milhões (valores de 2001).

Deveriam saber que em maio de 2011, por ocasião da mencionada visita  do ex-presidente a Havana, o financiamento do BNDES às obras do Porto de Mariel estava aprovado, havia dois anos, e os desembolsos seguiam o cronograma definido nos contratos, como é a regra da instituição, que nenhum suposto lobista poderia alterar.

Em nota emitida neste sábado (29) para desmentir a revista, o BNDES esclarece, mais uma vez, que “os financiamentos a exportações de bens e serviços brasileiros para as obras do Porto de Mariel foram feitos com taxas de juros e garantias adequadas”, e que os demais contratos mencionados não se realizaram. Acrescenta que “o relacionamento do BNDES com Cuba foi iniciado ainda no final da década de 1990, sem qualquer episódio de inadimplemento ou atraso nos pagamentos.” 

Os jornalistas da Época deveriam saber também que não há nenhum ilícito relacionado às palestras do ex-presidente Lula contratadas por dezenas de empresas brasileiras e estrangeiras, entre elas a Infoglobo, que edita o jornal O Globo. Deveriam, portanto, se abster de insinuar suspeição sobre esta atividade legal e legítima do ex-presidente.

Tanto em Cuba quanto em todos os países que visitou desde que deixou a presidência da República, Lula trabalhou sim, com muito orgulho, no sentido de ampliar mercados para o Brasil e para as empresas brasileiras, sem receber por isso qualquer espécie de remuneração ou favor. Lula considera que é obrigação de qualquer liderança política contribuir para o desenvolvimento de seu País.

Os jornalistas da Época deveriam saber que todos os grandes países disputam mercados internacionais para suas exportações. E que não fosse o firme empenho do governo brasileiro, para o qual o ex-presidente Lula contribuiu,  talvez o estratégico porto de Mariel fosse construído por uma empresa chinesa, ou os cubanos estivesses assistindo novelas mexicanas. Neste momento histórico, em que EUA e Cuba reatam relações e o embargo econômico americano está prestes a  acabar, a revista Época volta no tempo a evocar velhos fantasmas da Guerra Fria e títulos de livros de espionagem.


Ao falsear a verdade sobre a atuação do ex-presidente Lula no exterior, os jornalistas da revista Época tentam criminalizar um serviço prestado por ele ao Brasil. O facciosismo desse tipo noticiário é patente e desmerece o jornalismo e a inteligência dos brasileiros. 

6 comentários:



  1. MENSALÃO, PETROLÃO, FRAUDE NO BNDES, ESTELIONATO ELEITORAL, SEQÜESTROS, ASSASSINATOS DE PREFEITOS, INVESTIGADORES E DE TESTEMUNHAS, INCENTIVO AO BANDITISMO E A PUTARIA, EMPRÉSTIMOS FRAUDULENTOS E SUSPEITOS NO BNDES, ASSALTO À ELETROBRAS, OBRAS DO PAC, PORTO MARIEL, DINHEIRO NOSSO PARA OS BOLIVARIANOS DA VENEZUELA, BOLÍVIA, CUBA, PAÍSES AFRICANOS, SINGAPURA, PORTUGAL TELECOM, ROSEGATE, OBRAS DA COPA, TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO, ABREU E LIMA, PASADENA, OBRAS NO MARANHÃO DOS SARNEY QUE NÃO SAÍRAM DO PAPEL, RECESSÃO, INFLAÇÃO, JUROS ALTOS, IMPOSTOS E MAIS IMPOSTOS, ENERGIA MAIS CARA, GASOLINA E POR AÍ VAI... DAÍ, CONCLUI-SE QUE, O RATÃO DE SÃO BERNARDO MERECE CADEIA; A BIRUTA DESMIOLADA, O IMPEACHMENT; E O PT, A EXTINÇÃO... FORA, PuTada!!!


    P.S1.: - Os petralhas tentaram tapear a sociedade, censurar a imprensa e destruir reputações. Sempre em parceria com os blogs sujos e a grana melada de graxa roubada do petrolão. Toda a petezada safada vive tentando controlar a imprensa, acusando-a de manipulação, monopólio, distorção e outras baboseiras mais. Impressionante o que acontece com esse bando: quanto mais mexe mais fede!!! Cada enxadada uma nova minhoca...

    P.S2.: - Petralha: lixo genético da raça humana...

    P.S3.: - Enquanto isso o cadáver fede na sala...

    ResponderExcluir
  2. Depois desse mega escandalo de Cuba, Será que agora Lula se mancou que é e foi tão prejudicial e inútil ao Brasil quanto o ministro da marinha da Bolívia?

    ResponderExcluir
  3. Dilma, faça um favor ao Brasil! Liberte o país da sua incapacidade de governar! Os brasileiros acabarão fazendo isso, mas demora mais, o que é pior para todo mundo! Com a renúncia, há até a chance de granjear alguma simpatia.

    ResponderExcluir


  4. O EDITORIAL DO ESTADÃO DE ONTEM, VEM COM UM ESCRITO QUE NOS FAZ PENSAR QUANTO ESSE BANDO DE BANDIDOS BARBUDOS MENTIU E ILUDIU OS INCAUTOS, OS MINEIROS BUNDA MOLE DO VALE DO JEQUITINHONHA E O MUNDIÇAL REMELENTO DO BOLSA ESMOLA E/OU BOLSA VAGABUNDOS (ALIÁS, ESTE É O MAIOR PROGRAMA DE COMPRA DE VOTOS QUE SE TEM CONHECIMENTO AO REDOR DO MUNDO). EM CERTO MOMENTO DIZ O EDITORIAL: “O populismo só prospera onde a ignorância impera”. PURA VERDADE!!!

    É DA NATUREZA DO POPULISMO PARTIR DO PRINCÍPIO DE QUE O POVO É IGNORANTE E ACRÍTICO, INCAPAZ DE DISCERNIR O FALSO DO VERDADEIRO EM MATÉRIA DE POLÍTICA. DAÍ, FICA CLARO E EVIDENTE QUE, “O populismo prospera onde a ignorância impera”. OS POPULISTAS, PORTANTO, CULTIVAM MUITO BEM A IGNORÂNCIA. UM DE SEUS TRUQUES É REPETIR MENTIRAS INCANSAVELMENTE ATÉ QUE SEJAM ACEITAS COMO VERDADES. É O QUE ESTÃO FAZENDO LULA, DILMA, O PT E A CORJA QUE LHE DÁ SUPORTE. INCLUSIVE, OS BLGS SUJOS QUE VIVEM A SOLDO DO DINHEIRO ROUBADO DAS ESTATAIS. NO DESESPERO DE SOBREVIVEREM NO FUNDO DO POÇO EM QUE FORAM COLOCADOS PELO DESCRÉDITO POPULAR, ELES SÃO CAPAZES DE TUDO: MENTIR, TRAPACEAR E ATÉ DE MATAR, PASMEM!!! PARA ELES, TUDO O QUE NÃO CONVÉM AO POPULISMO PETISTA É “GOLPE”. PRINCIPALMENTE FAZER OPOSIÇÃO AO GOVERNO.

    POIS BEM!!! A REDE DE CORRUPÇÃO E ROUBALHEIRAS INSTALADA POR LULA(POR BAIXO DO PANO, MESMO FORA DO GOVERNO), O PT E SEUS APANIGUADOS & COADUNADOS CONTAMINOU O ESTADO BRASILEIRO DE UMA FORMA JAMAIS VISTA NA HISTÓRIA DO BRASIL. DIANTE DE TAMANHAS FALCATRUAS, EXIGIR QUE EVENTUAIS ILICITUDES COMETIDAS NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE DILMA SEJAM INVESTIGADAS É “GOLPE”. FALAR EM IMPEACHMENT DA CHEFE DO GOVERNO – RECURSO CONSTITUCIONAL QUE O PT DEFENDEU CONTRA SEU HOJE ALIADO FERNANDO COLLOR – É “ATENTADO À DEMOCRACIA”. EM RESUMO: ESTÁ PROIBIDO FAZER OPOSIÇÃO.

    COMO COSTUMA DIZER O JORNALISTA ORLANDO TAMBOSI: “O brasileiro não é idiota. Nem um competente encantador de multidões como Lula consegue enganar todo mundo, todo o tempo. O “TERCEIRO TURNO” das pesquisas de opinião demonstra que o Brasil repudia categoricamente o populismo lulopetista”. A PROVA É TANTA DE O BRASILEIRO NÃO SER IDIOTA E NÃO ACREDITAR NO PT, QUE: NA GRÉCIA, TUDO QUE O REI MIDAS TOCAVA VIRAVA OURO. ENQUANTO NO BRASIL, TUDO QUE ESSA CORJA PETRALHA TOCA VIRA MERDA…

    P.S1.: - O PT rendeu-se a um modelo desastrado, sendo que desta vez sem escrúpulos ou reticências éticas... Na verdade, em todo esse emaranhado da ladroagem, o Seboso de Caetés é o câncer e a Anta Tonta é a metástase. Ambos deveriam ser extirpados da vida pública e jogados no porão da papuda!!! Quanto à imprensa petralha, formada, principalmente, pelos blogs sujos, funciona assim: O bando manda; O blogueiro vendido publica; O contribuinte paga...

    P.S2.: - Petralha: lixo genético da raça humana...

    P.S3.: - Enquanto isso o cadáver fede na sala...

    ResponderExcluir
  5. LULA É UM SANTO COMPARADO AOS DONOS DA GLOBO A RAINHA DA PILANTRAGEM FATURA INTÉ COM O CRIANÇA ESPERANÇA. ODUVALDO

    ResponderExcluir
  6. Como o Lula, Pade Çiço também era um pade, um santo. No meu entender os dois era o capeta.

    ResponderExcluir