PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

IATI DEVE TER PARQUE ARQUEOLÓGICO DO IPHAN

Uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) visitou o município de Iati na última sexta-feira, dia 26, para catalogar pinturas rupestres. A ideia é reconhecer a área do Sítio Arqueológico da Pedra Pintada como Parque Arqueológico Municipal.
A área localizada no Assentamento Boi Branco, na zona rural e distante cerca de 20Km do centro de Iati, apresenta diversas marcas e desenhos talhados nas pedras que compõem o Sítio Arqueológico. Supõe-se que as pinturas foram feitas há milhares de anos pelos homens primitivos que habitaram a localidade. Para os estudiosos, as pinturas rupestres representam um pouco da crença e do cotidiano dos povos antigos. Os desenhos são talhados nas diversas pedras que integram o Espaço.

“A visita do IPHAN tem como objetivo registrar as pinturas nas pedras e cadastrar o Sítio no banco de dados daquele Instituto. Com a ação, será possível tornar o local um Parque Arqueológico Municipal”, pontua o secretário de Cultura de Iati, Sandoval Ferreira.

“Será uma ação importante, para que os visitantes, os turistas possam saber desse acontecimento histórico de mais de dois mil anos, assim como para que possamos preservar essa área e manter viva a memória dos povos antigos”, registrou o Prefeito Padre Jorge, em entrevista ao repórter Danilo César, da TV Asa Branca/Globo. 
*Assessoria/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA