PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

AS MUDANÇAS QUE A GUERRA PROVOCOU

HISTÓRIA - O mundo era diferente do ponto de vista geográfico, econômico e político até 1939, quando começou a Segunda Guerra Mundial.

França e Inglaterra eram as maiores potências e hoje são países pequenos, quando comparados com os gigantes atuais.

A Índia, Argélia, África do Sul e mesmo a China eram colônias, submetidos a países como Inglaterra, França e Japão. Hoje são todos independentes, sendo a China uma das principais potências do planeta.

O Brasil era relativamente tranquilo na década de 40, mas o atraso era bem maior em relação à atualidade. Melhorou no tabuleiro mundial, porém ainda falta muito para ser equiparado as grandes nações. Precisa resolver problemas sérios nas áreas de segurança, saúde e educação para obter mais respeito interno e externo.

Hoje, 70 anos passado do final da guerra, Os Estados Unidos são o país mais rico e desenvolvido do planeta. Dividiu o mundo com a União Soviética durante mais de cinco décadas, contudo hoje tem a hegemonia, por conta do colapso do socialismo burocrático a partir dos anos 80.

NOVOS PAÍSES - Alguns países desapareceram do mapa nos últimos 70 anos, enquanto algumas colônias se tornaram independentes. Algumas logo após a Guerra, outros mais recentemente.

A Prússia, que  foi um país forte até o início do século XX. Começou a ruir com a I Guerra Mundial e desapareceu do mapa com o segundo conflito mundial. Ficava na região que hoje é a Alemanha.

Tchecoslováquia -  País da Europa perto da fronteira com a antiga União Soviética, Alemanha e Polônia, foi uma democracia, mas com a II Guerra ficou sob a órbita da Rússia, dominada pelos comunistas. Deixou de existir em 1993, dividida em República Checa (capital Praga) e a República Eslovaca (capital Bratislava), existentes até os dias de hoje.

Iugoslávia – Outro país comunista na linha de Moscou, liderado durante anos pelo general Tito, que depois brigaria com Stálin (URSS). A partir de 2003 se dividiria dando origem a vários países como Croácia, Sérvia, Montenegro e Eslovênia.

O HORROR NAZISTA E DOS ALIADOS - Quase todo mundo sabe dos crimes cometidos pelos alemães nas décadas de 30 e 40, principalmente no período da II Grande Guerra. O horror nazista foi tão grande que fez a humanidade esquecer – principalmente porque Hitler foi derrotado – os absurdos praticados também por russos, ingleses,  franceses, dentre outros povos.

A guerra certamente estimula o pior que existe no homem. Mesmo com os alemães derrotados, o mundo em reconstrução, a barbárie continuou.

Os russos ao entrarem em Berlim saquearam, mataram, estupraram...(os estupros podem ter chegado a 80 mil) Os americanos e ingleses, em outras regiões do planeta não fizeram muito diferente. Sem falar nas duas bombas atômicas jogadas no Japão, um dos piores atos da Guerra, gesto justificado pela intransigência japonesa.

A Alemanha, principal responsável pela Guerra, que matou no total mais de 60 milhões de pessoas, perdeu 6 milhões durante o conflito.

Dá pra ver que não houve propriamente vencedores nesta briga, não é mesmo? 




Um comentário:

  1. Leu o livrinho de história do MEC não foi?

    Pena que lá só tem mentiras, desinformação e falsificações históricas, aliás coisas que os governos esquerdistas Brasileiros adoram fazer..

    1º - A China nunca foi colônia Inglesa, Hong Kong sim foi uma Colônia Inglesa.

    2º - Estados Unidos nunca dividiram o poder mundial, o poder sempre foi dos Estados Unidos e a União Soviética foi só um espantalho usado pelos Americanos para justificar seus investimentos gigantescos em armas e beligerância.

    3º - O Socialismo não acabou com o fim da União Soviética, simplesmente por que o movimento Comunista Internacional não dependia, nem depende da União Soviética, nem de qualquer outro país. O próprio Brasil é um dos Maiores financiadores da atualidade deste movimento, daí os empréstimos dados pelo PT a ditaduras comunistas do mundo inteiro!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA