PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

IZAÍAS NOMEIA NOVO SECRETÁRIO

O Prefeito Izaías Régis assinou na manhã desta sexta-feira (20), a portaria 293/2015-GP que dispõe sobre a nomeação do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A pasta vai ser comandada por Marcos Renato Franzosi Mattos.

A criação da pasta, que foi um compromisso de campanha do prefeito Izaías Régis, foi efetuada ainda em 2013, porém a nomeação do titular da pasta só se deu agora, devido a espera pela liberação do profissional pelo seu órgão de origem, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A portaria que cedeu o profissional ao município de Garanhuns foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (16).

Durante o momento da assinatura da portaria, o prefeito Izaías Régis pediu que o novo secretário coloque como assuntos prioritários da pasta, a recuperação das nascentes de Garanhuns e o levantamento topográfico das “voçorocas”. “Não é possível pensar no futuro sem priorizar as questões ambientais, temos uma demanda reprimida muito grande em Garanhuns, é um grande desafio, mas temos que começar”, comentou o gestor.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos vai funcionar temporariamente no Centro Administrativo, numa sala anexa à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A portaria que oficializa a nomeação do secretário vai ser publicada na edição do Diário Oficial dos Municípios/AMUPE desta segunda-feira (23).

Perfil do Secretário

Marcos Renato Franzosi Mattos é natural de São Paulo (SP), formado em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV, em 1998 e técnico em agropecuária pela ETAESG Dr. José Coury (Rio das Pedras - SP). Concluiu o mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará - UECE em 2000 e 2004, respectivamente. Em 2011 finalizou especialização em Auditoria e Gestão Ambiental (FUNIBER). Foi professor da UNEAL/ESSER e desde 2005 é professor de Fisiologia Animal na Unidade Acadêmica de Garanhuns - UAG, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Realizou vários estágios e trabalhos técnicos em universidades, zoológicos, IBAMA, criadouros conservacionistas, ONGs, clínicas e empresas rurais. Desde 2006 participa do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) de Garanhuns, como representante da UFRPE, assumindo alternadamente funções de presidência e vice-presidência e, também, atuando como presidente e membro da Câmara Técnica deste órgão colegiado, desde 2007. Além da atuação como professor da UFRPE, sua maior dedicação profissional recente é em atividades de extensão voltadas ao meio ambiente em geral, sobretudo educação e conscientização ambientais, resgate da história ambiental, recuperação de áreas degradadas (principalmente APPs de nascentes) e promoção do desenvolvimento sustentável, além de atividades na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina, Ecologia, Biologia e Conservação de Animais Selvagens. Atualmente é o responsável técnico de quatro projetos de recuperação de nascentes executados pela ONG Econordeste, com recursos de convênio com o Governo do Estado de Pernambuco e um por meio de patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

Texto: Jacqueline Menezes
Foto: Luanny Porto

Um comentário:

  1. Me parece a pessoa certa no lugar certo, resta-nos a esperança que o nomeado faça um excelente trabalho, porque a escassez dos recursos hídricos no mundo e em particular no Brasil, é um grande problema, e aqui no nosso País, o disperdício ultrapassa os 40 %, enquanto no Japão é um pouco mais de 2%. Precisa o secretário, entre outras atribuições, que seja feito um trabalho nas nescentes dos nossos rios e um combate diuturno a poluição.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA