PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

LAJEDO MELHORA ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE

O prefeito Rossine Blésmany enviou um projeto de lei à Câmara de Vereadores criando a estrutura administrativa da Secretaria de Saúde para indenização por produtividade. Esse projeto atinge toda a Atenção Básica e o fundo de saúde.

O propósito é realizar o repasse da verba do PMAQ (Programa de Melhoria de Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) que avalia as Unidades Básicas de Saúde (postos) em sua equipe de profissionais e estrutura como material, desempenho e satisfação da população.

Os médicos, dentistas, técnicos em enfermagem, recepcionista, agentes de saúde bucal e agentes comunitários, e enfermeiros receberão 50% dos repasses. Dessa maneira, o valor enviado pelo Ministério da Saúde será dividido para a atenção básica e à estrutura física do ESF (Estratégia Saúde da Família), antigo posto de Saúde (PSF).

Em 2013 todas as Unidades de Saúde lajedenses receberam a qualificação pelo Ministério, por estarem acima da média no resultado divulgado ano passado como  na matéria publicada na página oficial da Prefeitura.
Matéria publica na fanpage da Prefeitura de Lajedo em 12 de dezembro de 2014:
Unidades de saúde de Lajedo estão acima da média segundo o Ministério da Saúde

O  PMAQ – AB (Programa de Melhoria de Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) avaliou as Unidades Básicas de Saúde (UBS)  do município e deu as notas referindo-se a  todas os postos de saúde de Lajedo que estão acima da média, ou seja, o padrão de qualidade da equipe (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem , agentes de saúde bucal e comunitários de saúde)e serviços estão de acordo com a satisfação dos usuários, considerando a opinião dos cidadãos. O resultado divulgado pelo Ministério da Saúde é em relação ao ano de 2013.

Todo os anos é feita uma avaliação através de visitas nos postos, onde são analisadas estrutura física, do material para realização de serviços, atendimentos da equipe, e desempenho dos profissionais de saúde. O resultado de uma avaliação positiva faz com que as UBS recebam do governo federal verbas que favoreçam tanto a equipe quanto o posto.

Em Lajedo, as unidades estão acima da média ou muito acima da média, como na tabela abaixo. Em comparação ao ano de 2012, Lajedo estava com todas as unidades com desempenho mediano ou abaixo da média. Este ano, as 7 equipes nos quesitos saúde bucal e atenção básica estão acima da média ou muito acima da média. Destaque para a USF Planalto com classificação “muito acima da média” nos dois itens.

Para comparativo, o cidadão que desejar pode acessar o site http://189.28.128.178/sage/sistemas/portal_pmaq/endereco/pmaq.php e verificar os resultados anteriores. (Da Assessoria de Imprensa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA