PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA DE VEREADORES

A Câmara Municipal de Garanhuns, por iniciativa do seu presidente, vereador Gersinho Filho, realizou sessão especial homenageando o Colégio Diocesano, que em outubro deste ano completa 100 anos de fundação.

Coube ao presidente da Associação dos Ex-Alunos, advogado Thompson Pedrosa, fazer os agradecimentos em pronunciamento no plenário da Casa Raimundo de Moraes.

Neste momento agradeço o convite do Exmo. Vereador Gerson Carvalho, presidente desta Casa Legislativa, para comparecer aqui hoje, onde iria solicitar votos de aplausos ao Colégio Diocesano de Garanhuns, pelos seus 100 anos de existência, o Exmo. Vereador é ex-aluno do Colégio Diocesano, e como ele mesmo diz: com muito orgulho. Oportunamente quero informar a todos que a Comissão responsável pelas festividades do centenário do Diocesano, acabou de formatar a sua programação. E, faço questão de citar nominalmente os componentes dessa Comissão, que já há algum tempo veem trabalhando incansavelmente para a realização dessas festividades. Comissão: Prof. Albérico Fernandes, como diretor do Colégio, eu, Thompson Pedrosa - presidente da Associação dos Ex Alunos; Prof. José de Souza Barros – presidente da Comissão; Prof. Eugênio Sobrinho - Tesoureiro; Prof. Aldemir Fernandes – Supervisor Geral; Prof. Carlos Janduy e Profa. Sandra Albino – Coordenadores Culturais; Profa. Antonilda Cabral – Coordenadora de Eventos; Prof. Claudio Cesar – Coordenador de Marketing; Prof. Adilson Barros – Coordenador de Esportes; Prof. Valdemir Almeida – Coordenador da Banda dos Ex-Alunos; Profa. Germaria Cybelle – Secretária da Comissão.

É interessante e fácil falar do Colégio Diocesano, pois, aqui mesmo nesta Casa Legislativa, a maioria dos vereadores, seus pais, filhos e funcionários não raro são alunos ou ex-alunos do Diocesano, quem foi aluno do Colégio Diocesano de Garanhuns, nos tempos áureos, lembra-se da banda marcial e do hino do Colégio Diocesano, que quando perfilados nos dias 07 de setembro e 12 de outubro desfilava pela Av. Santo Antônio, com a farda de gala e ao chegar defronte à Prefeitura, onde estava armado o palanque das autoridades, o corneteiro dava o tom, e todos cantávamos em alto e bom som, e com muito orgulho: “Alto padrão de civismo e de glória, templo sagrado de luz e saber...”,  e, aí, ouvíamos toda a cidade a  cantar.
Pois é, fazer aniversário, é aprender a valorizar o tempo, é contar com a presença dos ausentes, é tornar novo o que se fez velho, é fazer do novo o sempre.

O Colégio Diocesano de Garanhuns, sempre foi a base da educação de Garanhuns.

Garanhuns sempre foi uma cidade, abençoada: pelo clima maravilhoso, pelas 7 colinas que a circunda, pela garoa do seu amanhecer, pelas suas flores que à aconchega e mais pela presença divina, do maravilhoso homem de batina, enviado por Deus, para abraçar esta cidade como sua, e ensinar o respeito ao próximo, a cidadania, o amor as pessoas e o valor do conhecimento, nosso inesquecível Mons. Adelmar da Mota Valença, que aqui chegou e durante 44 anos nos honrou com a sua presença, impossível, falar de Garanhuns e do Colégio Diocesano sem falar no Mons. Adelmar. O Diocesano, dispunha de internato para alunos que vinham de toda a parte do Brasil, e era conhecido pela disciplina imposta pelo Mons. Adelmar, apenas com a sua presença.

O Colégio Diocesano de Garanhuns, que segue com o seu lema “Ciência e Fé”, educando a mente a pensar, o corpo a agir e o coração a sentir, tem à adolescência como prioridade absoluta, desenvolvendo a prática pedagógica caracterizada pela construção crítica, criativa, responsável e social do conhecimento.

O Colégio Diocesano, como instituição que cultua a tradição e a história, tem como foco desta celebração ao seu centenário a memória do Mons. Adelmar da Mota Valença, considerado por todos os seus ex-alunos, líder imortal desta instituição de ensino.

Quero agradecer, muito emocionado a lembrança do Exmo. Vereador Gerson Carvalho, presidente desta Casa Legislativa, em oferecer os votos de aplausos ao Colégio Diocesano de Garanhuns e o nosso querido Pe. Adelmar. Muito obrigado.


PROGRAMAÇÃO “PROVISÓRIA” DO CENTENÁRIO DO COLÉGIO DIOCESANO

 19/03 – ÀS 19h30min – Missa de 100 anos de fundação do Colégio Diocesano.
Local: Capela do Colégio, com participação de professores, funcionários, alunos e ex-alunos.


21/03 – PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO DOS AMIGOS DE GARANHUNS, EM RECIFE. Com venda do Livro, camisas do Centenário e brindes dos 100 anos.


28/03 – ÀS 20h - LANÇAMENTO DO LIVRO DE MANOEL NETO – 3ª Edição - Colégio Diocesano de Garanhuns -100 anos de Ciência e Fé.

31/03 – ABERTURA JOGOS INTERNOS DO CENTENÁRIO

24/04 – DIOPÁSCOA – 18h


25/04 – 12:00h - I ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO COLÉGIO DIOCESANO NO RECIFE. Local: Círculo Militar do Recife, com a participação de Gilberto e Banda e outras atrações.


08/05 –MÃES DO CENTENÁRIO – Café da manhã com todas as mães dos nossos alunos, no ginásio de esportes.


EM MAIO (COM DATA A DEFINIR) – INAUGURAÇÃO DO 2º GINÁSIO DE ESPORTES- Provavelmente no dia 08/05


29/05 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO “VIDA SAUDÁVEL” -  NO COLUNATA


20 e 21/06 – FESTAS JUNINAS DO CENTENÁRIO- 16 h.

1 a 4/07 – XIX JOGOS INTERDIOCESANOS DO NORDESTE –Com a participação de 17 Colégios Diocesanos do Nordeste e a presença de mais de mil jovens.

14/08 – PAIS DO CENTENÁRIO - Café da manhã com todos os pais dos nossos alunos, no ginásio de esportes.


27/08 – INAUGURAÇÃO DA GALERIA FOTOGRAFIA DO CENTENÁRIO – Uma galeria com 10 fotografias representando cada uma década de história dessa casa de Educação.

28/08 – CHÁ COM AVÓS DO CENTENÁRIO – 05 A 12/10 – VISITA DO EX-ALUNO - com todos os avós dos nossos alunos da Educação Infantil, no ginásio de esportes.

04 A 30/09 – CICLO DE PALESTRA DOS EX-ALUNOS – Uma série de Palestras com ex-alunos, que abordarão os mais diversos temas de interesse social. Como: Educação, Saúde, Politica, Meio Ambiente e outros assuntos de interesses da atualidade. Aberto para todos.

25/09 – SARAU DO CENTENÁRIO – Baile no estilo dos antigos Saraus realizado pelos alunos de Literatura do Ensino Médio, revivendo os antigos salões de dança e homenageando o centenário dessa casa de Ciência e Fé.

02/10 – DIOSHOW- FUND I 9:00h- QUADRA NOVA

02/10 – 20:00h – LANÇAMENTO DO LIVRO DO EX-ALUNO THOMPSON PEDROSA – Colégio Diocesano de Garanhuns – “100 ANOS DE LUZ E SABER.”

03/10/ –DIOCESANO INCONCERT

09/10 – DIOSHOW – FUND II E MÉDIO – 19:00h

10/10 – TARDE DAS HOMENAGENS- 15:00h

11/10 – DESFILE DO CENTENÁRIO

12/10 – MISSA DO ANIVERSÁRIO E FEIJOADA

04 a 12 OUTUBRO – NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA – A novena será um agradecimento especial pelo centenário do Diocesano. Com a participação das comunidades que fazem parte da Capela do Diocesano, alunos e ex-alunos. Sendo celebrada por padres da nossa Diocese e por padres que são ex-alunos do Colégio.

08/10 – DIOSHOW – Às 19:00 horas acontecerá o VI Dioshow, evento que será em homenagem ao Centenário do Diocesano, com a apresentação dos talentos e artistas do Colégio. Evento aberto para participação de toda a sociedade do Agreste Meridional.

09/10 – DIOCESANO IN CONCERT – Apresentação de um Concerto realizado pela Banda do Colégio Diocesano de Garanhuns na Praça Monsenhor Adelmar. Ocasião em que o Colégio abrirá suas portas para que a sociedade conheça as novas tecnologias educacionais e as mudanças pedagógicas e físicas do Colégio.



10/10 – 18:00 horas: NOITE DE HOMENGENS - Homenagem a Mons. Adelmar, os demais diretores e a 100 pessoas, empresas e instituições que marcaram o centenário do Diocesano.

10/10 – 22 HORAS: BAILE DO CENTENÁRIO – Local AGA

11/10 – 15:00 horas: DESFILE DO CENTENÁRIO – Evento pelas principais ruas da cidade, com a participação de alunos, ex-alunos, clubes de serviços, instituições educacionais e convidados, comemorando os 100 anos de Ciência e Fé do Diocesano.

12/10 – 9:00 horas: Missa de encerramento das comemorações do centenário do Colégio Diocesano de Garanhuns. Realizada no Ginásio Poliesportivo do Colégio.


12/10 – 12:00 horas: FEIJOADA DE CONFRATERNIZAÇÃO – Evento que marcará o encerramento das festividades do centenário. Acontecerá no refeitório do Colégio.


Obs.: Durante todo o ano acontecerão vários outros eventos comemorativos ao centenário. As datas poderão sofrer modificações em função de algumas agendas que precisam ser fechadas. Durante todo ano também acontecerão outras palestras, apresentações de Bandas, Shows, Peças Teatrais e Eventos Esportivos que serão amplamente divulgados.

COMISSÃO DO CENTENÁRIO:
Diretor – Prof. Albérico Fernandes
Presidente da Associação dos Ex-alunos – Thompson Pedrosa
Presidente da Comissão – Prof. Souza Barros
Tesoureiro da Comissão – Prof. Eugênio Sobrinho
Supervisor Geral – Prof. Aldemir Fernandes
Secretária da comissão – Prof. Germária Cybelle
Coordenadores Culturais – Profs. Carlos Janduy e Sandra Albino
Coordenação de Esportes – Prof. Adilsom Barros
Coordenação de Eventos – Profa. Antonilda Cabral
Coordenador da Banda dos ex-alunos – Prof. Valdemir Almeida
Coordenador de Marketing – Prof. Cláudio Cesar



“Compromisso de todos que amam essa casa de Ciência e Fé.”

3 comentários:

  1. parabéns gersinho filho e todos do diocesano

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo o Presidente da Casa Legislativa o Sr. Gersinho Filho, pela iniciativa de apoiar e homenagear o Centenário do Colégio Diocesano, pois este faz parte do Patrimônio Sócio-histórico de Garanhuns.

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo o presidente da Casa Legislativa o Sr. Gersinho Filho, pela iniciativa de apoiar e homenagear o Centenário do Colégio Diocesano, pois este faz parte do Patrimônio Sócio-histórico da nossa Garanhuns.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA