Com o objetivo
de traçar o perfil do motorista, do transporte e das viagens feitas nas linhas
municipais e distritais de Garanhuns, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
(SDE) realizou, de 4 de setembro a 17 de outubro deste ano, uma pesquisa para
avaliar o impacto do transporte alternativo na economia local. O relatório
servirá para a elaboração de políticas públicas visando melhorias no serviço do município.
Localizado no Agreste Meridional
de Pernambuco, Garanhuns se tornou, ao longo do tempo, o município-polo da
região.
Por isso na pesquisa aproximadamente 400 motoristas foram entrevistados. A atividade é
responsável por grande movimentação econômica do setor automobilístico –
incluindo os serviços de manutenção. Para medir a dimensão da participação na
economia, os participantes responderam qual o local de compra do veículo. Ao
todo, 177 (44,9%) optaram por comprar veículo em Garanhuns, outros 116 (29,44%)
citaram outras cidades do Estado. Alagoas e São Paulo também foram citados na
pesquisa de campo.
Para o secretário de
Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, a compra e venda de veículos para
o serviço de transporte alternativo tem um considerável valor, se mostrando,
também, influente na participação da economia. “Mais de 90% faz manutenção do
carro aqui, pouco mais de 87% abastece em nossos postos de combustível e mais
de 90% compra pneus em nossas lojas”, completa o titular da pasta, evidenciando
uma movimentação superior a 85% dos motoristas na economia garanhuense.
O estudo mostra que o valor
médio dos gastos com combustível tem amplitude de R$ 120,00 até R$ 540,00,
tendo assim uma média de gastos semanais de R$ 250,00 por condutor –
equivalendo a 12 mil reais mensais. Anualmente, esse valor pode chegar até R$ 4
milhões. Quanto a venda de pneus o valor anual injetado na economia ultrapassa
os R$ 800 mil.
A média semanal de passageiros,
vindos de municípios vizinhos para trabalho, atendimento médico, compras ou
estudo, é de três viagens. O comércio é o mais beneficiado, já que a média de
gastos de 52% dos entrevistados, numa única visita, é de até 300,00 reais.
“Percebemos que as respostas dos passageiros e dos motoristas coincidiram nesse
momento. A maioria visita o comércio e em segundo lugar ficou o polo médico”, destaca
a estagiária do Departamento de Economia da SDE, Paula de Sá.
A pesquisa contou com a
colaboração da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT)
e servirá para, em conjunto com a Secretaria de Planejamento (Seplan), elaborar
estratégias para beneficiar de maneira empreendedora os motoristas que atuam no
transporte alternativo.
(Texto: Cloves
Teodorico. Foto: Divulgação).
OPINIÃO – O estudo deixa bastante claro a importância do
transporte alternativo em Garanhuns, trazendo para o comércio da cidade,
diariamente, dezenas ou mesmo centenas de pessoas de outros municípios. Na verdade
podemos dizer que existe a “Grande Garanhuns”, formada por cidades como Jucati,
Jupi, Lajedo, Canhotinho, Angelim, São João, Capoeiras, Caetés, Bom Conselho,
Terezinha, Brejão, Paranatama, Lagoa do Ouro, Correntes, Iati, Saloá, Águas
Belas, Quipapá, Calçado, São Bento do Una e até municípios de Alagoas.
Os moradores de todas essas cidades movimentam a economia de
Garanhuns e o transporte alternativo cumpre um papel importante em trazê-las
para cá e leva-las de volta para lá. Daí que não se pode simplesmente dar um
basta aos pontos de vãs que se espalham em torno do centro.
Quando candidato a prefeito, em 2012, Silvino Duarte tinha no seu
plano de Governo uma ideia muito boa de construir uma “Rodoviária Municipal”
para abrigar o transporte alternativo das outras cidades.
Hoje
o ex-prefeito é aliado de Izaías Régis (PTB) e acredito que o atual gestor pode
levar à frente o projeto do seu colega (inclusive de partido).
O
gestor me parece que já tem recursos em caixa para construção de uma nova
Ceaga no município. Quem sabe no local da antiga Central de Abastecimento se
faz a Rodoviária Municipal. Poderia ser na rodoviária antiga também (perto da
Praça Mestre Dominguinhos), desde que se consiga resolver o problema daquele
hotel que enfeia a cidade e impede um melhor uso daquela área.
Alguém
no futuro vai ter de dar um jeito nisso (na rodoviária antiga e no transporte
intermunicipal) e que seja Izaías, um prefeito que pelo que vem fazendo está
disposto a mudar a realidade de Garanhuns. (R.A.).
A prefeitura através da A.M.T.T. precisa colocar um ponto único na Boa vista, ou na praça Capitão Tomás Maia, que abranja as VANS, de (Brejão, Lagoa do ouro, Correntes, Terezinha, Bom conselho, Palmeira dos índios, Arapiraca)..
ResponderExcluirO TRANSPORTE ALTERNATIVO AUMENTA MUTO A ECONOMIA DE GARANHUNS, MAS PORQUE O GOVERNO MUNICIPAL JÁ TENTOU VARIAS VEZES IMPEDIR ESSE TIPO DE TRANSPORTE, INCLUSIVE OS MOTORISTAS NÃO PODEM CIRCULAR PELO CENTRO PARA LEVAR PASSAGEIROS A DETERMINADOS LOCAIS. HOJE AS ASSOCIAÇÕES DE MOTORISTAS PRECISAM DE ADVOGADOS PARA ENFRENTAR ESSE PROBLEMA, JÁ FIZERAM VÁRIOS PROTESTOS, POIS MUITAS VEZES JÁ TENTARAM OS IMPEDIR DE TRANSPORTAR PASSAGEIROS PARA GARANHUNS. O GOVERNO DEVERIA COMPREENDER QUE PRECISA DESSES TRABALHADORES, E DEIXAR DE LEVAR EM CONTA INTERESSES DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS. ROBERTO, FAÇA UMA REPORTAGEM SOBRE ISSO, ENTREVISTE OS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES DE TRANSPORTE ALTERNATIVO, PELO MENOS EM CAETÉS E CAPOEIRAS, E VOCÊ DESCOBRIRA A VERDADEIRA POSIÇÃO DO GOVERNO SOBRE ESSE ASSUNTO.
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