PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA NO BRASIL

Por Edmar Barros Ribeiro Dias

Há estudos aqui no nosso país e em outros países, onde se afirma que, entre 0,6% a 0,8% da população de um país, são delinquentes de toda ordem.
Considerando que, o Brasil tem 200 milhões de habitantes, precisaríamos, no mínimo, de 1,2 milhão de vagas em presídios.

Nos EUA, com 325 milhões de habitantes, tem 2,0 milhões de vagas nos presídios,  e seu número de detentos hoje, é de 1,7 milhão, ou seja, sobram ainda 300 mil vagas.

No Brasil hoje, temos 350 mil vagas, com 600 mil cumprindo suas penas em presídios, quase que em masmorras ou pior talvez, e mais de 200 mil mandados de prisão espalhados pelo país, sem serem cumpridos, até porque, nós não temos vagas para um número tão elevado. Como podemos recuperar e socializar um detento?  Estudos também indicam um número elevado de policiais que matam e morrem no nosso país. Isso mostra, um ciclo de vingança entre bandidos e policiais, só piorando a segurança pública. Ou seja, os agentes da Lei agem com violência e também são vitimas dessa mesma violência.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado na terça-feira dia 11/11/14 p.p. os policiais foram responsáveis por 6 mortes por dia na periferia de grandes capitais, a maioria em legitima defesa. Em compensação 490 desses policiais foram assassinados violentamente no ano  passado.

A crise indica o crescimento de mortes dos agentes da Lei. Essa é a segurança pública no Brasil. Desde 2009, o índice aumentou 86%, saltando de 264 para 490 policiais mortos no ano passado.

O perverso ciclo de violência, como se deu no Pará na terça-feira, dia 04/11, quando 10 pessoas foram assassinadas, conhecida como a “Chacina do Pará”, são sintomas de dois indicadores que remetem um perverso ciclo de violência: a impunidade e a falta de comprometimento das autoridades, com a segurança dos policiais civis e militares.

Diante da ação desmedida dos criminosos, as forças policiais reagem com rigor. Esse caso está sendo investigado pela Corregedoria da PM e pela Policia Civil.

Diz um tenente da PM de São Paulo, Danilo Ferreira do Nascimento, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, “a violência gera um ciclo interminável de crimes”.

Existe uma mentalidade que diz: “bandido bom, é bandido morto”. Cidades como Garanhuns, e outras centenas de cidades do interior, vivem pacificamente, já que esses bandidos, atuam em grandes centros e nas periferias, onde cabe uma força policial  maior, capaz de detê-los.

Os policiais, mal remunerados, às vezes têm que morar onde moram meliantes, e esses, são obrigados a esconder suas fardas e lavá-las dentro da sua própria casa, porque se forem identificados, estarão correndo risco de morte. É preciso que urgentemente o Congresso Nacional mude essas Leis, porque hoje, o bandido não respeita a Força Policial. Como irá respeitar a nós mortais? Punições brandas e com uma série de benefícios o que significa mais impunidade e mais ações desses delinquentes. É preciso se discutir e reduzir a maioridade penal para 16 anos, evitando-se que “menores’ cometam hoje, crimes, até hediondos, e  respondam por seus atos, só até completarem 18 anos. Depois são soltos, e voltam a cometer novos crimes.

*Edmar Barros Ribeiro Dias é advogado e administrador de empresas, casado e reside em Garanhuns. Foi Diretor Geral da Mercedes Benz, na Amazônia Ocidental e posteriormente Secretário de Desenvolvimento Econômico em Jaboatão dos Guararapes/PE.

3 comentários:

  1. Corroborando com o entendimento de Dr. Edmar, e com a péssima situação das penitenciária do Brasil e com a gigantesca onda criminalidade no País, ainda temos o agravante que o modelo não recupera ninguém, e mais de 80% dos apenados voltam a delinqui piorando ainda mais a situação da população carcerária do Brasil. Parabéns Dr. Edmar pelo excelente trabalho.
    Sales/Garanhuns

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo o Dr. Edmar por excelente comentário sobre a segurança pública no nosso país, que muito vem deixando a desejar.

    ResponderExcluir
  3. 07 meses sem meu pai, Edmar. Te amo, pai. muitas saudades!!! Gostaria muito de ouvir seus conselhos, de ouvir sua voz. seu cheiro. dar um beijo no sr. Tem dias que amanhecemos assim.... muito saudosos. Até um dia, pai... até breve!! sua benção, meu véio

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA